S29
Suplemento dos Anais do IHMT
que contemplem os diversos
níveis do problema que se
deseja analisar
[11]
.
A amostra será constituída
por duas escolas de ensino
fundamental (EEF) e as
unidades básicas de saúde
(UBS)
de
referência,
selecionadas intencionalmente,
tendo como critérios de
inclusão: estarem inseridas
no PSE; não participarem de
atividades desenvolvidas pela
Faculdade de Odontologia
da Universidade Federal de
Minas Gerais (FO-UFMG);
apresentarem
cenários
diferentes de desenvolvimento
das atividades do PSE;
possuírem a concordância das
gerências das EEF e das UBS;
possuírem a concordância da
Gerência Regional de Atenção
à Saúde Pampulha (GERASAP)
e da Gerência Regional
de
Educação
Pampulha
(GERED-P).
Serão desenvolvidos quatro
estudos descritos a seguir e
de acordo com o fluxograma
metodológico (
fig.1
).
Estudo 1
Para o primeiro estudo será realizada uma revisão de
literatura com a finalidade de identificar e qualificar estudos
sobre como estão sendo conduzidas as avaliações económicas
de programas de saúde escolar. A pesquisa será realizada
nas bases de dados eletrónicas para trabalhos científicos,
PubMed e Web Of Science – Coleção Principal (Thomson
Reuters Scientific). A busca utilizará o emprego dos termos
“cost”, “economic evaluation”, “school health services”,
“school health”, “school health promotion” e “school health
program”.
A pesquisa será restrita a estudos da última década (2005
a 2015), nos idiomas inglês, espanhol e português, e que
incluam informações sobre avaliações económicas (todos os
tipos) relacionadas a programas de saúde escolar. A seleção
dos artigos será realizada, inicialmente, em dois momentos:
1. pela leitura dos títulos; 2. pela leitura dos resumos dos
artigos selecionados no primeiro momento. Os artigos então
selecionados pelos resumos de interesse serão localizados.
Após a leitura na íntegra dos artigos pré-selecionados, serão
definidos os que permanecerão no estudo. Serão analisados
os desenhos dos estudos, país onde foram realizados,
identificação da intervenção, tipo de avaliação económica
utilizada e os resultados por meio das medidas de custo e
medidas de efeito.
Estudo 2
O segundo estudo está relacionado com a avaliação do grau
de integração entre as EEF e a UBS de referência. Serão
avaliadas as características relacionais entre os agentes das
ações: profissional x profissional (relações de trabalho e
no trabalho), profissional x gestor (relações de gestão),
profissional x usuário (perceção dos usuários sobre as
práticas) e o grau de integração. Os atributos denominados
“relacionais” são um novo panorama para a avaliação em
Estudo 1
Para o primeiro estudo será realizada uma revisão de literatura com a finalidade de
identificar e qualificar estudos sobre como estão sendo conduzidas as avaliações
económicas de programa de saúde escolar. A pesquisa será realizada nas bases de
Figura 1.
Fluxograma metodológico do estudo de Avaliabilidade do Programa Saúde na Escola: um estudo de
caso orientado para a aplicação de conhecimentos sobre a integração entre Unidade Básica de Saúde e Escola de
Ensino Fundamental no Brasil, 2016.
1 - Objetivo fundamental: contribuir para o progresso dos conhecimentos e ela-
boração teórica.
2 - Objetivo formativo: fornecer informação para melhorar uma intervenção no
seu decorrer.
3 - Objetivo somativo: determinar os efeitos de uma intervenção para decidir se ela
deverá ser mantida ou transformada.