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Artigo Original
manos que a utilizaram e como isso refletiu-se nos parece-
res, tanto para o DEMAS quanto para uma área técnica es-
pecífica, a Secretaria deVigilância em Saúde do MS (SVS).
2)
O segundo eixo tratou da análise dos efeitos das ofici-
nas de harmonização do conhecimento sobre o preenchi-
mento do e-Car como
mediação
na valoração e impor-
tância crítica da ferramenta e-Car; por outro lado analisou
como a área técnica via e compreendia o e-Car e como isto
influenciava o seu fazer.
3)
O terceiro eixo analisou os usos dos seus pareceres téc-
nicos e pretendeu compreender como pareceres do e-Car
foram utilizados por áreas técnicas específicas. Ressalta-se
que o presente artigo focará nos dois primeiros eixos do
modelo teórico.
A abordagem daTeoria doAtor-Rede trata entidades e ma-
terialidades como decretadas e relacionais, explorando a
configuração e reconfiguração dessas relações (Law, 2004;
2005). No presente estudo, entende-se que a configuração
e reconfiguração de um sistema de controle e distribui-
ção de informações estratégicas para tomadas de decisão,
como o e-Car, permite ser analisado como rede sociotéc-
nica. Desse modo, buscou-se compreender as relações que
se estabeleceram entre o sistema, os técnicos que imple-
mentaram e aqueles que o utilizam para evidenciar a sua
importância como rede informativa.
Para Latour “a palavra rede indica que os recursos estão
concentrados em poucos locais – nas laçadas e nos nós
interligados; que essas conexões transformam os recur-
sos em uma teia que parece se estender por toda parte”
(Latour, 2005). Portanto, é importante encontrar as cone-
xões, os esgarçamentos e controvérsias que ora aglutinam,
ora desconfiguram a rede.
Nesta lógica, o estudo procurou a interlocução com
actan-
tes
humanos e não-humanos (computadores, sistemas de
computação, técnicos, profissionais, oficinas, documentos,
mudanças de conjuntura política) da rede sociotécnica e
propôs conhecer a rede por três áreas de observação: a)
Técnicos das áreas doMinistério da Saúde (DEMAS e SVS)
e seus pareceres; b) O sistema computacional chamado e-
-Car (DEMAS) que recebe e distribui pareceres técnicos e
c) as Informações de áreas do MS tomadoras de decisões
usuárias das informações captadas no sistema e-Car.
Os eixos caracterizados na Figura 2 foram abordados a
partir das categorias previstas na Ficha de análise dos even-
tos:
actantes
; redes sociotécnicas, interesses, interpelações,
mediação, ações, inscrições e consequências ou efeitos (Fi-
gueiró
et al.
, 2016).
Buscou-se compreender como os pareceres elaborados
por técnicos responsáveis pela produção do conhecimen-
to alimentavam a ferramenta de monitoramento e-Car e
como este conhecimento circulava por outras redes que se
serviam da ferramenta computacional. Neste contexto de
rede sociotécnica, o Laboratório deAvaliação de Situações
Endémicas Regionais (LASER) da Escola Nacional de Saú-
de Pública Sergio Arouca (ENSP/FIOCRUZ) participou
como a unidade de pesquisa e apoio à gestão do DEMAS/
SE/MS (Figura 2).
Os dados foram analisados pela técnica de análise de con-
teúdo, com a realização de leituras sucessivas, buscando
identificar os temas previstos nas categorias de análise ini-
cialmente formuladas, bem como padrões emergentes,
num processo de codificação aberta. Na análise final do
material procurou-se aprofundar as articulações estabele-
cidas entre os dados e os referenciais teóricos da pesquisa,
respondendo às questões com base nos seus objetivos. O
uso de diferentes tipos de técnicas e fontes de evidência
(triangulação) possibilitou tanto a busca por convergência
nos achados quanto a exploração de diferentes faces do
objeto de avaliação, visando a confiabilidade e a validade
interna do estudo (Martins, 2004; Schwandt, 2006; Mi-
nayo, 2012).
Resultados e discussão
Evolução da implementação do e-Car
como dispositivo de monitoramento para
o SUS
Sucintamente um sistema de M&A pode ser definido, se-
gundo Jannuzzi (2013), como um conjunto de processos
articulados de levantamento, organização e disseminação
de informação e conhecimento. Essas atividades devem
alimentar o ciclo de gestão de políticas e programas pú-
blicos, visando o seu aprimoramento, a transparência da
ação governamental e, quando solicitados, evidências do
mérito e da efetividade.
Essa definição adequa-se ao proposto no processo de
monitoramento dos resultados prioritários definidos no
planejamento estratégico do MS por meio da ferramenta
e-Car. Ao iniciar o desenvolvimento do e-Car, em 2008,
identificava-se como problema nas normas de controle no
governo federal a ausência de um sistema de informações
capaz de recuperar tempestivamente dados sobre o anda-
Fig.2 -
Redes e contornos da pesquisa