Table of Contents Table of Contents
Previous Page  41 / 118 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 41 / 118 Next Page
Page Background

S41

Suplemento dos Anais do IHMT

A produção de conhecimentos na pós-graduação da ENSP

-

Fiocruz no contexto do território de Manguinhos no Município do

Rio de Janeiro - Brasil

The knowledge production in ENSP - Fiocruz postgraduate within context of Manguinhos in the Rio de

Janeiro city – Brazil

Marly Marques da Cruz

Psicóloga, doutora em Saúde Pública. Pesquisadora titular da Escola Nacional

de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz) do Departamento de Endemias Samuel Pessoa

(DENSP) no Laboratório de Avaliação de Situações Endêmicas Regionais (LASER).

Ana Claudia Figueiró

Nutricionista, doutora em Saúde Pública. Pesquisadora adjunta da Escola Nacional

de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz) do Departamento de Endemias Samuel Pessoa

(DENSP) no Laboratório de Avaliação de Situações Endêmicas Regionais (LASER).

Juliana Fernandes Kabad

Cientista Social, mestre em Epidemiologia em Saúde Pública. Pesquisadora As-

sistente do Laboratório de Avaliação de Situações Endêmicas Regionais (LASER)

da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz). Coordenadora adjunta da

Rede de Políticas Públicas e Modelos de Atenção (PMA/VPPLR/Fiocruz).

Resumo

O objetivo foi avaliar a ocorrência e condições da produção de conheci-

mento nos cursos de pós-graduação stricto e lato sensu da ENSP/Fiocruz

no contexto do território de Manguinhos. Abordagem metodológica foi

Teoria doAtor Rede para investigação de objeto em ação. Realizou-se bus-

ca de trabalhos de conclusão de 2004 a 2013 e entrevistas com gestores,

coordenadores e docentes. Foram 49 trabalhos, de 37 orientadores e 71

alunos e a análise da rede sociotécnica revelou a natureza social e dinâmica

da formação em termos de solução de problemas locais. O distanciamen-

to entre modelos de ensino e pesquisa evidenciou pouco envolvimento

com objetos de interesse dos serviços de saúde que assistem a população

local. As lacunas apontam necessária construção de aproximações ensino-

-pesquisa-território.

Palavras Chave:

Avaliação em saúde, gestão do conhecimento, ensino, rede social.

Abstract

The aim was to evaluate the occurrence and conditions of knowledge

production in the postgraduate courses of Public Health National School

- Fiocruz in the context of Manguinhos territory. The methodological

approach was the Actor Network Theory to research the subject in ac-

tion. It was conducted a search of conclusion papers from 2004 to 2013

as well as interviews with managers, coordinators and teachers. It was

49 papers from 37 supervisors and 71 students, and the sociotechni-

cal network analysis revealed social and dynamic nature of training in

terms of local problems solution.The detachment between teaching and

research models showed little involvement with objects of interest of

health services that assist the local population.The gaps indicated a nec-

essary construction of teaching-research-territory approaches.

KeyWords:

Health evaluation, knowledge management, teaching, social networking.

Maria Aparecida dos Santos

Psicóloga, doutora em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense. Pesqui-

sadora Assistente do Laboratório de Avaliação de Situações Endêmicas Regionais

(LASER) da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz).

Zulmira Hartz

Professora catedrática convidada de Avaliação em Saúde; Global Health and

Tropical Medicine, GHTM, Instituto de Higiene e MedicinaTropical, IHMT,

Universidade Nova de Lisboa, UNL, Lisboa, Portugal.

An Inst Hig MedTrop 2016; 15 (Supl. 2): S41- S46

Gestão, meta-avaliação

e redes

de conhecimento