Table of Contents Table of Contents
Previous Page  29 / 118 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 29 / 118 Next Page
Page Background

S29

Suplemento dos Anais do IHMT

que contemplem os diversos

níveis do problema que se

deseja analisar

[11]

.

A amostra será constituída

por duas escolas de ensino

fundamental (EEF) e as

unidades básicas de saúde

(UBS)

de

referência,

selecionadas intencionalmente,

tendo como critérios de

inclusão: estarem inseridas

no PSE; não participarem de

atividades desenvolvidas pela

Faculdade de Odontologia

da Universidade Federal de

Minas Gerais (FO-UFMG);

apresentarem

cenários

diferentes de desenvolvimento

das atividades do PSE;

possuírem a concordância das

gerências das EEF e das UBS;

possuírem a concordância da

Gerência Regional de Atenção

à Saúde Pampulha (GERASAP)

e da Gerência Regional

de

Educação

Pampulha

(GERED-P).

Serão desenvolvidos quatro

estudos descritos a seguir e

de acordo com o fluxograma

metodológico (

fig.1

).

Estudo 1

Para o primeiro estudo será realizada uma revisão de

literatura com a finalidade de identificar e qualificar estudos

sobre como estão sendo conduzidas as avaliações económicas

de programas de saúde escolar. A pesquisa será realizada

nas bases de dados eletrónicas para trabalhos científicos,

PubMed e Web Of Science – Coleção Principal (Thomson

Reuters Scientific). A busca utilizará o emprego dos termos

“cost”, “economic evaluation”, “school health services”,

“school health”, “school health promotion” e “school health

program”.

A pesquisa será restrita a estudos da última década (2005

a 2015), nos idiomas inglês, espanhol e português, e que

incluam informações sobre avaliações económicas (todos os

tipos) relacionadas a programas de saúde escolar. A seleção

dos artigos será realizada, inicialmente, em dois momentos:

1. pela leitura dos títulos; 2. pela leitura dos resumos dos

artigos selecionados no primeiro momento. Os artigos então

selecionados pelos resumos de interesse serão localizados.

Após a leitura na íntegra dos artigos pré-selecionados, serão

definidos os que permanecerão no estudo. Serão analisados

os desenhos dos estudos, país onde foram realizados,

identificação da intervenção, tipo de avaliação económica

utilizada e os resultados por meio das medidas de custo e

medidas de efeito.

Estudo 2

O segundo estudo está relacionado com a avaliação do grau

de integração entre as EEF e a UBS de referência. Serão

avaliadas as características relacionais entre os agentes das

ações: profissional x profissional (relações de trabalho e

no trabalho), profissional x gestor (relações de gestão),

profissional x usuário (perceção dos usuários sobre as

práticas) e o grau de integração. Os atributos denominados

“relacionais” são um novo panorama para a avaliação em

Estudo 1

Para o primeiro estudo será realizada uma revisão de literatura com a finalidade de

identificar e qualificar estudos sobre como estão sendo conduzidas as avaliações

económicas de programa de saúde escolar. A pesquisa será realizada nas bases de

Figura 1.

Fluxograma metodológico do estudo de Avaliabilidade do Programa Saúde na Escola: um estudo de

caso orientado para a aplicação de conhecimentos sobre a integração entre Unidade Básica de Saúde e Escola de

Ensino Fundamental no Brasil, 2016.

1 - Objetivo fundamental: contribuir para o progresso dos conhecimentos e ela-

boração teórica.

2 - Objetivo formativo: fornecer informação para melhorar uma intervenção no

seu decorrer.

3 - Objetivo somativo: determinar os efeitos de uma intervenção para decidir se ela

deverá ser mantida ou transformada.