S43
Suplemento dos Anais do IHMT
para a inovação tecnológica no campo da saúde pública, nas di-
mensões coletiva e individual, visando a melhoria do SUS.
Como iniciativa específica de aperfeiçoamento dos recursos hu-
manos em saúde, de modo p
aralelo à iniciativa da Rede PDTSP-
-Teias foi criado em 2011 o Mestrado Profissional emAtenção
Primária em Saúde com ênfase na Estratégia de Saúde da Famí-
lia e está na sua segunda turma. Este mestrado é uma proposição
da ENSP em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e
tem por finalidade fomentar a produção de novos conhecimen-
tos e inovação na atenção primária de saúde da cidade do Rio de
Janeiro, inclusive no território de atuação doTeias Manguinhos,
integrando parcerias entre as instituições académicas e a rede
municipal de saúde.
2.
Conceitos e procedimentos
metodológicos
A abordagem metodológica da Teoria do Ator Rede (TAR) foi
utilizada no estudo como meio para investigar um objeto em
ação, que se dá em rede, na conexão entre conhecimento e
prática que sugere ser nas fronteiras que se delimitam e instau-
ram o que conta ou não como objetividade (Latour, 2012; Mol,
2010).
A análise de redes sociotécnicas (nesse trabalho focado nas di-
mensões sobre os seus atores, interesses e interações) tem reve-
lado uma parte substancial da natureza dinâmica e social presen-
te nos programas de formação em saúde pública, em termos da
sua capacidade de adaptação, inovação e proposta de ação para
solução de problemas locais (Hartz
et al
, 2008; Bilodeau
et al
,
2005;Potvin e Gendron, 2006).Então, a objetividade nesta pes-
quisa foi vista em conexão, translação do conhecimento, ou seja,
encontro de pontos de conexões e desconexões (controvérsias)
é o que expressa a capacidade de translação (Figura 1).
Para a coleta de dados a pesquisa foi conduzida em duas etapas:
a primeira compreendeu o levantamento documental acerca da
produção do conhecimento da pós-graduação da ENSP e a se-
gunda consistiu na realização das entrevistas semiestruturadas
com informantes-chave. Para a primeira etapa, realizou-se bus-
ca bibliográfica dos trabalhos de conclusão de curso dos progra-
mas de pós-graduação sobre o território de Manguinhos no pe-
ríodo de 2004 a 2013. Em seguida construiu-se uma matriz de
dados sobre os trabalhos, orientadores e alunos na qual constam
informações sobre as pesquisas desenvolvidas com base em seus
títulos, resumos e descritores, bem como, sobre os atores de
acordo com o Currículo Lattes disponível na Plataforma Lattes
do CNPq.Tornando-se este o primeiro movimento disparador
em busca dos outros actantes que formariam a rede.
A estratégia de busca foi realizada utilizando-se diferentes fon-
tes. A primeira foi feita no mês de maio de 2014 na base de
dados do Diretório de Defesas em Saúde Pública, da Biblioteca
Virtual da Saúde com o descritor “Manguinhos” e foram en-
contrados 676 trabalhos, dos quais 29 selecionados. A segunda
busca foi realizada na base de dados das bibliotecas da Fiocruz
que é vinculada ao Lilacs, no mês de junho de 2014, utilizando-
-se descritores que articulavam o período de interesse, o nível
de formação na pós-graduação
lato
e
stricto sensu
(residência,
especialização, mestrado profissional, mestrado académico e
doutorado) e Fiocruz/Escola Nacional de Saúde Pública: foram
localizados 2.019 trabalhos, contudo, 27 correspondiam aos
critérios de seleção do estudo.A terceira fonte de informações
deu-se por meio de listas obtidas diretamente com as coordena-
ções dos cursos de pós-graduação da Residência Multiprofissio-
nal em Saúde da Família, do Mestrado Profissional emAtenção
Básica e da Especialização em Saúde Pública.Após a seleção de
acordo com os títulos e resumos, cada trabalho foi localizado
na base virtual da rede de bibliotecas da Fiocruz em que foram
conferidas informações disponibilizadas nas buscas.
As matrizes foram compostas por 49 trabalhos de 71 alunos e
37 orientadores.A partir do refinamento de busca para se com-
pletar a matriz, com base no critério de maior
vinculação da produção científica (orientação,
projeto de pesquisa, participação em grupo
e linha de pesquisa e produção técnica e bi-
bliográfica), foram selecionados os docentes/
pesquisadores e coordenadores dos cursos de
lato
e dos programas de
stricto
mais referidos,
constituindo-se aqui o segundo movimento
em busca dos outros actantes da rede.
A investigação qualitativa foi realizada por
meio das narrativas acerca dos interesses e in-
terações entre os atores e suas consequências
que resultou numa análise que permitiu iden-
tificar as
aproximações
,
afastamentos
,
dificuldades
e
caminhos apontados
a respeito da relação en-
tre setores de ensino da ENSP e o Território
de Manguinhos. Foram considerados como
informantes-chave representantes do ensino
de pós-graduação da ENSP/Fiocruz, de pre-
Figura 1.
Representação daTeoria do Ator Rede e os Actantes do Ensino
formação em saúde pública, em termos de sua capacidade de adaptação, inovação e proposta
de ação para solução de problemas locais.
A análise de redes sociotécnicas (nesse trabalho focado nas dimensões sobre os seus
atores, interesses e interações), tem revelado uma parte substancial da natureza dinâmica e
social pres te nos programas de formação em sa de pública, e termos de sua capacidade
de adaptação, inovação e proposta de ação para solução de problemas locais (Hartz et al,
2008; Bilodeau et al, 2005; Potvin e Gendron, 2006). Então, a objetividade nesta pesquisa foi
vista em conexão, translação do conhecimento, ou seja, e contro de pontos de conexões e
desconexões (controvérsias) é o que expressa a capacidade de translação (Figura 1).
Figura 1.
Representação da Teoria do Ator Rede e os Actantes do Ensino
Para a coleta de dados a pesquisa foi conduzida em duas etapas: a primeira
compreendeu o levantamento documental acerca da produção do conhecimento da pós-
graduação da ENSP e a segunda consistiu na realização das entrevistas semiestruturadas com
informantes-chave. Para a primeira etapa, realizou-se busca bibliográfica dos trabalhos de