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S30

saúde e valorizam o acolhimento, a garantia dos direitos

individuais à privacidade e as características das relações

no trabalho como componentes da qualidade da atenção e

promoção da saúde.

[12]

Serão seguidas as linhas de orientação sobre o processo em

que deve se pautar a avaliação dos projetos de saúde

[14]

.

Sendo assim, o estudo se desenvolverá com a identificação

dos interessados, a descrição do objeto de avaliação (modelo

lógico- modelização dos componentes), seleção das

perguntas avaliativas, definição dos padrões e procedimentos

de coleta de dados, definição dos critérios/indicadores e

parâmetros para a avaliação e definição da matriz de medida.

Inicialmente foi construído o modelo lógico

[13]

geral do

Programa Saúde na Escola (PSE), para definição e melhor

compreensão do objeto do estudo. Essa etapa procurou

caracterizar a “situação inicial”, ter uma visão global e

entender o que tem sido desenvolvido. O modelo foi

construído a partir dos dados oficiais do Programa e por

meio de relatórios fornecidos pelas Secretarias e Gerências

de Educação e Saúde do município, por meio da Prefeitura de

Belo Horizonte e Regional Pampulha, além da coordenação

municipal do Programa.

A partir do modelo lógico geral e tendo como principal

nível de análise a integração saúde/escola foram construídos

dois outros modelos lógicos relacionados às dimensões

deste estudo: a gestão e a formação

(fig.2)

; a avaliação da

condição de saúde e a promoção da saúde e prevenção de

agravos (ações essenciais)

(fig.3)

.

Após a construção dos dois modelos e orientada por eles,

uma matriz de assertivas relacionadas à integração foi

elaborada para cada dimensão do estudo. Essa matriz será

submetida à apreciação de

experts

para consenso com relação

à medida de importância dada a cada pergunta

(tab.1)

. A

finalidade deste consenso será de construção do roteiro das

entrevistas e da matriz de medidas.

O consenso será realizado entre profissionais com

conhecimento e/ou envolvimento sobre o PSE, utilizando

a Técnica Delphi. Serão convidados a participar professores

envolvidos em projetos do PSE, os gerentes, da saúde e

educação, da regional Pampulha, profissionais da saúde e da

educação e a coordenação municipal do Programa Saúde na

Escola. Cada profissional receberá por e-mail o documento

para a apreciação e análise, em várias rodadas até que se

consiga o consenso.

Após o consenso e construção do roteiro serão realizadas

as entrevistas de aproximadamente 30 min, gravadas e

transcritas, com profissionais das unidades básicas de saúde

e com os profissionais das escolas de ensino fundamental,

envolvidos no programa. Serão realizadas pelo menos cinco

entrevistas com profissionais da área de saúde e cinco da

área de educação, selecionados intencionalmente, mas

devendo pertencer às UBS e EEF da amostra.A identificação

Figura 2.

Modelo lógico dos componentes Gestão e Formação do Programa Saúde na Escola com foco na integração, Belo Horizonte, Minas Gerais, 2016.

Gestão, meta-avaliação e redes de conhecimento