S41
Suplemento dos Anais do IHMT
A produção de conhecimentos na pós-graduação da ENSP
-
Fiocruz no contexto do território de Manguinhos no Município do
Rio de Janeiro - Brasil
The knowledge production in ENSP - Fiocruz postgraduate within context of Manguinhos in the Rio de
Janeiro city – Brazil
Marly Marques da Cruz
Psicóloga, doutora em Saúde Pública. Pesquisadora titular da Escola Nacional
de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz) do Departamento de Endemias Samuel Pessoa
(DENSP) no Laboratório de Avaliação de Situações Endêmicas Regionais (LASER).
Ana Claudia Figueiró
Nutricionista, doutora em Saúde Pública. Pesquisadora adjunta da Escola Nacional
de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz) do Departamento de Endemias Samuel Pessoa
(DENSP) no Laboratório de Avaliação de Situações Endêmicas Regionais (LASER).
Juliana Fernandes Kabad
Cientista Social, mestre em Epidemiologia em Saúde Pública. Pesquisadora As-
sistente do Laboratório de Avaliação de Situações Endêmicas Regionais (LASER)
da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz). Coordenadora adjunta da
Rede de Políticas Públicas e Modelos de Atenção (PMA/VPPLR/Fiocruz).
Resumo
O objetivo foi avaliar a ocorrência e condições da produção de conheci-
mento nos cursos de pós-graduação stricto e lato sensu da ENSP/Fiocruz
no contexto do território de Manguinhos. Abordagem metodológica foi
Teoria doAtor Rede para investigação de objeto em ação. Realizou-se bus-
ca de trabalhos de conclusão de 2004 a 2013 e entrevistas com gestores,
coordenadores e docentes. Foram 49 trabalhos, de 37 orientadores e 71
alunos e a análise da rede sociotécnica revelou a natureza social e dinâmica
da formação em termos de solução de problemas locais. O distanciamen-
to entre modelos de ensino e pesquisa evidenciou pouco envolvimento
com objetos de interesse dos serviços de saúde que assistem a população
local. As lacunas apontam necessária construção de aproximações ensino-
-pesquisa-território.
Palavras Chave:
Avaliação em saúde, gestão do conhecimento, ensino, rede social.
Abstract
The aim was to evaluate the occurrence and conditions of knowledge
production in the postgraduate courses of Public Health National School
- Fiocruz in the context of Manguinhos territory. The methodological
approach was the Actor Network Theory to research the subject in ac-
tion. It was conducted a search of conclusion papers from 2004 to 2013
as well as interviews with managers, coordinators and teachers. It was
49 papers from 37 supervisors and 71 students, and the sociotechni-
cal network analysis revealed social and dynamic nature of training in
terms of local problems solution.The detachment between teaching and
research models showed little involvement with objects of interest of
health services that assist the local population.The gaps indicated a nec-
essary construction of teaching-research-territory approaches.
KeyWords:
Health evaluation, knowledge management, teaching, social networking.
Maria Aparecida dos Santos
Psicóloga, doutora em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense. Pesqui-
sadora Assistente do Laboratório de Avaliação de Situações Endêmicas Regionais
(LASER) da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz).
Zulmira Hartz
Professora catedrática convidada de Avaliação em Saúde; Global Health and
Tropical Medicine, GHTM, Instituto de Higiene e MedicinaTropical, IHMT,
Universidade Nova de Lisboa, UNL, Lisboa, Portugal.
An Inst Hig MedTrop 2016; 15 (Supl. 2): S41- S46
Gestão, meta-avaliação
e redes
de conhecimento