S31
Suplemento dos Anais do IHMT
dos entrevistados será realizada após as visitas às escolas
e unidades básicas de saúde, bem como após a análise dos
documentos oficiais com a identificação dos interessados na
pesquisa.
Duas atividades com os alunos serão realizadas para avaliar
a perceção dos escolares sobre o PSE. Serão solicitadas
redações aos alunos de 11-14 anos e desenhos aos alunos de
6-10 anos, em sala de aula. Os desenhos serão acompanhados
de narrativas gravadas. Para a análise serão sorteados
aleatoriamente dez desenhos com as respetivas narrativas e
dez redações.
No final será realizada
a análise dos dados
quantitativos (matriz de
medidas) e qualitativos
(análise de conteúdo
temática e material
coletado
entre
os
escolares). A análise de
conteúdotemática
[26]
será
realizada
organizando
as informações de cada
entrevista
com
os
profissionais e/ou funcionários e atividade desenvolvida com
os alunos, que serão transcritas e lidas sistematicamente pelo
pesquisador, seguido de codificação dos trechos pertinentes
para posterior categorização nos seguintes núcleos de
sentido: relações de trabalho e no trabalho, relações de
gestão e perceção dos usuários sobre as práticas. Podem-
se descobrir outros núcleos de sentido devido a alguma
frequência de aparição, o que será considerado.
Os dados quantitativos para cálculo do grau de integração
serão tratados pela análise da matriz de medidas por meio da
classificação de acordo com o valor atribuído, resultado do
Tabela 1.
Matriz com as dimensões da avaliação Gestão, Formação,Avaliação das Condições de Saúde e Promoção da Saúde
e Prevenção deAgravos (ações essenciais) do Programa Saúde na Escola, que irá ser submetida ao consenso de experts, para a
validação de indicadores em cada dimensão e construção do roteiro de entrevista e matriz de medidas, 2016.
Figura 3.
Modelo lógico dos componentes Avaliação das Condições de Saúde (Saúde Bucal) e Promoção da Saúde e Prevenção de Agravos (ações essenciais)
do Programa Saúde na Escola com foco na integração, Belo Horizonte, Minas Gerais, 2016.