S25
Suplemento dos Anais do IHMT
do modelo lógico, considerando os fatores contextuais.
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Todos os entrevistados conheciam a forma de organização e
a proposta de trabalho da RIPAg, e isso facilitou a adequação
das perguntas avaliativas e da matriz de medidas.A matriz de
medidas descreveu as perguntas avaliativas, os instrumentos,
a fase de coleta de dados e os procedimentos para sistemati-
zação e análise dos dados. Estabelecer critérios, indicadores
e parâmetros é condição necessária para o plano de avaliação,
pois são esses quesitos que permitirão não apenas descrever
o programa, mas realizar um julgamento sobre o objeto ava-
liado.
22,23
Outro item relevante na avaliação é identificar se os resul-
tados da avaliação serão utilizados e se existe indicativo de
sustentabilidade da intervenção.
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Na análise evidenciou-se
interesse dos gestores (diretoria e Comité gestor) em usar
as informações da avaliação para refletir sobre estratégias
que possam implementar o programa. A nova estrutura de
laboratórios da Fiocruz Minas, que passa a ser horizontal,
precisa ser fortalecida, para se constituir de facto como um
mecanismo de apoio a projetos que integrem vários grupos
de pesquisa e diversas áreas do conhecimento e de atuação.
Bozeman, Flay e Slade
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(2013) reafirmam a importância da
pesquisa em colaboração e sugerem pontos fundamentais
para o seu constante aprimoramento, notadamente relacio-
nados com a necessidade de cuidado na mensuração dos im-
pactos e nos vários níveis de análise, bem como uma maior
atenção no que tange à motivação dos pesquisadores e de-
mais colaboradores.
Por fim, recomenda-se a revisão de documentos para melho-
rar a clareza e adequação dos objetivos e metas do programa,
considerando as condições concretas dos contextos de de-
senvolvimento e o prazo previsto para o alcance dos obje-
tivos; o componente
translação do conhecimento
que inclui a
síntese, disseminação, partilha e aplicação do conhecimento
requer maior atenção quanto aos itens divulgação dos proje-
tos e seus produtos e elaboração de materiais técnicos para
implementação de políticas da instituição; todos os compo-
nentes elencados no modelo lógico podem ser avaliados e os
resultados poderão ser utilizados para a implementação da
RIPAg, que vai depender do contexto e dos múltiplos inte-
resses envolvidos.
Destaca-se que as etapas avaliativas realizadas neste estudo
favoreceram o cumprimento dos padrões de qualidade da
avaliação e dos objetivos do EA que incluem: identificar con-
cordâncias quanto aos objetivos, metas e população-alvo; ve-
rificar a existência de dados disponíveis a um custo razoável
e averiguar se o conhecimento gerado será utilizado pelos
gestores e demais integrantes da intervenção.
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Considerações finais
O EA constatou a possibilidade de realizar uma avaliação sis-
temática de caráter mais extenso e apresentou um cenário
favorável para o seu desenvolvimento, pois a intervenção em
si precisa ser revista. A apropriação do modelo lógico e das
matrizes de medidas e de análise poderá contribuir para ve-
rificar até que ponto os objetivos do programa estão a ser
alcançados, elucidar os produtos e tecnologias gerados e a
sua utilização, informar sobre a formação e capacitação de
recursos humanos e, ainda, abalizar os avanços e desafios en-
contrados na implantação do programa e execução dos pro-
jetos em colaboração.
Ademais, a partir desse estudo, foram apresentadas as per-
guntas avaliativas oportunas para a avaliação da RIPAg - Qual
o grau de implantação da RIPAg? Qual a influência do grau
de implantação da RIPAg nos efeitos observados? Que ele-
mentos foram facilitadores e ou dificultadores para a sua
implantação? - e o plano de avaliação tipo análise de implan-
tação com a proposta de elaboração de um estudo de caso,
desenvolvido posteriormente e finalizado em dezembro de
2016.
Agradecimentos
À Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível
Superior – CAPES; ao Centro de Pesquisa René Rachou –
Fiocruz Minas; à Universidade Federal de São João Del Rei
– UFSJ; ao Instituto de Higiene e MedicinaTropical - IHMT
/ Universidade Nova de Lisboa – UNL.
Conflito de interesses:
Os autores declaram que não
existem conflitos de interesses.