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S19

Suplemento dos Anais do IHMT

Materiais e métodos

Realizou-se um EA para caso único

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, com abordagem quali-

tativa, baseado no sistema dos sete elementos proposto por

Thurston e Ramaliu

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(2005)

[3], são estes: (a) a descrição do

programa identificando as metas, os objetivos e as atividades

que o constituem; (b) a identificação e revisão dos documen-

tos disponíveis no programa; (c) a modelagem dos recursos

disponíveis, das atividades pretendidas, impactos esperados

e conexões causais presumidas (Modelo Lógico do Progra-

ma – MLP); (d) a supervisão do programa, ou obtenção de

um entendimento preliminar de como opera; (e) o desen-

volvimento de um Modelo Teórico da Avaliação (MTA); (f)

a identificação de usuários da avaliação e outros principais

envolvidos; e (g) a obtenção de um acordo quanto ao pro-

cedimento de uma avaliação. Durante o EA foram seguidos

alguns parâmetros necessários para conduzir a avaliação de

forma adequada para garantir a sua qualidade e utilidade.

Para isso, considerou-se como referência os eixos da meta-

-avaliação: utilidade, factibilidade e viabilidade, propriedade

e precisão, atributos importantes para avaliação da qualidade

da avaliação.

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Para operacionalizar este estudo foram analisados documen-

tos, no período entre junho e dezembro de 2015, incluindo:

manual organizacional da Fiocruz, regimentos, atas e relatos

de reuniões, editais internos, relatórios técnicos científicos e

materiais de divulgação. Concomitantemente, a pesquisado-

ra manteve contacto

in loco

com representantes do Conselho

Consultivo dos Programas Estruturantes institucional, Co-

mité gestor da RIPAg e coordenadores dos projetos de pes-

quisa em colaboração para entender a organização da rede e

para identificar os possíveis informantes-chave na avaliação,

a sua forma de contribuição e o tipo de apoio no estudo.

Entre os identificados, participaram deste estudo 4 mem-

bros do Conselho consultivo dos programas estruturantes; 5

membros do Comité gestor da RIPAG, sendo 4 deles coor-

denadores de projetos de pesquisa em colaboração; e um

profissional administrativo.

Foram realizadas 10 entrevistas semiestruturadas com abor-

dagem dos seguintes itens: estruturas e tecnologias, intera-

ção com as equipas de pesquisa, equipa de trabalho (nome,

instituição, cargo, formação, área de atuação), fluxo de in-

formações, mecanismos de monitoramento e avaliação, fa-

cilidades e dificuldades na realização dos projetos, objetivos

atendidos e produtos apresentados, relevância dos resultados

das pesquisas na formação de opinião de grupos e institui-

ções envolvidos ou interessados no objeto ou no processo da

pesquisa. Nas entrevistas foi atribuído um código a cada um

dos participantes, buscando-se ao máximo o anonimato das

informações. As entrevistas foram realizadas pela pesquisa-

dora visitante.

No desenvolvimento da pesquisa foram também realizadas

uma reunião com a diretora da Fiocruz Minas e a comissão

gestora da RIPAg para apresentar a proposta avaliativa, e três

encontros de trabalho com pesquisadores para apresentar os

modelos teórico e lógico, bem como as perguntas e os cri-

térios para a avaliação. Esses instrumentos foram enviados

previamente aos pesquisadores por meio eletrónico e, com

base nas respostas e sugestões, estes foram revistos e finali-

zados. A construção em conjunto garantiu o cumprimento

dos atributos de qualidade: precisão (a identificação e de-

finição dos procedimentos irão garantir que as descobertas

sejam consideradas corretas) e da utilidade (a definição dos

padrões e procedimentos de coleta de dados garante que os

resultados da avaliação possam ser úteis).

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A análise das informações foi feita por meio dos dados ob-

tidos nos documentos e aquelas obtidas nas entrevistas e na

observação. As entrevistas foram transcritas e processadas

a partir da leitura exaustiva dos textos, seguidas pela clas-

sificação dos trechos que continham as ideias centrais dos

informantes-chave, conforme as categorias analíticas pré-

-estabelecidas no modelo lógico do programa. Foi utilizada

a análise de conteúdo temática, que consiste em descobrir

os núcleos de sentido que compõem a comunicação e cuja

presença, ou frequência de aparição, pode significar alguma

coisa para o objetivo analítico escolhido.

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Este estudo foi aprovado pelo Comité de Ética do Centro

de Pesquisa René Rachou, Fundação Oswaldo Cruz (CAAE

49148715.0.0000.5091, parecer: 1.259.897).

Resultados

Compreendendo a intervenção: a descrição da

intervenção e a obtenção de um entendimento

preliminar de como opera

(elementos a, b, d, pro-

postos por Thurston e Ramaliu, 2005).

A discussão da implantação dos Programas Estruturantes

na Fiocruz Minas iniciou por volta de 2008 e estendeu-se

também em 2009, com o propósito de estabelecer pro-

gramas num formato mais horizontal que pudessem ser

conduzidos para propiciar mais integração de pesquisado-

res em diferentes áreas de conhecimento, além de otimi-

zar recursos, espaços e equipamentos. Essa proposta ia de

encontro à nova estrutura organizacional da Instituição,

que saía da estrutura de laboratório para a criação de gru-

pos de pesquisa. Os programas estruturantes constituem-

-se em mecanismo de apoio a projetos integrados envol-

vendo grupos de pesquisa que compartilharão conheci-

mentos e recursos, para responder a questões relevantes

da saúde, aglutinando diversas áreas do conhecimento ou

vários aspetos de uma mesma área. Essa intervenção visa-

va a geração de produtos académicos e licenciamento de

patentes, a formação de recursos humanos, a otimização

de recursos e a transferência de conhecimentos e tecnolo-

gias para os setores empresariais e de governo.

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Um dos programas implantados foi a RIPAg, cuja orga-

nização apresentou-se como uma experiência de gestão