Table of Contents Table of Contents
Previous Page  27 / 118 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 27 / 118 Next Page
Page Background

S27

Suplemento dos Anais do IHMT

Avaliabilidade do programa Saúde na Escola:

um estudo de caso orientado para a aplicação de conhecimentos sobre a integra-

ção entre Unidade Básica de Saúde e Escola de Ensino Fundamental no Brasil

School Health Program evaluability:

a case study oriented for the application of knowledge on the integration between Basic Unit Health and

Elementery School in Brazil

Fernanda P. S. L. Oliveira

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Odontologia da Uni-

versidade Federal de Minas Gerais (FO-UFMG), na área da Saúde Coletiva – Brasil.

Zulmira Hartz

Professora catedrática convidada de Avaliação em Saúde; Global Health and

Tropical Medicine, GHTM, Instituto de Higiene e MedicinaTropical, IHMT,

Universidade Nova de Lisboa, UNL, Lisboa, Portugal.

Andrea M. D.Vargas

ProfessoraAssociada do Departamento de Odontologia Social e Preventiva da Faculda-

de de Odontologia da Universidade Federal de Minas Gerais (FO-UFMG) – Brasil.

Sónia Dias

Professora do Instituto de Higiene e MedicinaTropical;

Global Health andTropical Medicine, GHTM, Instituto de Higiene e Medicina

Tropical, IHMT, Universidade Nova de Lisboa, UNL, Lisboa, Portugal.

Efigenia F. Ferreira

ProfessoraTitular do Departamento de Odontologia Social e Preventiva da Faculda-

de de Odontologia da Universidade Federal de Minas Gerais (FO-UFMG) – Brasil.

Resumo

OPrograma Saúde na Escola (PSE) amplia as ações de saúde aos alunos da rede

pública do ensino fundamental,preconizando a junção entre a Educação Básica

e as equipas de Saúde da Família por meio da integração entre a educação e

a saúde com a participação da comunidade escolar. Pretende-se desenvolver

uma avaliação do Programa Saúde na Escola (PSE) em conjunto com os ato-

res envolvidos, promovendo ao mesmo tempo a integração entre a Unidade

Básica de Saúde (UBS) e a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF),

potencializando as atividades do PSE e identificando os possíveis problemas.

Palavras Chave:

Avaliação em Saúde, estudos de avaliação, avaliação de processos e resul-

tados (Cuidados de saúde), promoção da Saúde, Saúde Escolar.

Abstract

The School Health Program (SHP) expands health activities to the stu-

dents of the public school system aiming at the junction of Basic Edu-

cation and Health Teams Family through the integration of education

and health with the participation of the school

community.We

intend

to develop an evaluation of the SHP in conjunction with stakehold-

ers, while promoting the integration between the Basic Unit Health

(BUH) and the Elementery School (ES), leveraging the activities of

SHP and identifying possible problems.

KeyWords:

Health evaluation, evaluation studies, processes and outcomes evalua-

tion (Health Care), Health promotion, School Health..

An Inst Hig MedTrop 2016; 15 (Supl. 2): S27- S34

Gestão, meta-avaliação

e redes

de conhecimento