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S33

Suplemento dos Anais do IHMT

especialistas sendo a sua principal característica a inexistência

de contato presencial entre os participantes. A integração

é feita por meio de envio dos resumos dos resultados das

respostas individuais, sendo reenviado a cada modificação.

[19,20]

A escolha desta técnica justificou-se pela dificuldade

em se conseguir agendas comuns a todos os profissionais

envolvidos na validação.

Os programas de saúde escolar estão a tornar-se estratégias

importantes na atenção primária e a avaliação económica é uma

ferramenta para auxiliar os decisores a escolher os programas

que poupem recursos e custos futuros, além de proporcionar

uma projeção de possíveis benefícios. Por essa razão optou-se

por incluir ao protocolo uma revisão de literatura dos últimos

dez anos sobre como estão sendo realizadas essas avaliações,

pois o grande desafio está na questão da qualidade desses

estudos para garantir resultados confiáveis que possam ser

utilizados, baseados em evidência científica.

[21,22,23]

É necessário enfatizar que a escola é um local importante

para promoção da saúde. Ela é responsável por educar

crianças e adolescentes formando cidadãos críticos;

estimulando a autonomia, o exercício de direitos e deveres,

o controlo das condições de saúde e qualidade de vida;

e estimulando atitudes e escolhas mais saudáveis.

[6]

Ela

oferece a possibilidade de educar por meio da construção

de conhecimentos. Nela diferentes saberes se encontram:

os científicos através das diferentes disciplinas, os trazidos

pelos alunos e seus familiares, os divulgados pelos meios

de comunicação e os trazidos pelos professores. A “cultura

escolar” é o encontro destes saberes, todos, produzindo

modos diferentes de pensar e agir. Cada escola assume uma

expressão própria, mas, com características comuns a tudo

aquilo que é típico do mundo escolar.

[2,6,24]

As equipas de Saúde da Família devem compreender essas

diferenças em suas estratégias do cuidado. A educação e a

saúde devem propor ações que respondam às necessidades

da comunidade escolar, diminuindo vulnerabilidades e

transtornos que comprometem a saúde. Lembrando que

cada lugar tem a sua cultura e características, respeitando

o saber popular e o saber formal, bem como a construção

compartilhada de propostas que façam sentido para os

sujeitos que ali vivem.

[2,6,24]

O ensino básico é um dos investimentos mais eficazes na

melhoria da economia, criação de alfabetizados, pessoas

autossuficientes e sociedades saudáveis, sendo que seu acesso

vem aumentando em muitas partes do mundo.

[25]

Para a efetivação do PSE, é importante que os professores

conheçam as ações das equipas da Estratégia de Saúde da

Família (ESF) e que as equipas conheçam as propostas

da escola para que possa existir um diálogo e integração

entre os dois setores.

[6]

A avaliação vai permitir identificar

as possibilidades do Programa Saúde na Escola ser capaz

de modificar a saúde dos estudantes e ainda identificar as

dificuldades encontradas. Não se pretende com os resultados

chegar a uma resposta,mas contribuir para análise da situação

com a finalidade de ajudar na tomada de decisão.

Agradecimentos

Agradecimento à Coordenação de Aperfeiçoamento de

Pessoal de Nível Superior (CAPES) pela concessão da

bolsa do programa institucional Doutorado Sanduiche

no Exterior (PDSE).

Bibliografia

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