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grau de importância dado pelo consenso realizado por meio
das assertivas. Ou seja, o grau de integração será calculado
pela somatória dos valores observados de cada dimensão
sobre a somatória dos pontos máximos x 100. O sistema de
escores utilizado para classificar, em princípio, será por meio
da divisão em quartis (quatro extratos). Caso os participantes
da pesquisa optem por outro tipo de classificação realizar-
se-á um acordo. Os dados serão processados e tabulados.
Estudo 3
O terceiro estudo vai tratar da avaliação da qualidade e
efetividade das ações do PSE
.
Será um estudo transversal
com a seleção de duas questões traçadoras que serão
indicadores de resultado para a avaliação do efeito do
grau de integração no grau de implantação das atividades.
As questões traçadoras serão a avaliação da condição de
saúde (saúde bucal) e a promoção da saúde e prevenção de
agravos (ações essenciais). A saúde bucal está relacionada
com as atividades do COMPONENTE I do PSE que diz
respeito à avaliação da condição de saúde, e as atividades
essenciais relacionadas à promoção de saúde e prevenção
de agravos, que correspondem ao COMPONENTE II
do PSE. Será levada em consideração a possibilidade de
inclusão de novas atividades oriundas de acordos realizados
com os especialistas dentro de cada contexto escolar.
Para a análise da saúde bucal será realizado uma revisão
das fichas de acompanhamento e cartão nacional de saúde
dos alunos de todas as turmas da escola, no ano de 2015,
além da análise do registro no banco de dados E-SUS/
AB e relatórios das escolas. Para a análise das atividades
essenciais de promoção de saúde e prevenção de agravos
serão examinados os documentos oficiais (banco de
dados SIMEC e relatórios das escolas) com a relação das
atividades essenciais desenvolvidas nas escolas, no ano de
2015.
Uma matriz de medida será construída para essas duas
questões traçadoras levando em consideração os indicadores
e parâmetros já estabelecidos pelo Programa para a
avaliação das metas pactuadas e periodicidade das ações
desenvolvidas por cada escola. O grau de implantação será
calculado pela somatória dos valores observados para cada
questão traçadora sobre a somatória dos pontos máximos
x 100. O sistema de escores utilizado para classificar, em
princípio, será por meio da divisão em quartis (quatro
extratos). Caso os participantes da pesquisa optem por
outro tipo de classificação realizar-se-á um acordo. Os
dados serão processados e tabulados.
Estudo 4
O quarto estudo será a realização da meta-avaliação. Para
verificar a qualidade da avaliação será utilizado um conjunto
de parâmetros/ padrões internacionais de controlo de quali-
dade: utilidade, factibilidade ou viabilidade, propriedade ou
ética e precisão. Os critérios utilizados para a análise dos pa-
drões serão acordados entre os atores envolvidos bem como
o peso dado a cada um deles.
[14,15,16,17]
A meta-avaliação entra com o objetivo de avaliar e reunir
as evidências, as informações que fornecerão uma ideia
bem definida do estudo, sintetizando e analisando os dados
a fim de apresentar resultados significativos. Dessa forma
as conclusões poderão ser justificadas e os resultados da
avaliação poderão ser utilizados com confiança pelas partes
interessadas.
[14,16]
É necessário que a pesquisa avaliativa realizada produza in-
formações que possam contribuir e ajudar os gestores a apri-
morar o programa.A meta-avaliação será realizada para qua-
lificar todas as etapas desta pesquisa, ou seja, se o processo
de execução e as informações produzidas são de qualidade e
fazem sentido para as pessoas envolvidas. Isso permitirá sua
utilização ampla para todo o país e no campo da promoção
da saúde.
As Secretarias e as Gerências de Saúde e de Educação, todos
os participantes e/ou responsáveis serão esclarecidos sobre
o projeto e somente após consentimento verbal e escrito as
entrevistas e as atividades serão realizadas. Para a realização
de toda a coleta de dados serão solicitadas as assinaturas
dos consentimentos livres e esclarecidos e assegurado o
anonimato, a privacidade e o sigilo.
O estudo foi aprovado pelo Comité de Ética em Pesqui-
sa da Universidade Federal de Minas Gerais (COEP/
UFMG) e pelo Comité de Ética em Pesquisa da Prefeitu-
ra Municipal de Belo Horizonte (COEP/PBH), CAAE –
39270114.9.0000.5149, em 23 de dezembro de 2014.
Considerações finais
A utilização de modelos lógicos permite uma adequação
ao padrão. Os modelos lógicos são muito utilizados em
avaliações de programas aumentando sua validade interna.
[18]
Optou-se por esse modelo em função da possibilidade
de se utilizar seu referencial teórico inovador permitindo
a avaliação concomitante com intervenções que podem
adequar o Programa a um melhor desempenho mesmo
durante o processo avaliativo.
A Técnica Delphi, utilizada para a validação do roteiro
e matriz de medidas, é um método de consenso entre
ÇÃ = ∑ 1 + ∑ 2 + ∑ 3 + ∑ 4
∑
á
100
ÇÃ =
∑ 1 + ∑ 2
∑
á
100
Gestão, meta-avaliação e redes de conhecimento