S22
vadores; a
translação do conhecimento
nas ações de dissemi-
nação ou troca do conhecimento com entidades de saúde,
empresas e sociedade, e na contabilização dos produtos
académicos e tecnológicos; e a
Formação e capacitação de
recursos humanos
na formação de pesquisadores e capacita-
ção de profissionais (Figura 3).
Para cada um dos componentes descritos foram apre-
sentados os recursos disponíveis, atividades pretendidas,
impactos esperados e conexões causais presumidas. Os
efeitos imediatos esperados foram: interações estabele-
cidas - estrutura em redes de colaboração em pesquisa,
geração do conhecimento, disseminação e/ou aplicação
do conhecimento e qualificação de pessoas. A médio pra-
zo o efeito foi fortalecer a capacidade instalada na insti-
tuição para potencializar a geração de conhecimentos e o
desenvolvimento de produtos e processos inovadores e,
a longo prazo, fortalecer o papel estratégico da Fiocruz
Minas na promoção da inovação, formação e capacitação
de pessoas, fortalecimento da pesquisa e da infraestrutura
científica e tecnológica.
Destacam-se no contexto externo, o orçamento institucio-
nal da Fiocruz, a vice diretoria de pesquisa, o programa de
excelência em pesquisa (PROEP) e os órgãos financiadores
de pesquisa. Fatores que podem influenciar os efeitos e, con-
sequentemente, o desempenho da RIPAg.
O modelo lógico subsidiou a seleção das perguntas avalia-
tivas classificando-as quanto à prioridade, utilidade e via-
bilidade. Para cada pergunta foram definidos o critério,
a descrição ou método de cálculo, o parâmetro, o tipo de
abordagem (qualitativa e/ou quantitativa), o tipo de dado e a
técnica de coleta, constituindo-se assim a matriz de medidas.
A próxima etapa constituiu-se na elaboração da matriz de
análise e julgamento (Quadro 1). Foram definidos os valo-
res atribuídos e os pontos de corte utilizados para classifi-
car se os resultados encontrados no estudo estão, ou não, de
acordo com os padrões ou parâmetros estabelecidos. O total
máximo de pontos foi estabelecido em 115. Foi pactuada a
pontuação máxima de 45 pontos para as atividades do com-
ponente
Interação entre pesquisadores
, 30 pontos para o com-
ponente
Desenvolvimento de pesquisas em colaboração,
30 pontos
para o componente
translação do conhecimento
e 10 pontos
para as atividades relacionadas com o componente
Formação e
capacitação de recursos humanos.
Essa matriz será desenvolvida
na análise de implantação da RIPAg
a posteriori
.
a
•
Parcerias estabelecidas entre grupos de pesquisa
institucionais (internos).
•
Elaboração de projetos integrados alinhados com a
missão e visão dos programa.
•
Existência de chamada interna para projetos em
colaboração
•
Participação de intercâmbio entre instituições
parceiras.
•
Criação do comitê gestor.
•
Elaboração de regimento.
•
Existência de acesso às redes informacionais on-line.
•
Realização de reuniões para apresentação das
atividades do Programa e dos resultados dos projetos.
•
Elaboração de relatórios técnicos científicos.
Fortalecer o
papel
estratégico do
CPqRR
/Fiocruz
Minas na
promoção da
inovação,
formação e
capacitação
de pessoas,
desenvovl-
mento da
pesquisa e da
infraestrutura
científica e
tecnológica
para a
promoção da
melhoria da
saúde da
população
PROGRAMA ESTRUTURANTE - RIPAg
Translação do
conhecimento
Desenvolvi-
mento de
pesquisas em
colaboração
CONTEXTO INTERNO
CONTEXTO
EXTERNO
Em
outras
palavras
, ele
pode
melhora
r o
âmbito
intelect
ual para
a
tomada
de
decisõe
s.
Orçamento
institucio-
nal da
Fiocruz
Interação entre
pesquisadores
Formação e
capacitação de
recursos
humanos
•
Objetivos dos projetos cumpridos.
•
Desenvolvimento das pesquisas no prazo previsto.
•
Geração de produtos e de processos inovadores.
•
Orçamento suficiente e disponibilizado em tempo
hábil para a realização das pesquisas.
•
Captação de recursos externos durante a vigência dos
projetos.
•
Divulgação dos resultados da pesquisa aos usuários
utilizando redes eletrônicas.
•
Parcerias com universidades, governos ou empresas
(externos).
•
Realização de atividades de educação científica para a
instituição, governo, empresas e sociedade.
•
Auxílio à implementação de políticas ou à elaboração
de materiais técnicos.
•
Publicação de artigos científicos, livros, capítulos de
livros.
•
Registro de patentes.
•
Apresentação de trabalhos com publicação de resumos
em anais de eventos científicos.
•
Orientação de alunos de iniciação científica,
mestrandos e doutorandos.
•
Supervisão de pesquisadores no pós-doutorado.
•
Realização de cursos/capacitações.
Estrutura em
redes de
colaboração
de pesquisa
Disseminação
e aplicação
do
conhecimento
Qualificação
de recursos
humanos
Produção
científica e
tecnológica
Fortalecer a
capacidade
instalada na
instituição
para
potencializar
a geração de
conhecimen-
tos e o
desenvolvi-
mento de
produtos e
processos
inovadores
Órgãos
financiado-
res de
pesquisa
Vice
diretoria
de
pesquisa -
CPqRR
/ocruz
Minas
Programa
de
Excelência
de Pesquisa
- PROEP
Figura 3.
Modelo lógico do Programa Estruturante RIPAg, Fiocruz Minas, 2015.
Gestão, meta-avaliação e redes de conhecimento