Table of Contents Table of Contents
Previous Page  33 / 108 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 33 / 108 Next Page
Page Background

S31

Plano Estratégico de Cooperação em Saúde na CPLP

O IHMT-UNL, com o apoio do Dr. Pedro Serrano, tem colabo-

rado com algumas das Ordens (particularmente na Guiné-Bis-

sau, em Cabo Verde e em Moçambique) no desenvolvimento

dos seus documentos estatutários e normativos e em atividades

formativas; esse pode ser um importante papel duma rede co-

laborativa.

Em países da CPLP onde ainda não existem mecanismos de

avaliação e acreditação das escolas médicas, a criação de escolas

médicas privadas é um importante tema que encontra espaço

nas questões de regulação do ensino médico.

Apoio às licenciaturas emmedicina

Nesta área damos 2 exemplos: a colaboração da Universidade

de Coimbra (UC) com CaboVerde e da Universidade do Porto

comMoçambique eAngola.

O primeiro curso de medicina de Cabo Verde entrou em

funcionamento em 2015, em resultado de um projeto que

contou com o apoio da UC, através de um protocolo que o

governo de Cabo Verde estabeleceu com o governo portu-

guês. Neste curso, os alunos têm aulas em Cabo Verde nos

primeiros três anos e viajam, depois, para Portugal, onde

estudarão mais dois anos, o que lhes permitirá ter uma ex-

periência de ensino clínico num grande hospital, em que as

abordagens clínicas são feitas de acordo com os processos

mais evoluídos. O último ano, de prática clínica, é concluído

em Cabo Verde. O trabalho da UC será, acima de tudo, de

supervisão, acompanhando todo o processo e envolvendo-

-se quando necessário. O novo curso de medicina de Cabo

Verde conta com 25 vagas: 20 são exclusivas a estudantes

caboverdianos e as restantes são disponibilizadas para alunos

da CPLP. O projeto contará também com a colaboração de

oito docentes portugueses (incluindo do IHMT-UNL).A ex-

petativa da Universidade caboverdiana é que, além do apoio

direto na realização dos cursos, essa colaboração venha a ser

estruturante e com uma finalidade, desde o início, de pro-

mover uma transferência de conhecimentos, nomeadamen-

te contribuir para a constituição pedagógica e técnica dum

corpo docente, ajudando a estabelecer como prioridade um

programa de formação de formadores.

O curso de Biopatologia (Biopatologia I e II) da FMUP iniciou,

no ano de 2005/2006, a disponibilização de conteúdos

online

para os estudantes da Universidade do Porto e, posteriormente,

para estudantes de outras universidades de língua portuguesa,

nomeadamente para a UEM (Moçambique), num projeto de-

senvolvido com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian.

Em Angola, a Universidade do Porto, através da Faculdade de

Medicina, tem ainda colaborado – ao nível da formação pré-

-graduada - na ministração de cursos de comunicação clínica

(Universidade Onze de Novembro, Cabinda) e com apoio de

formação para a instalação e desenvolvimento de Centros de

Simulação Biomédica (Universidade Onze de Novembro, Ca-

binda, e UAN, Luanda).

Programas estruturantes de qualidade e

excelência da educação/formação médica

Desde 2005 que, através da articulação entre o Centro de Educa-

ção Médica da FMUP e o CEDUMED, que fora criado na UAN

em 2003, se vem investindo emmecanismos de desenvolvimento

da qualidade e da excelência da formação de médicos na institui-

ção pública que tem sido ao longo dos anos referência de forma-

ção/educação médica em Angola: a FMUAN. Esta colaboração

teve início com a realização da avaliação institucional e diagnóstico

científico-pedagógico da licenciatura em medicina da FMUAN, à

qual se seguiu a elaboração dum Plano Estratégico de Desenvol-

vimento que estabeleceu as linhas da intervenção estruturante se-

torizada no âmbito da formação/educação médica, a definição do

“perfil do médico emAngola” como primeira etapa do processo

de reforma curricular do curso de medicina da FMUAN, criação

de condições para a capacitação pedagógica, académica e técnico-

-científica de recursos humanos da área da saúde, com o objetivo

de criar um programa de formação de médicos com reconhecida

qualidade.Apoiou-se ainda a instalação de um Gabinete deApoio

ao Estudante (Fresta, 2003; Ferreira, 2003; Fresta et al, 2004).

Para além desta intensa cooperação com a FMUP, apoiada pelo

IPAD e pelo Instituto Camões, o CEDUMED tem acordos com

Clínica Multiperfil emAngola (2013) e com o Instituto de Higie-

ne e Medicina Tropical de Lisboa (2014) que se vêm tornando

cada vez mais relevantes (Fresta, 2015).

Outras iniciativas semelhantes de avaliação do curso de medicina

e promoção da melhoria dos cursos e dos resultados dos progra-

mas pedagógicos foram realizadas em Faculdade de Medicina da

Universidade Katyavala Bwila (Sambo et al, 2012) e estão a ser

consideradas para outras faculdades, como no Lubango, em Ca-

binda e emNampula.

A existência de uma rede de ensino médico funcional poderá

ajudar a estabelecer mecanismos de avaliação dos resultados e o

impacto da implementação destas acções.

Estabelecimento de mestrados

em educaçãomédica

OMestrado emEducaçãoMédica na UAN emAngola iniciou em

2004 com colaboração, no primeiro ano (letivo) da Faculdade de

Medicina de Lisboa e no segundo ano (dissertações) da FMUP a

qual veio a prestar colaboração integral (primeiro e segundo ano)

na segunda edição desse Mestrado em 2007/2008 (Fresta et al,

2012; (Fresta et al, 2011 e 2012).

Coordenado pela FMUP o Mestrado em Educação Médica vai

ainda, a partir de 2016, ser lecionado na Universidade de Cabo

Verde para a formação pedagógica dos profissionais na área da saú-

de, particularmente aos envolvidos nas atividades de lecionação

no curso de medicina.

1 -

http://wfme.org/standards/bme/78-new-version-2012-quality-improve-

ment-in-basic-medical-education-english/file

2 -

http://acp-edulink.eu/content/name-health-%E2%80%94-network-approa-

ch-medical-education-pursuit-quality-heis-and-health-systems