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Suplemento dos Anais do IHMT
sociados à infeção bem como descrever o acesso aos serviços
de saúde. Os estudos foram conduzidos através da realização
de um inquérito por questionário e teste rápido para oVIH, e
incorporando uma ação de prevenção. A segunda componen-
te do projeto consistiu na implementação de iniciativas para a
promoção da saúde sexual, prevenção doVIH e promoção do
acesso aos serviços de saúde, com base nas necessidades iden-
tificadas na componente de investigação e em estreita colabo-
ração com os diversos atores numa abordagem de investigação
participativa baseada na comunidade.
Como potenciar a produção
e translação de conhecimento numa
investigação participativa?
Ao longo da experiência do PREVIH pretendeu-se poten-
ciar a produção e tradução do conhecimento gerado. Para
a presente reflexão sobre como decorreu este processo de
translação do conhecimento nesta investigação participativa
surgem várias questões, nomeadamente:
1) Como é que a parceria foi criada, se desenvolveu e fun-
cionou como resposta às questões doVIH nas populações de
HSH eTS?
2) Como foi gerida a governança ao longo do projeto pelos
parceiros coordenadores, académico e comunitário?
3) Que abordagens e processos foram adotados na investiga-
ção intervencional?
4) Que oportunidades e desafios surgiram para a produção e
translação do conhecimento?
5) Que mudanças ocorreram nos diferentes
stakeholders
?
O projeto PREVIH adotou uma abordagem participativa
num quadro conceptual de investigação-ação [11,12]. En-
quanto investigação intervencional o PREVIH envolveu
tanto investigadores como profissionais de saúde, decisores
políticos, representantes de ONGs, membros da comunida-
de e sociedade civil no desenvolvimento das suas atividades,
tendo como princípios e pressupostos transversais a mul-
tissectorialidade, a participação ativa e a promoção do
em-
powerment
de todos os parceiros do projeto. Contribuindo
para um processo de inovação social, o PREVIH interagiu
com o contexto e simultaneamente produziu mudanças no
sistema, evidenciando a natureza dinâmica e complexa desta
investigação intervencional. Em particular, o projeto trans-
formou os atores, eventos e locais, teve impacto nas redes
de interação pessoa-tempo-espaço que se desenvolveram,
mudando relações, alterando atividades existentes, criando
novos papéis e redistribuindo e transformando recursos por
toda a rede. Desta forma, através da abordagem participativa
o PREVIH proporcionou a oportunidade de criar um novo
setting
com novas sinergias e novas formas sustentáveis de
trabalho na área doVIH (Figura 1). Este processo promoveu
a translação do conhecimento.
Desenvolvimento da parceria do projeto
Sendo o PREVIH um projeto pioneiro na área doVIH, com po-
pulações de difícil acesso, foi necessário perceber qual a viabili-
dade e aceitação das atividades de investigação e intervenção nas
comunidades envolvidas. Neste sentido optou-se por realizar
inicialmente uma pesquisa formativa para compreender o con-
texto onde o projeto se ia desenvolver, mapear exaustivamente
as organizações, serviços e instituições governamentais que tra-
balham com estas populações, conhecer as ações desenvolvidas
e áreas abrangidas. Esta pesquisa formativa foi muito importan-
te pois permitiu identificar estruturas de proximidade, organi-
zações e associações comunitárias como potenciais parceiros,
identificar pontos focais de ligação com a equipa do PREVIH e
também redes sociais e locais de socialização
gay
e de trabalho
sexual onde poderia vir a ser realizada a recolha de dados. Este
processo inicial foi diferente nos dois grupos. Relativamente ao
grupo de HSH, já existia um contexto de organização dos mo-
vimentos sociais e associações comunitárias
gay
o que facilitou a
identificação de parceiros comunitários. Já no caso do grupo de
TS, a sociedade civil não estava organizada, nem era facilmente
reconhecível e as ONGs desenvolviam a sua atividade de for-
ma fragmentada e isolada, implementando ações esporádicas
orientadas para TS. Nesta fase inicial, o parceiro comunitário
promotor do projeto teve um papel crucial na identificação de
parceiros comunitários e como mediador entre o projeto e as
comunidades no estabelecimento de relações de confiança.
No processo de desenvolvimento da parceria, várias questões
foram consideradas: Que organizações representavam melhor
a comunidade? E quais incluir na parceria? Como a relação
anterior entre as diferentes organizações iria influenciar o pro-
cesso? Como lidaríamos com organizações não interessadas/
oponentes?
O PREVIH conseguiu envolver ativamente diversos e numero-
sos parceiros, entre os quais 40 organizações comunitárias de
todo o país, todas asAdministrações Regionais de Saúde do país,
10 Centros deAconselhamento e Deteção Precoce doVIH, seis
hospitais e outras estruturas públicas de saúde como serviços es-
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oportunidade de criar um novo
setting
com novas sinergias e novas formas sustentáveis de
trabalho na área do VIH (Figura 1). Este processo promoveu a Translação do Conhecimento.
Figura 1. Dinâmica do processo de desenvolvimento do projecto PREVIH numa abordagem
participativa e de interacção com o contexto.
Desenvolvimento da parceria do projecto
Sendo o PREVIH um projecto pioneiro na área do VIH com populações de difícil acesso foi
n cessário per eber qual a viabilidade e aceitação das actividades de investigação e intervenção
nas comunidades envolvidas. Nest sentido optou-se por realizar inicialmente uma pesquisa
formativa para compreender o contexto onde o projecto se ia desenvolver, mapear
exaustivamente as organizações, serviços e instituições governamentais que trabalham com
estas populações, conhecer as acções desenvolvidas e áreas abrangidas. Esta pesquisa formativa
foi muito importante pois permitiu identificar estruturas de proximidade, organizações e
associações comunitárias como potenciais parceiros, identificar pontos focais de ligação com a
equipa do PREVIH, e também redes sociais e locais de socialização
gay
e de trabalho sexual
onde poderia vir a ser realizada a recolha de dados. Este processo inicial foi diferente nos dois
Figura 1.
Dinâmica do processo de desenvolvimento do projeto PREVIH
numa abordagem participativa e de interação com o contexto.