S33
Suplemento dos Anais do IHMT
especialistas sendo a sua principal característica a inexistência
de contato presencial entre os participantes. A integração
é feita por meio de envio dos resumos dos resultados das
respostas individuais, sendo reenviado a cada modificação.
[19,20]
A escolha desta técnica justificou-se pela dificuldade
em se conseguir agendas comuns a todos os profissionais
envolvidos na validação.
Os programas de saúde escolar estão a tornar-se estratégias
importantes na atenção primária e a avaliação económica é uma
ferramenta para auxiliar os decisores a escolher os programas
que poupem recursos e custos futuros, além de proporcionar
uma projeção de possíveis benefícios. Por essa razão optou-se
por incluir ao protocolo uma revisão de literatura dos últimos
dez anos sobre como estão sendo realizadas essas avaliações,
pois o grande desafio está na questão da qualidade desses
estudos para garantir resultados confiáveis que possam ser
utilizados, baseados em evidência científica.
[21,22,23]
É necessário enfatizar que a escola é um local importante
para promoção da saúde. Ela é responsável por educar
crianças e adolescentes formando cidadãos críticos;
estimulando a autonomia, o exercício de direitos e deveres,
o controlo das condições de saúde e qualidade de vida;
e estimulando atitudes e escolhas mais saudáveis.
[6]
Ela
oferece a possibilidade de educar por meio da construção
de conhecimentos. Nela diferentes saberes se encontram:
os científicos através das diferentes disciplinas, os trazidos
pelos alunos e seus familiares, os divulgados pelos meios
de comunicação e os trazidos pelos professores. A “cultura
escolar” é o encontro destes saberes, todos, produzindo
modos diferentes de pensar e agir. Cada escola assume uma
expressão própria, mas, com características comuns a tudo
aquilo que é típico do mundo escolar.
[2,6,24]
As equipas de Saúde da Família devem compreender essas
diferenças em suas estratégias do cuidado. A educação e a
saúde devem propor ações que respondam às necessidades
da comunidade escolar, diminuindo vulnerabilidades e
transtornos que comprometem a saúde. Lembrando que
cada lugar tem a sua cultura e características, respeitando
o saber popular e o saber formal, bem como a construção
compartilhada de propostas que façam sentido para os
sujeitos que ali vivem.
[2,6,24]
O ensino básico é um dos investimentos mais eficazes na
melhoria da economia, criação de alfabetizados, pessoas
autossuficientes e sociedades saudáveis, sendo que seu acesso
vem aumentando em muitas partes do mundo.
[25]
Para a efetivação do PSE, é importante que os professores
conheçam as ações das equipas da Estratégia de Saúde da
Família (ESF) e que as equipas conheçam as propostas
da escola para que possa existir um diálogo e integração
entre os dois setores.
[6]
A avaliação vai permitir identificar
as possibilidades do Programa Saúde na Escola ser capaz
de modificar a saúde dos estudantes e ainda identificar as
dificuldades encontradas. Não se pretende com os resultados
chegar a uma resposta,mas contribuir para análise da situação
com a finalidade de ajudar na tomada de decisão.
Agradecimentos
Agradecimento à Coordenação de Aperfeiçoamento de
Pessoal de Nível Superior (CAPES) pela concessão da
bolsa do programa institucional Doutorado Sanduiche
no Exterior (PDSE).
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