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A n a i s d o I HM T

menta, e dúvidas sobre a sustentabilidade do seu uso.

Como efeito dos hiatos na construção e condensamen-

to da ferramenta, por vezes ocorreu desinteresse no

preenchimento e elaboração de relatórios que trouxes-

sem maior sentido à informação disponibilizada e inte-

resse na sua translação, pelo uso esperado por técnicos,

gerentes, gestores.

Evidenciou-se entre os

actantes

divergências na relação

do humano com não-humano no caso dos usos do e-Car

(uma ferramenta não humana, performada num

softwa-

re

), numa relação de aproximação e afastamento com a

ferramenta. Essa relação foi notada por vezes pela difi-

culdade de preenchimento, outras pela dificuldade de

perceção da sua importância nos usos e translação do

conhecimento informado.

Tais subjetivações foram produzidas no atravessamento

da ferramenta como instrumento de controle na rela-

ção com os humanos submetidos a ela, conforme per-

cebido por alguns técnicos: ora como um meio de con-

trole e vigilância do fazer técnico das secretarias, ora

como inibidora do pensamento por serem preenchidas

de forma automática, numa formatação específica.

Algumas perceções foram sendo ressignificadas a partir

da realização das oficinas informativas e reflexivas sobre

o preenchimento e usos do

e-Car.As

discussões críticas

facilitadas nas oficinas trouxeram a possibilidade de um

alinhamento conceitual e textual; contribuiu na cons-

trução de um corpo de técnicos (humanos) mais impli-

cados com as informações enviadas para a ferramenta

(não-humana) e-Car.

Foi importante perceber como o setor técnico na práti-

ca dos seus ofícios subestimava a importância das infor-

mações investidas no e-Car, muitas vezes falhando no

preenchimento do sistema. Isso mostrou uma subutili-

zação de um serviço que tinha como ideal e potencial

uma excelência no atendimento de informações para

ações do governo na construção de estratégias e polí-

ticas públicas.

Parece necessário oficinas de continuidade do processo

de reflexividade a fim de criar uma cultura capaz de

lidar com fenómenos em movimento, construindo uma

aprendizagem institucional que requer sair da comodi-

dade e caminhar tateando um terreno que não é firme,

mas que pode ser promissor.

Um sistema de monitoramento, avaliação e de trans-

lação do conhecimento como foi a proposta do e-Car

requer contínuo esforço de pactuação para que se torne

enredado o suficiente e tomado como realidade. Esta

modelação da realidade é o lugar onde a prática do mo-

nitoramento e avaliação faz sentido de facto.

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