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S32

grau de importância dado pelo consenso realizado por meio

das assertivas. Ou seja, o grau de integração será calculado

pela somatória dos valores observados de cada dimensão

sobre a somatória dos pontos máximos x 100. O sistema de

escores utilizado para classificar, em princípio, será por meio

da divisão em quartis (quatro extratos). Caso os participantes

da pesquisa optem por outro tipo de classificação realizar-

se-á um acordo. Os dados serão processados e tabulados.

Estudo 3

O terceiro estudo vai tratar da avaliação da qualidade e

efetividade das ações do PSE

.

Será um estudo transversal

com a seleção de duas questões traçadoras que serão

indicadores de resultado para a avaliação do efeito do

grau de integração no grau de implantação das atividades.

As questões traçadoras serão a avaliação da condição de

saúde (saúde bucal) e a promoção da saúde e prevenção de

agravos (ações essenciais). A saúde bucal está relacionada

com as atividades do COMPONENTE I do PSE que diz

respeito à avaliação da condição de saúde, e as atividades

essenciais relacionadas à promoção de saúde e prevenção

de agravos, que correspondem ao COMPONENTE II

do PSE. Será levada em consideração a possibilidade de

inclusão de novas atividades oriundas de acordos realizados

com os especialistas dentro de cada contexto escolar.

Para a análise da saúde bucal será realizado uma revisão

das fichas de acompanhamento e cartão nacional de saúde

dos alunos de todas as turmas da escola, no ano de 2015,

além da análise do registro no banco de dados E-SUS/

AB e relatórios das escolas. Para a análise das atividades

essenciais de promoção de saúde e prevenção de agravos

serão examinados os documentos oficiais (banco de

dados SIMEC e relatórios das escolas) com a relação das

atividades essenciais desenvolvidas nas escolas, no ano de

2015.

Uma matriz de medida será construída para essas duas

questões traçadoras levando em consideração os indicadores

e parâmetros já estabelecidos pelo Programa para a

avaliação das metas pactuadas e periodicidade das ações

desenvolvidas por cada escola. O grau de implantação será

calculado pela somatória dos valores observados para cada

questão traçadora sobre a somatória dos pontos máximos

x 100. O sistema de escores utilizado para classificar, em

princípio, será por meio da divisão em quartis (quatro

extratos). Caso os participantes da pesquisa optem por

outro tipo de classificação realizar-se-á um acordo. Os

dados serão processados e tabulados.

Estudo 4

O quarto estudo será a realização da meta-avaliação. Para

verificar a qualidade da avaliação será utilizado um conjunto

de parâmetros/ padrões internacionais de controlo de quali-

dade: utilidade, factibilidade ou viabilidade, propriedade ou

ética e precisão. Os critérios utilizados para a análise dos pa-

drões serão acordados entre os atores envolvidos bem como

o peso dado a cada um deles.

[14,15,16,17]

A meta-avaliação entra com o objetivo de avaliar e reunir

as evidências, as informações que fornecerão uma ideia

bem definida do estudo, sintetizando e analisando os dados

a fim de apresentar resultados significativos. Dessa forma

as conclusões poderão ser justificadas e os resultados da

avaliação poderão ser utilizados com confiança pelas partes

interessadas.

[14,16]

É necessário que a pesquisa avaliativa realizada produza in-

formações que possam contribuir e ajudar os gestores a apri-

morar o programa.A meta-avaliação será realizada para qua-

lificar todas as etapas desta pesquisa, ou seja, se o processo

de execução e as informações produzidas são de qualidade e

fazem sentido para as pessoas envolvidas. Isso permitirá sua

utilização ampla para todo o país e no campo da promoção

da saúde.

As Secretarias e as Gerências de Saúde e de Educação, todos

os participantes e/ou responsáveis serão esclarecidos sobre

o projeto e somente após consentimento verbal e escrito as

entrevistas e as atividades serão realizadas. Para a realização

de toda a coleta de dados serão solicitadas as assinaturas

dos consentimentos livres e esclarecidos e assegurado o

anonimato, a privacidade e o sigilo.

O estudo foi aprovado pelo Comité de Ética em Pesqui-

sa da Universidade Federal de Minas Gerais (COEP/

UFMG) e pelo Comité de Ética em Pesquisa da Prefeitu-

ra Municipal de Belo Horizonte (COEP/PBH), CAAE –

39270114.9.0000.5149, em 23 de dezembro de 2014.

Considerações finais

A utilização de modelos lógicos permite uma adequação

ao padrão. Os modelos lógicos são muito utilizados em

avaliações de programas aumentando sua validade interna.

[18]

Optou-se por esse modelo em função da possibilidade

de se utilizar seu referencial teórico inovador permitindo

a avaliação concomitante com intervenções que podem

adequar o Programa a um melhor desempenho mesmo

durante o processo avaliativo.

A Técnica Delphi, utilizada para a validação do roteiro

e matriz de medidas, é um método de consenso entre

ÇÃ = ∑ 1 + ∑ 2 + ∑ 3 + ∑ 4

á

100

ÇÃ =

∑ 1 + ∑ 2

á

100

Gestão, meta-avaliação e redes de conhecimento