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S43

Suplemento dos Anais do IHMT

para a inovação tecnológica no campo da saúde pública, nas di-

mensões coletiva e individual, visando a melhoria do SUS.

Como iniciativa específica de aperfeiçoamento dos recursos hu-

manos em saúde, de modo p

aralelo à iniciativa da Rede PDTSP-

-Teias foi criado em 2011 o Mestrado Profissional emAtenção

Primária em Saúde com ênfase na Estratégia de Saúde da Famí-

lia e está na sua segunda turma. Este mestrado é uma proposição

da ENSP em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e

tem por finalidade fomentar a produção de novos conhecimen-

tos e inovação na atenção primária de saúde da cidade do Rio de

Janeiro, inclusive no território de atuação doTeias Manguinhos,

integrando parcerias entre as instituições académicas e a rede

municipal de saúde.

2.

Conceitos e procedimentos

metodológicos

A abordagem metodológica da Teoria do Ator Rede (TAR) foi

utilizada no estudo como meio para investigar um objeto em

ação, que se dá em rede, na conexão entre conhecimento e

prática que sugere ser nas fronteiras que se delimitam e instau-

ram o que conta ou não como objetividade (Latour, 2012; Mol,

2010).

A análise de redes sociotécnicas (nesse trabalho focado nas di-

mensões sobre os seus atores, interesses e interações) tem reve-

lado uma parte substancial da natureza dinâmica e social presen-

te nos programas de formação em saúde pública, em termos da

sua capacidade de adaptação, inovação e proposta de ação para

solução de problemas locais (Hartz

et al

, 2008; Bilodeau

et al

,

2005;Potvin e Gendron, 2006).Então, a objetividade nesta pes-

quisa foi vista em conexão, translação do conhecimento, ou seja,

encontro de pontos de conexões e desconexões (controvérsias)

é o que expressa a capacidade de translação (Figura 1).

Para a coleta de dados a pesquisa foi conduzida em duas etapas:

a primeira compreendeu o levantamento documental acerca da

produção do conhecimento da pós-graduação da ENSP e a se-

gunda consistiu na realização das entrevistas semiestruturadas

com informantes-chave. Para a primeira etapa, realizou-se bus-

ca bibliográfica dos trabalhos de conclusão de curso dos progra-

mas de pós-graduação sobre o território de Manguinhos no pe-

ríodo de 2004 a 2013. Em seguida construiu-se uma matriz de

dados sobre os trabalhos, orientadores e alunos na qual constam

informações sobre as pesquisas desenvolvidas com base em seus

títulos, resumos e descritores, bem como, sobre os atores de

acordo com o Currículo Lattes disponível na Plataforma Lattes

do CNPq.Tornando-se este o primeiro movimento disparador

em busca dos outros actantes que formariam a rede.

A estratégia de busca foi realizada utilizando-se diferentes fon-

tes. A primeira foi feita no mês de maio de 2014 na base de

dados do Diretório de Defesas em Saúde Pública, da Biblioteca

Virtual da Saúde com o descritor “Manguinhos” e foram en-

contrados 676 trabalhos, dos quais 29 selecionados. A segunda

busca foi realizada na base de dados das bibliotecas da Fiocruz

que é vinculada ao Lilacs, no mês de junho de 2014, utilizando-

-se descritores que articulavam o período de interesse, o nível

de formação na pós-graduação

lato

e

stricto sensu

(residência,

especialização, mestrado profissional, mestrado académico e

doutorado) e Fiocruz/Escola Nacional de Saúde Pública: foram

localizados 2.019 trabalhos, contudo, 27 correspondiam aos

critérios de seleção do estudo.A terceira fonte de informações

deu-se por meio de listas obtidas diretamente com as coordena-

ções dos cursos de pós-graduação da Residência Multiprofissio-

nal em Saúde da Família, do Mestrado Profissional emAtenção

Básica e da Especialização em Saúde Pública.Após a seleção de

acordo com os títulos e resumos, cada trabalho foi localizado

na base virtual da rede de bibliotecas da Fiocruz em que foram

conferidas informações disponibilizadas nas buscas.

As matrizes foram compostas por 49 trabalhos de 71 alunos e

37 orientadores.A partir do refinamento de busca para se com-

pletar a matriz, com base no critério de maior

vinculação da produção científica (orientação,

projeto de pesquisa, participação em grupo

e linha de pesquisa e produção técnica e bi-

bliográfica), foram selecionados os docentes/

pesquisadores e coordenadores dos cursos de

lato

e dos programas de

stricto

mais referidos,

constituindo-se aqui o segundo movimento

em busca dos outros actantes da rede.

A investigação qualitativa foi realizada por

meio das narrativas acerca dos interesses e in-

terações entre os atores e suas consequências

que resultou numa análise que permitiu iden-

tificar as

aproximações

,

afastamentos

,

dificuldades

e

caminhos apontados

a respeito da relação en-

tre setores de ensino da ENSP e o Território

de Manguinhos. Foram considerados como

informantes-chave representantes do ensino

de pós-graduação da ENSP/Fiocruz, de pre-

Figura 1.

Representação daTeoria do Ator Rede e os Actantes do Ensino

formação em saúde pública, em termos de sua capacidade de adaptação, inovação e proposta

de ação para solução de problemas locais.

A análise de redes sociotécnicas (nesse trabalho focado nas dimensões sobre os seus

atores, interesses e interações), tem revelado uma parte substancial da natureza dinâmica e

social pres te nos programas de formação em sa de pública, e termos de sua capacidade

de adaptação, inovação e proposta de ação para solução de problemas locais (Hartz et al,

2008; Bilodeau et al, 2005; Potvin e Gendron, 2006). Então, a objetividade nesta pesquisa foi

vista em conexão, translação do conhecimento, ou seja, e contro de pontos de conexões e

desconexões (controvérsias) é o que expressa a capacidade de translação (Figura 1).

Figura 1.

Representação da Teoria do Ator Rede e os Actantes do Ensino

Para a coleta de dados a pesquisa foi conduzida em duas etapas: a primeira

compreendeu o levantamento documental acerca da produção do conhecimento da pós-

graduação da ENSP e a segunda consistiu na realização das entrevistas semiestruturadas com

informantes-chave. Para a primeira etapa, realizou-se busca bibliográfica dos trabalhos de