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S22

vadores; a

translação do conhecimento

nas ações de dissemi-

nação ou troca do conhecimento com entidades de saúde,

empresas e sociedade, e na contabilização dos produtos

académicos e tecnológicos; e a

Formação e capacitação de

recursos humanos

na formação de pesquisadores e capacita-

ção de profissionais (Figura 3).

Para cada um dos componentes descritos foram apre-

sentados os recursos disponíveis, atividades pretendidas,

impactos esperados e conexões causais presumidas. Os

efeitos imediatos esperados foram: interações estabele-

cidas - estrutura em redes de colaboração em pesquisa,

geração do conhecimento, disseminação e/ou aplicação

do conhecimento e qualificação de pessoas. A médio pra-

zo o efeito foi fortalecer a capacidade instalada na insti-

tuição para potencializar a geração de conhecimentos e o

desenvolvimento de produtos e processos inovadores e,

a longo prazo, fortalecer o papel estratégico da Fiocruz

Minas na promoção da inovação, formação e capacitação

de pessoas, fortalecimento da pesquisa e da infraestrutura

científica e tecnológica.

Destacam-se no contexto externo, o orçamento institucio-

nal da Fiocruz, a vice diretoria de pesquisa, o programa de

excelência em pesquisa (PROEP) e os órgãos financiadores

de pesquisa. Fatores que podem influenciar os efeitos e, con-

sequentemente, o desempenho da RIPAg.

O modelo lógico subsidiou a seleção das perguntas avalia-

tivas classificando-as quanto à prioridade, utilidade e via-

bilidade. Para cada pergunta foram definidos o critério,

a descrição ou método de cálculo, o parâmetro, o tipo de

abordagem (qualitativa e/ou quantitativa), o tipo de dado e a

técnica de coleta, constituindo-se assim a matriz de medidas.

A próxima etapa constituiu-se na elaboração da matriz de

análise e julgamento (Quadro 1). Foram definidos os valo-

res atribuídos e os pontos de corte utilizados para classifi-

car se os resultados encontrados no estudo estão, ou não, de

acordo com os padrões ou parâmetros estabelecidos. O total

máximo de pontos foi estabelecido em 115. Foi pactuada a

pontuação máxima de 45 pontos para as atividades do com-

ponente

Interação entre pesquisadores

, 30 pontos para o com-

ponente

Desenvolvimento de pesquisas em colaboração,

30 pontos

para o componente

translação do conhecimento

e 10 pontos

para as atividades relacionadas com o componente

Formação e

capacitação de recursos humanos.

Essa matriz será desenvolvida

na análise de implantação da RIPAg

a posteriori

.

a

Parcerias estabelecidas entre grupos de pesquisa

institucionais (internos).

Elaboração de projetos integrados alinhados com a

missão e visão dos programa.

Existência de chamada interna para projetos em

colaboração

Participação de intercâmbio entre instituições

parceiras.

Criação do comitê gestor.

Elaboração de regimento.

Existência de acesso às redes informacionais on-line.

Realização de reuniões para apresentação das

atividades do Programa e dos resultados dos projetos.

Elaboração de relatórios técnicos científicos.

Fortalecer o

papel

estratégico do

CPqRR

/Fiocruz

Minas na

promoção da

inovação,

formação e

capacitação

de pessoas,

desenvovl-

mento da

pesquisa e da

infraestrutura

científica e

tecnológica

para a

promoção da

melhoria da

saúde da

população

PROGRAMA ESTRUTURANTE - RIPAg

Translação do

conhecimento

Desenvolvi-

mento de

pesquisas em

colaboração

CONTEXTO INTERNO

CONTEXTO

EXTERNO

Em

outras

palavras

, ele

pode

melhora

r o

âmbito

intelect

ual para

a

tomada

de

decisõe

s.

Orçamento

institucio-

nal da

Fiocruz

Interação entre

pesquisadores

Formação e

capacitação de

recursos

humanos

Objetivos dos projetos cumpridos.

Desenvolvimento das pesquisas no prazo previsto.

Geração de produtos e de processos inovadores.

Orçamento suficiente e disponibilizado em tempo

hábil para a realização das pesquisas.

Captação de recursos externos durante a vigência dos

projetos.

Divulgação dos resultados da pesquisa aos usuários

utilizando redes eletrônicas.

Parcerias com universidades, governos ou empresas

(externos).

Realização de atividades de educação científica para a

instituição, governo, empresas e sociedade.

Auxílio à implementação de políticas ou à elaboração

de materiais técnicos.

Publicação de artigos científicos, livros, capítulos de

livros.

Registro de patentes.

Apresentação de trabalhos com publicação de resumos

em anais de eventos científicos.

Orientação de alunos de iniciação científica,

mestrandos e doutorandos.

Supervisão de pesquisadores no pós-doutorado.

Realização de cursos/capacitações.

Estrutura em

redes de

colaboração

de pesquisa

Disseminação

e aplicação

do

conhecimento

Qualificação

de recursos

humanos

Produção

científica e

tecnológica

Fortalecer a

capacidade

instalada na

instituição

para

potencializar

a geração de

conhecimen-

tos e o

desenvolvi-

mento de

produtos e

processos

inovadores

Órgãos

financiado-

res de

pesquisa

Vice

diretoria

de

pesquisa -

CPqRR

/ocruz

Minas

Programa

de

Excelência

de Pesquisa

- PROEP

Figura 3.

Modelo lógico do Programa Estruturante RIPAg, Fiocruz Minas, 2015.

Gestão, meta-avaliação e redes de conhecimento