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S25

Suplemento dos Anais do IHMT

do modelo lógico, considerando os fatores contextuais.

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Todos os entrevistados conheciam a forma de organização e

a proposta de trabalho da RIPAg, e isso facilitou a adequação

das perguntas avaliativas e da matriz de medidas.A matriz de

medidas descreveu as perguntas avaliativas, os instrumentos,

a fase de coleta de dados e os procedimentos para sistemati-

zação e análise dos dados. Estabelecer critérios, indicadores

e parâmetros é condição necessária para o plano de avaliação,

pois são esses quesitos que permitirão não apenas descrever

o programa, mas realizar um julgamento sobre o objeto ava-

liado.

22,23

Outro item relevante na avaliação é identificar se os resul-

tados da avaliação serão utilizados e se existe indicativo de

sustentabilidade da intervenção.

11

Na análise evidenciou-se

interesse dos gestores (diretoria e Comité gestor) em usar

as informações da avaliação para refletir sobre estratégias

que possam implementar o programa. A nova estrutura de

laboratórios da Fiocruz Minas, que passa a ser horizontal,

precisa ser fortalecida, para se constituir de facto como um

mecanismo de apoio a projetos que integrem vários grupos

de pesquisa e diversas áreas do conhecimento e de atuação.

Bozeman, Flay e Slade

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(2013) reafirmam a importância da

pesquisa em colaboração e sugerem pontos fundamentais

para o seu constante aprimoramento, notadamente relacio-

nados com a necessidade de cuidado na mensuração dos im-

pactos e nos vários níveis de análise, bem como uma maior

atenção no que tange à motivação dos pesquisadores e de-

mais colaboradores.

Por fim, recomenda-se a revisão de documentos para melho-

rar a clareza e adequação dos objetivos e metas do programa,

considerando as condições concretas dos contextos de de-

senvolvimento e o prazo previsto para o alcance dos obje-

tivos; o componente

translação do conhecimento

que inclui a

síntese, disseminação, partilha e aplicação do conhecimento

requer maior atenção quanto aos itens divulgação dos proje-

tos e seus produtos e elaboração de materiais técnicos para

implementação de políticas da instituição; todos os compo-

nentes elencados no modelo lógico podem ser avaliados e os

resultados poderão ser utilizados para a implementação da

RIPAg, que vai depender do contexto e dos múltiplos inte-

resses envolvidos.

Destaca-se que as etapas avaliativas realizadas neste estudo

favoreceram o cumprimento dos padrões de qualidade da

avaliação e dos objetivos do EA que incluem: identificar con-

cordâncias quanto aos objetivos, metas e população-alvo; ve-

rificar a existência de dados disponíveis a um custo razoável

e averiguar se o conhecimento gerado será utilizado pelos

gestores e demais integrantes da intervenção.

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Considerações finais

O EA constatou a possibilidade de realizar uma avaliação sis-

temática de caráter mais extenso e apresentou um cenário

favorável para o seu desenvolvimento, pois a intervenção em

si precisa ser revista. A apropriação do modelo lógico e das

matrizes de medidas e de análise poderá contribuir para ve-

rificar até que ponto os objetivos do programa estão a ser

alcançados, elucidar os produtos e tecnologias gerados e a

sua utilização, informar sobre a formação e capacitação de

recursos humanos e, ainda, abalizar os avanços e desafios en-

contrados na implantação do programa e execução dos pro-

jetos em colaboração.

Ademais, a partir desse estudo, foram apresentadas as per-

guntas avaliativas oportunas para a avaliação da RIPAg - Qual

o grau de implantação da RIPAg? Qual a influência do grau

de implantação da RIPAg nos efeitos observados? Que ele-

mentos foram facilitadores e ou dificultadores para a sua

implantação? - e o plano de avaliação tipo análise de implan-

tação com a proposta de elaboração de um estudo de caso,

desenvolvido posteriormente e finalizado em dezembro de

2016.

Agradecimentos

À Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível

Superior – CAPES; ao Centro de Pesquisa René Rachou –

Fiocruz Minas; à Universidade Federal de São João Del Rei

– UFSJ; ao Instituto de Higiene e MedicinaTropical - IHMT

/ Universidade Nova de Lisboa – UNL.

Conflito de interesses:

Os autores declaram que não

existem conflitos de interesses.