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S72

Artigo Original

ra do pensamento por compor “caixinhas” para serem

preenchidas de forma automática, numa formatação

específica, que para alguns se mostrava desinteressan-

te, desinteressada, sem outra importância que não fosse

controle. Esta compreensão começava a ser modificada

no decorrer dos processos educativos, como apontado

pelos participantes da última oficina relacionada ao sis-

tema, que viria a ser substituído ou sofrer profundas

mudanças no curto prazo.

Desta maneira, pode pensar-se que faz parte da cultura

institucionalizada a perceção de um fazer obrigatório

vinculado a punições e a mecanismos de judicialização,

ligados a mecanismos de controle e, por consequência,

de resistência. Como mostram os estudos sobre a socie-

dade disciplinar e a utilização das ferramentas de con-

trole, existe um “exercício cotidiano da vigilância, num

panoptismo em que a penetração dos olhares entrecru-

zados” fazem parte da institucionalização dos fazeres

(Foucault, 1987). As resistências à ferramenta e-Car

apareceram o tempo todo, a cada mês, nos momentos

em que os técnicos do DEMAS acolhiam os relatórios.

A ocorrência de troca de técnicos das secretarias mos-

trou-se por vezes um problema de continuidade no

encaminhamento dos pareceres técnicos para o e-Car.

Muitas vezes trouxe uma questão de “retreinamento”

do novo ocupante da função de responsável. No entan-

to, nada comparado com os acontecimentos e mudan-

ças do governo nos últimos tempos, fator gerador de

insegurança e incertezas constantes.

Concomitante às mudanças do cenário político brasilei-

ro, também ocorria uma espécie de falta de confiança

dos técnicos e/ou menor valia da importância e vera-

cidade da ferramenta (se esta permaneceria ou não na

nova gestão) e medos extras: de estar sendo vigiado e

controlado com possibilidade de punição.

Em que pese a relação por vezes conflituosa entre os

envolvidos com o e-Car e a ferramenta em si, os resul-

tados da avaliação do sistema e-Car na SVS (Ubarana,

2017), embora reconheça problemas, como a não inte-

roperabilidade do e-Car com outros sistemas de infor-

mação, aponta importantes conquistas. Porém, como

observam Oliveira

et al.

(2014), as causas e condições

envolvidas no sucesso e sustentabilidade de uma ação

com a envergadura do sistema e-Car, como um sistema

de Monitoramento e Avaliação, requer o enraizamento

de uma decisão política aliada a adoção como objetivo

de governo, para além do necessário planejamento e

desenvolvimento das ferramentas.

Entre as forças identificadas na experiência do sistema,

pode-se destacar: a utilização do e-Car na elaboração

dos relatórios de várias secretarias do MS; o acompa-

nhamento das informações disponibilizadas pelo e-Car

por parte do Colegiado de Gestão do MS; algumas

secretarias e órgão do MS, como a SVS e Comité da

População Negra, acompanhando e discutindo sema-

nalmente as informações do e-Car relacionadas com os

objetivos estratégicos e resultados sob sua competência;

e órgãos públicos utilizam-no em diferentes ocasiões:

Tribunal de Contas da União (TCU); Controladoria-

-Geral da União (CGU); Casa Civil; Fundação Nacional

de Saúde (FUNASA); Instituto Nacional de Colonização

e Reforma Agrária (INCRA).

Como fragilidades apontam-se: o tempo insuficiente

para implicação positiva dos atuantes à nova proposta de

ferramenta e a resistência ao novo; resistência à ideia de

retrabalho pela sobreposição com outras ferramentas;

falhas no cronograma idealizado; mudanças políticas pro-

duzindo hiatos na execução do depósito de informações

no instrumento e usos, baixando a confiança a cada vazio;

a perceção por alguns que se tratava de uma ferramenta

de controle das secretarias.

Como cenário de futuro, compreende-se a natureza di-

nâmica da gestão e a necessidade de acompanhar as de-

mandas do momento, que justificam as mudanças em

qualquer sistema ou ferramenta de ação, sendo preciso

ter consciência da ideia de que nenhuma ferramenta está

pronta. Ela é intermediada por uma latência de trabalho.

Assim sendo a estratégia reflexiva sobre as ferramentas

mantém uma tensão permanente que faz existir uma es-

tabilidade estratégica e apropriação do trabalho de todos

os envolvidos. Todo este movimento de reflexividade

tensional leva às reformulações e isto pode ser de uti-

lidade para o planejamento e para o preenchimento do

relatório.

No desenvolvimento das atividades referidas para o siste-

ma e-Car, as avaliações colaborativas, envolvendo acade-

mia e governo, mostram na sua relação uma tensão aglu-

tinadora. Mais do que um problema, essa tensão é uma

das principais funções do M&A, pois permite o apren-

dizado e traz a consciência reflexiva do pensar a prática.

Olhar os campos de força, de poder e domínio permi-

te compreender como eles influenciarão a prática. Eles

constituem-se em desfechos éticos com menor custo,

combinando a ideia de desenvolvimento da saúde com o

cuidado e com os usos dos recursos. Para tanto é impor-

tante notar que esses polos não se excluem, embora em

várias situações pareçam estar em conflito.

Considerações finais

A implantação do e-Car teve sua arquitetura, customiza-

ção e divulgação a desenrolar-se lentamente. A pesquisa

evidenciou a ocorrência de momentos de vazio no uso do

sistema e-Car devidos, principalmente, às mudanças na

estrutura de governo, com descontinuidade na sua estru-

tura e manutenção, fragilizando a confiança dos técnicos

e/ou menor valia da importância, veracidade da ferra-