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O presente estudo teve por objetivo analisar a ocorrência e

condições implicadas na produção de conhecimentos, no âm-

bito dos cursos de pós-graduação

lato e stricto sensu

vinculados à

ENSP/Fiocruz, voltados para o contexto do território de Man-

guinhos, no período de 2004 a 2013.A partir do mapeamento

dos modos de organização das atividades de ensino e orientação

dos alunos pelos cursos no período estudado, visou-se caracteri-

zar os cursos de pós-graduação quanto ao conteúdo programá-

tico na aproximação do território, bem como, quanto à escolha

dos docentes e orientadores; identificar os fluxos e formação de

rede para a existência dos cursos de pós e sua aproximação com

o território; identificar os aspetos facilitadores e obstáculos para

a aproximação dos processos de formação da pós-graduação da

ENSP com os serviços e práticas de saúde no território.

1.

Contexto do estudo

No setor da saúde, um contexto onde necessidades e expec-

tativas são constantemente alteradas, diante do intenso desen-

volvimento, incorporação e utilização de novos conhecimentos

e tecnologias, as decisões dos formuladores de política devem

continuamente voltar-se para novos e antigos problemas (Bra-

sil, 2010). No entanto, é sabido que existe uma lacuna entre

a produção e a utilização da evidência científica, o que nos faz

questionar como o conhecimento científico pode ser a base para

políticas e intervenções em saúde.

Partindo dessa ideia, surgiu o interesse por investigar de que for-

ma a Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP),

uma das unidades da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), por

meio de seus cursos de pós-graduação, vem possibilitando a

produção de conhecimento que atenda às necessidades e de-

mandas dos gestores, profissionais de saúde e população no con-

texto de Manguinhos. Ao considerar que a aproximação entre

academia, serviço e sociedade seja sempre um desafio, buscou-

-se melhor compreender e explicar como vem se realizando, no

âmbito dos cursos de pós-graduação da ENSP/Fiocruz, a pro-

dução de conhecimentos voltados para o contexto do território

de Manguinhos.

A ENSP, desde 1954, capacita e forma recursos humanos para

o sistema de saúde e o setor de ciência e tecnologia com ampla

oferta de cursos.Além disso, realiza produção científica e tecno-

lógica e presta serviços de referência no campo da saúde públi-

ca. O ensino de pós-graduação na ENSP está dividido em

lato

e

stricto sensu

. Os cursos de

lato sensu

compreendem a atualização,

o aperfeiçoamento e a especialização (presencial ou a distância)

e a especialização em nível de residência; enquanto que o

stric-

to sensu

possui três programas na área de Saúde Pública, Saúde

Pública e Meio Ambiente e Epidemiologia em Saúde Pública,

além desses um quarto programa em Bioética, Ética Aplicada

e Saúde Coletiva em associação com a Universidade Federal

do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade do Estado do Rio de

Janeiro (UERJ) e Universidade Federal Fluminense (UFF). No

conjunto de cursos da ENSP, os programas do

stricto sensu

ofe-

recem cursos de mestrado académico, mestrado profissional,

doutorado e pós-doutorado e todos os docentes estão vincula-

dos a linhas de pesquisa e a maioria das áreas de concentração

do programa.

Apesar da ENSP ser a única escola de saúde pública de âmbito

federal no Brasil e de ofertar cursos para as mais diversas regiões

do país e de outros países e também receber alunos dessas re-

giões e do exterior, ela sempre teve uma olhar para o território

de Manguinhos como área de abrangência na produção do en-

sino, da pesquisa e da atenção em saúde. Muitas foram as inicia-

tivas de se tomar os problemas de saúde de Manguinhos como

objeto de investigação para o ensino de pós-graduação, a pesqui-

sa e a orientação e priorização das ações de saúde, especialmente

devido à presença do Centro de Saúde Escola Germano Sinval

Pereira criado em 1967.

O território de Manguinhos possui características peculiares. É

um bairro da zona norte do Rio de Janeiro, composto por 13

comunidades de favelas que totalizam cerca de 50 mil mora-

dores. O campus sede da Fiocruz do Rio de Janeiro localiza-se

neste território, onde são desenvolvidas diversas atividades de

ensino e pesquisa, além de assistência à saúde há muitas décadas,

como no caso da ENSP, uma de suas unidades.

Algumas iniciativas por parte da gestão pública caminham de

forma a estreitar as fronteiras entre pesquisa, ensino e políti-

cas públicas.A proposta deTerritórios Integrados de Atenção à

Saúde (Teias) insere-se nesse propósito e foi lançada em 2009

pelo Ministério da Saúde, visando o aperfeiçoamento institucio-

nal das formas de organização da atenção do Sistema Único de

Saúde (SUS), reafirmando os seus princípios de universalidade,

integralidade, equidade, descentralização e participação social.

Foi uma estratégia articulada ao Pacto pela Saúde de 2006 e ao

Programa Mais Saúde: direito de todos que ocorreu no período

de 2008 a 2011, com o aprofundamento da regionalização soli-

dária, cooperativa e de efetividade sistémica e organizacional do

Sistema Único de Saúde (SUS).

Ao seguir as diretrizes do Ministério da Saúde (MS) que nor-

teiam a proposta deTeias, dos programas supracitados e das Re-

des Integradas de Atenção à Saúde (RIAS), em 2009, a Fiocruz

assumiu o desafio da gestão do TEIAS-Escola Manguinhos.

No

escopo do

Programa Teias-Escola Manguinhos,

implementou-

-se, no triénio 2010-2012, a

Rede Programa de Desenvolvi-

mento e InovaçãoTecnológica em Saúde Pública –Teias (Rede

PDTSP-Teias), com base na concepção de Morel (2004, 2009)

sobre rede, tinha como objetivo constituir um modelo partici-

pativo de gestão em saúde no território, com enfoque interse-

torial, articulando o ensino e a pesquisa no desenvolvimento de

práticas inovadoras com foco nos determinantes sociais de saú-

de. Essa rede foi incorporada no

Programa de Desenvolvimento

e InovaçãoTecnológica em Saúde Pública (PDTSP), vinculado à

Vice-Presidência de Pesquisa e Laboratórios de Referência da

Fundação Oswaldo Cruz (VPPLR/Fiocruz), constituindo assim

o PDTSP-Teias. O PDTSP, como um todo, é composto de di-

versos projetos institucionais e foi criado em 2001 tendo como

intuito o fomento de atividades de pesquisa e desenvolvimento

Gestão, meta-avaliação e redes de conhecimento