S27
Plano Estratégico de Cooperação em Saúde na CPLP
Estabelecimento de uma rede estruturante da cooperação
em educação médica, no âmbito do PECS-CPLP
Towards a PECS-CPLP netwok for medical education
Mário Jorge Fresta
Centro de EstudosAvançados em Educação e Formação Médica (CEDUMED) da
UniversidadeAgostinho Neto, Luanda,Angola
Maria Amélia Ferreira
Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, Porto, Portugal
António Pedro Delgado
Faculdade de Medicina da Universidade de CaboVerde, Cidade da Praia, CaboVerde
Maria Rosário Sambo
Reitoria da UniversidadeAgostinho Neto, Luanda,Angola
JorgeTorgal
Faculdade de Ciências Médicas, Universidade Nova de Lisboa, Lisboa, Portugal
Mohsin Sidat
Faculdade de Medicina da Universidade Eduardo Mondlane, Maputo, Moçambique
Paulo Ferrinho
GHTM, Instituto de Higiene e MedicinaTropical, Universidade Nova de Lisboa,
Lisboa, Portugal
Resumo
Perante o forte crescimento de inciativas de educação médica nos Estados
africanos membros da Comunidade de Países de Língua Portuguesa e uma
crescente cooperação no ensino médico, justifica-se que, no âmbito do Plano
Estratégico de Cooperação em Saúde (PECS) da CPLP, se pense esta coo-
peração numa abordagem triangular, sul-norte-sul, coordenando as iniciati-
vas num quadro de prioridades discutido e definido colegialmente. As redes
criadas para coordenar outras atividades de cooperação no âmbito do PECS
apontam um possível caminho. Com história prévia de tentativas de criação
de redes de intervenção na educação médica, com a experiência já adquirida,
defendemos neste artigo que os atores ativamente envolvidos em cooperação
para o desenvolvimento do ensino médico se esforcem para estabelecer uma
Rede de Cooperação em Ensino Médico (RECOEM) da CPLP em articulação
com outras iniciativas implantadas nos Estados de língua oficial portuguesa,
como as cooperações norte-americana e cubana.
Palavras Chave:
Educação médica, Faculdades de Medicina, PECS, CPLP.
Abstract
Given the strong growth of medical education initiatives in African
Member States of the Community of Portuguese Speaking Countries
(CPLP) and considering the increased cooperation in medical educa-
tion, it is justified under the Strategic Plan for Cooperation in Health
(PECS) of the CPLP, to think this cooperation in a triangular, south-
north-south approach, coordinating the initiatives in a framework of
priorities discussed and defined collectively. The networks created to
coordinate other cooperation activities under the PECS point a way
forward.With a history of attempts to create intervention networks in
medical education, with the experience gained, we argue in this arti-
cle that actors actively involved in development cooperation of medi-
cal education should strive to establish a Cooperation Network on
Medical Education of the CPLP in conjunction with other initiatives
implemented in the Portuguese-speaking States, such as cooperation
initiatives by the USA and Cuba.
KeyWords:
Medical education, Medical Faculties, PECS, CPLP.
Artigo Original
An Inst Hig MedTrop 2016; 15 (Supl. 1): S27- S34