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S27

Plano Estratégico de Cooperação em Saúde na CPLP

Estabelecimento de uma rede estruturante da cooperação

em educação médica, no âmbito do PECS-CPLP

Towards a PECS-CPLP netwok for medical education

Mário Jorge Fresta

Centro de EstudosAvançados em Educação e Formação Médica (CEDUMED) da

UniversidadeAgostinho Neto, Luanda,Angola

Maria Amélia Ferreira

Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, Porto, Portugal

António Pedro Delgado

Faculdade de Medicina da Universidade de CaboVerde, Cidade da Praia, CaboVerde

Maria Rosário Sambo

Reitoria da UniversidadeAgostinho Neto, Luanda,Angola

JorgeTorgal

Faculdade de Ciências Médicas, Universidade Nova de Lisboa, Lisboa, Portugal

Mohsin Sidat

Faculdade de Medicina da Universidade Eduardo Mondlane, Maputo, Moçambique

Paulo Ferrinho

GHTM, Instituto de Higiene e MedicinaTropical, Universidade Nova de Lisboa,

Lisboa, Portugal

Resumo

Perante o forte crescimento de inciativas de educação médica nos Estados

africanos membros da Comunidade de Países de Língua Portuguesa e uma

crescente cooperação no ensino médico, justifica-se que, no âmbito do Plano

Estratégico de Cooperação em Saúde (PECS) da CPLP, se pense esta coo-

peração numa abordagem triangular, sul-norte-sul, coordenando as iniciati-

vas num quadro de prioridades discutido e definido colegialmente. As redes

criadas para coordenar outras atividades de cooperação no âmbito do PECS

apontam um possível caminho. Com história prévia de tentativas de criação

de redes de intervenção na educação médica, com a experiência já adquirida,

defendemos neste artigo que os atores ativamente envolvidos em cooperação

para o desenvolvimento do ensino médico se esforcem para estabelecer uma

Rede de Cooperação em Ensino Médico (RECOEM) da CPLP em articulação

com outras iniciativas implantadas nos Estados de língua oficial portuguesa,

como as cooperações norte-americana e cubana.

Palavras Chave:

Educação médica, Faculdades de Medicina, PECS, CPLP.

Abstract

Given the strong growth of medical education initiatives in African

Member States of the Community of Portuguese Speaking Countries

(CPLP) and considering the increased cooperation in medical educa-

tion, it is justified under the Strategic Plan for Cooperation in Health

(PECS) of the CPLP, to think this cooperation in a triangular, south-

north-south approach, coordinating the initiatives in a framework of

priorities discussed and defined collectively. The networks created to

coordinate other cooperation activities under the PECS point a way

forward.With a history of attempts to create intervention networks in

medical education, with the experience gained, we argue in this arti-

cle that actors actively involved in development cooperation of medi-

cal education should strive to establish a Cooperation Network on

Medical Education of the CPLP in conjunction with other initiatives

implemented in the Portuguese-speaking States, such as cooperation

initiatives by the USA and Cuba.

KeyWords:

Medical education, Medical Faculties, PECS, CPLP.

Artigo Original

An Inst Hig MedTrop 2016; 15 (Supl. 1): S27- S34