S27
Suplemento dos Anais do IHMT
Avaliabilidade do programa Saúde na Escola:
um estudo de caso orientado para a aplicação de conhecimentos sobre a integra-
ção entre Unidade Básica de Saúde e Escola de Ensino Fundamental no Brasil
School Health Program evaluability:
a case study oriented for the application of knowledge on the integration between Basic Unit Health and
Elementery School in Brazil
Fernanda P. S. L. Oliveira
Doutoranda no Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Odontologia da Uni-
versidade Federal de Minas Gerais (FO-UFMG), na área da Saúde Coletiva – Brasil.
Zulmira Hartz
Professora catedrática convidada de Avaliação em Saúde; Global Health and
Tropical Medicine, GHTM, Instituto de Higiene e MedicinaTropical, IHMT,
Universidade Nova de Lisboa, UNL, Lisboa, Portugal.
Andrea M. D.Vargas
ProfessoraAssociada do Departamento de Odontologia Social e Preventiva da Faculda-
de de Odontologia da Universidade Federal de Minas Gerais (FO-UFMG) – Brasil.
Sónia Dias
Professora do Instituto de Higiene e MedicinaTropical;
Global Health andTropical Medicine, GHTM, Instituto de Higiene e Medicina
Tropical, IHMT, Universidade Nova de Lisboa, UNL, Lisboa, Portugal.
Efigenia F. Ferreira
ProfessoraTitular do Departamento de Odontologia Social e Preventiva da Faculda-
de de Odontologia da Universidade Federal de Minas Gerais (FO-UFMG) – Brasil.
Resumo
OPrograma Saúde na Escola (PSE) amplia as ações de saúde aos alunos da rede
pública do ensino fundamental,preconizando a junção entre a Educação Básica
e as equipas de Saúde da Família por meio da integração entre a educação e
a saúde com a participação da comunidade escolar. Pretende-se desenvolver
uma avaliação do Programa Saúde na Escola (PSE) em conjunto com os ato-
res envolvidos, promovendo ao mesmo tempo a integração entre a Unidade
Básica de Saúde (UBS) e a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF),
potencializando as atividades do PSE e identificando os possíveis problemas.
Palavras Chave:
Avaliação em Saúde, estudos de avaliação, avaliação de processos e resul-
tados (Cuidados de saúde), promoção da Saúde, Saúde Escolar.
Abstract
The School Health Program (SHP) expands health activities to the stu-
dents of the public school system aiming at the junction of Basic Edu-
cation and Health Teams Family through the integration of education
and health with the participation of the school
community.Weintend
to develop an evaluation of the SHP in conjunction with stakehold-
ers, while promoting the integration between the Basic Unit Health
(BUH) and the Elementery School (ES), leveraging the activities of
SHP and identifying possible problems.
KeyWords:
Health evaluation, evaluation studies, processes and outcomes evalua-
tion (Health Care), Health promotion, School Health..
An Inst Hig MedTrop 2016; 15 (Supl. 2): S27- S34
Gestão, meta-avaliação
e redes
de conhecimento