S19
Suplemento dos Anais do IHMT
Materiais e métodos
Realizou-se um EA para caso único
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, com abordagem quali-
tativa, baseado no sistema dos sete elementos proposto por
Thurston e Ramaliu
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(2005)
[3], são estes: (a) a descrição do
programa identificando as metas, os objetivos e as atividades
que o constituem; (b) a identificação e revisão dos documen-
tos disponíveis no programa; (c) a modelagem dos recursos
disponíveis, das atividades pretendidas, impactos esperados
e conexões causais presumidas (Modelo Lógico do Progra-
ma – MLP); (d) a supervisão do programa, ou obtenção de
um entendimento preliminar de como opera; (e) o desen-
volvimento de um Modelo Teórico da Avaliação (MTA); (f)
a identificação de usuários da avaliação e outros principais
envolvidos; e (g) a obtenção de um acordo quanto ao pro-
cedimento de uma avaliação. Durante o EA foram seguidos
alguns parâmetros necessários para conduzir a avaliação de
forma adequada para garantir a sua qualidade e utilidade.
Para isso, considerou-se como referência os eixos da meta-
-avaliação: utilidade, factibilidade e viabilidade, propriedade
e precisão, atributos importantes para avaliação da qualidade
da avaliação.
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Para operacionalizar este estudo foram analisados documen-
tos, no período entre junho e dezembro de 2015, incluindo:
manual organizacional da Fiocruz, regimentos, atas e relatos
de reuniões, editais internos, relatórios técnicos científicos e
materiais de divulgação. Concomitantemente, a pesquisado-
ra manteve contacto
in loco
com representantes do Conselho
Consultivo dos Programas Estruturantes institucional, Co-
mité gestor da RIPAg e coordenadores dos projetos de pes-
quisa em colaboração para entender a organização da rede e
para identificar os possíveis informantes-chave na avaliação,
a sua forma de contribuição e o tipo de apoio no estudo.
Entre os identificados, participaram deste estudo 4 mem-
bros do Conselho consultivo dos programas estruturantes; 5
membros do Comité gestor da RIPAG, sendo 4 deles coor-
denadores de projetos de pesquisa em colaboração; e um
profissional administrativo.
Foram realizadas 10 entrevistas semiestruturadas com abor-
dagem dos seguintes itens: estruturas e tecnologias, intera-
ção com as equipas de pesquisa, equipa de trabalho (nome,
instituição, cargo, formação, área de atuação), fluxo de in-
formações, mecanismos de monitoramento e avaliação, fa-
cilidades e dificuldades na realização dos projetos, objetivos
atendidos e produtos apresentados, relevância dos resultados
das pesquisas na formação de opinião de grupos e institui-
ções envolvidos ou interessados no objeto ou no processo da
pesquisa. Nas entrevistas foi atribuído um código a cada um
dos participantes, buscando-se ao máximo o anonimato das
informações. As entrevistas foram realizadas pela pesquisa-
dora visitante.
No desenvolvimento da pesquisa foram também realizadas
uma reunião com a diretora da Fiocruz Minas e a comissão
gestora da RIPAg para apresentar a proposta avaliativa, e três
encontros de trabalho com pesquisadores para apresentar os
modelos teórico e lógico, bem como as perguntas e os cri-
térios para a avaliação. Esses instrumentos foram enviados
previamente aos pesquisadores por meio eletrónico e, com
base nas respostas e sugestões, estes foram revistos e finali-
zados. A construção em conjunto garantiu o cumprimento
dos atributos de qualidade: precisão (a identificação e de-
finição dos procedimentos irão garantir que as descobertas
sejam consideradas corretas) e da utilidade (a definição dos
padrões e procedimentos de coleta de dados garante que os
resultados da avaliação possam ser úteis).
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A análise das informações foi feita por meio dos dados ob-
tidos nos documentos e aquelas obtidas nas entrevistas e na
observação. As entrevistas foram transcritas e processadas
a partir da leitura exaustiva dos textos, seguidas pela clas-
sificação dos trechos que continham as ideias centrais dos
informantes-chave, conforme as categorias analíticas pré-
-estabelecidas no modelo lógico do programa. Foi utilizada
a análise de conteúdo temática, que consiste em descobrir
os núcleos de sentido que compõem a comunicação e cuja
presença, ou frequência de aparição, pode significar alguma
coisa para o objetivo analítico escolhido.
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Este estudo foi aprovado pelo Comité de Ética do Centro
de Pesquisa René Rachou, Fundação Oswaldo Cruz (CAAE
49148715.0.0000.5091, parecer: 1.259.897).
Resultados
Compreendendo a intervenção: a descrição da
intervenção e a obtenção de um entendimento
preliminar de como opera
(elementos a, b, d, pro-
postos por Thurston e Ramaliu, 2005).
A discussão da implantação dos Programas Estruturantes
na Fiocruz Minas iniciou por volta de 2008 e estendeu-se
também em 2009, com o propósito de estabelecer pro-
gramas num formato mais horizontal que pudessem ser
conduzidos para propiciar mais integração de pesquisado-
res em diferentes áreas de conhecimento, além de otimi-
zar recursos, espaços e equipamentos. Essa proposta ia de
encontro à nova estrutura organizacional da Instituição,
que saía da estrutura de laboratório para a criação de gru-
pos de pesquisa. Os programas estruturantes constituem-
-se em mecanismo de apoio a projetos integrados envol-
vendo grupos de pesquisa que compartilharão conheci-
mentos e recursos, para responder a questões relevantes
da saúde, aglutinando diversas áreas do conhecimento ou
vários aspetos de uma mesma área. Essa intervenção visa-
va a geração de produtos académicos e licenciamento de
patentes, a formação de recursos humanos, a otimização
de recursos e a transferência de conhecimentos e tecnolo-
gias para os setores empresariais e de governo.
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Um dos programas implantados foi a RIPAg, cuja orga-
nização apresentou-se como uma experiência de gestão