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S46

do

lato

e

stricto sensu,

interno e externo à ENSP e destes com a

pesquisa, pode ser caracterizado pelo pouco envolvimento dos

pesquisadores com objetos de estudo de interesse dos serviços

de saúde e do território.Além disso, com poucas exceções, não

se identificou aproximação entre as linhas de pesquisa, os te-

mas e objetos de estudos dos trabalhos de conclusão de curso,

e modelos ou interesses em transladar esse conhecimento para

aqueles espaços sócio-sanitários.

4.

Algumas considerações finais

A análise da rede sociotécnica do ensino da ENSP revelou, como

apontado por Hartz

et al

(2008) e Potvin e Gendron (2006)

uma parte substancial da natureza dinâmica e social presente

nos programas de formação em saúde pública, em termos da

sua capacidade de adaptação, inovação e proposta de ação para

solução de problemas locais. No entanto, após a reconfiguração

da rede na sua relação com o território de Manguinhos, uma das

evidências encontradas foi a necessidade de atravessar o abismo

ruidoso que se estabeleceu entre os modelos de ensino em saú-

de do

stricto sensu

e

lato sensu

dentro da instituição, bem como

entre ensino e pesquisa e a baixa capacidade de comunicação

dos produtos e inovações advindas destes.Abismo este que não

é privilégio apenas da ENSP, mas que deve ser olhado com aten-

ção por ser a ENSP uma escola de referência no campo da saúde

pública tanto do Brasil como para outros países.

O risco da desconexão entre ensino e pesquisa reflete-se direta-

mente nas controvérsias encontradas no âmbito do SUS, no que

tange à relação empobrecida e irreal entre pesquisas-políticas-

-serviços. Se a produção do conhecimento cientifico, seja por

meio da pesquisa, seja por meio do ensino, visa responder às

lacunas do Sistema de Saúde, ainda aparece como um problema

na medida em que não há uma congruência entre as necessi-

dades e a produção disponível. Esta pesquisa buscou, de forma

ainda preliminar, encontrar caminhos para instaurar algumas

pontes entre estas fronteiras.

Na medida em que docentes não conseguem trocar experiên-

cias e menos ainda publicarem juntos os seus trabalhos e que

alguns se consideram mais conhecedores do que outros sobre o

território ou de ter maior bagagem intelectual porque possuem

maior publicação em revistas indexadas (exigência do modelo

institucional), isto reflete-se na promoção de pouca ou nenhu-

ma mudança nos contextos estudados, com pouca utilização

dos seus processos e resultados pelos vários possíveis usuários,

como outros pesquisadores gestores, profissionais e população

(Morel

et al

, 2004, 2009).

Há caminhos apontados, entre aproximações e obstáculos, para

a possível construção de pontes e parcerias como: discussões

em conjunto em fóruns permanentes de ensino; valorização

dos profissionais docentes/pesquisadores do

lato

e do

stricto

;

realização de parcerias intra ou interinstitucionais para além da

ENSP; aproximação do

stricto e do lato

para que possam pen-

sar, escrever e atender às demandas por melhor qualidade de

saúde; reorientação dos orientadores para repensarem sobre os

interesses das pesquisas voltadas para as necessidades e lacunas

existentes no território. A continuidade dos esforços em pro-

mover o uso de uma metodologia que propicie o pensamento

em rede, tanto no

lato

como no

stricto

, tanto na gestão quanto

na coordenação, orientação e sala de aula, pode potencializar os

espaços de reflexão para a produção de aproximações pesquisa-

-ensino-território.

Enfim, a finalidade foi contribuir com uma reflexão para a uti-

lização mais efetiva do conhecimento resultante de produção

científica sobre formulação e implementação de políticas na área

da saúde no âmbito do território de Manguinhos. Pois, acredita-

-se que os trabalhos de conclusão de curso de pós-graduação

que têm como foco o território de Manguinhos, possam contri-

buir tanto para a compreensão de aspetos voltados à melhoria da

gestão e práticas de saúde no âmbito do ProgramaTeias Escola

Manguinhos, com repercussão na melhoria das condições so-

ciosanitárias da população assistida, quanto possam servir como

referência ao desenvolvimento de processos de trabalhos seme-

lhantes em outros territórios.

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Gestão, meta-avaliação e redes de conhecimento