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saúde e valorizam o acolhimento, a garantia dos direitos
individuais à privacidade e as características das relações
no trabalho como componentes da qualidade da atenção e
promoção da saúde.
[12]
Serão seguidas as linhas de orientação sobre o processo em
que deve se pautar a avaliação dos projetos de saúde
[14]
.
Sendo assim, o estudo se desenvolverá com a identificação
dos interessados, a descrição do objeto de avaliação (modelo
lógico- modelização dos componentes), seleção das
perguntas avaliativas, definição dos padrões e procedimentos
de coleta de dados, definição dos critérios/indicadores e
parâmetros para a avaliação e definição da matriz de medida.
Inicialmente foi construído o modelo lógico
[13]
geral do
Programa Saúde na Escola (PSE), para definição e melhor
compreensão do objeto do estudo. Essa etapa procurou
caracterizar a “situação inicial”, ter uma visão global e
entender o que tem sido desenvolvido. O modelo foi
construído a partir dos dados oficiais do Programa e por
meio de relatórios fornecidos pelas Secretarias e Gerências
de Educação e Saúde do município, por meio da Prefeitura de
Belo Horizonte e Regional Pampulha, além da coordenação
municipal do Programa.
A partir do modelo lógico geral e tendo como principal
nível de análise a integração saúde/escola foram construídos
dois outros modelos lógicos relacionados às dimensões
deste estudo: a gestão e a formação
(fig.2)
; a avaliação da
condição de saúde e a promoção da saúde e prevenção de
agravos (ações essenciais)
(fig.3)
.
Após a construção dos dois modelos e orientada por eles,
uma matriz de assertivas relacionadas à integração foi
elaborada para cada dimensão do estudo. Essa matriz será
submetida à apreciação de
experts
para consenso com relação
à medida de importância dada a cada pergunta
(tab.1)
. A
finalidade deste consenso será de construção do roteiro das
entrevistas e da matriz de medidas.
O consenso será realizado entre profissionais com
conhecimento e/ou envolvimento sobre o PSE, utilizando
a Técnica Delphi. Serão convidados a participar professores
envolvidos em projetos do PSE, os gerentes, da saúde e
educação, da regional Pampulha, profissionais da saúde e da
educação e a coordenação municipal do Programa Saúde na
Escola. Cada profissional receberá por e-mail o documento
para a apreciação e análise, em várias rodadas até que se
consiga o consenso.
Após o consenso e construção do roteiro serão realizadas
as entrevistas de aproximadamente 30 min, gravadas e
transcritas, com profissionais das unidades básicas de saúde
e com os profissionais das escolas de ensino fundamental,
envolvidos no programa. Serão realizadas pelo menos cinco
entrevistas com profissionais da área de saúde e cinco da
área de educação, selecionados intencionalmente, mas
devendo pertencer às UBS e EEF da amostra.A identificação
Figura 2.
Modelo lógico dos componentes Gestão e Formação do Programa Saúde na Escola com foco na integração, Belo Horizonte, Minas Gerais, 2016.
Gestão, meta-avaliação e redes de conhecimento