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S68

Artigo Original

manos que a utilizaram e como isso refletiu-se nos parece-

res, tanto para o DEMAS quanto para uma área técnica es-

pecífica, a Secretaria deVigilância em Saúde do MS (SVS).

2)

O segundo eixo tratou da análise dos efeitos das ofici-

nas de harmonização do conhecimento sobre o preenchi-

mento do e-Car como

mediação

na valoração e impor-

tância crítica da ferramenta e-Car; por outro lado analisou

como a área técnica via e compreendia o e-Car e como isto

influenciava o seu fazer.

3)

O terceiro eixo analisou os usos dos seus pareceres téc-

nicos e pretendeu compreender como pareceres do e-Car

foram utilizados por áreas técnicas específicas. Ressalta-se

que o presente artigo focará nos dois primeiros eixos do

modelo teórico.

A abordagem daTeoria doAtor-Rede trata entidades e ma-

terialidades como decretadas e relacionais, explorando a

configuração e reconfiguração dessas relações (Law, 2004;

2005). No presente estudo, entende-se que a configuração

e reconfiguração de um sistema de controle e distribui-

ção de informações estratégicas para tomadas de decisão,

como o e-Car, permite ser analisado como rede sociotéc-

nica. Desse modo, buscou-se compreender as relações que

se estabeleceram entre o sistema, os técnicos que imple-

mentaram e aqueles que o utilizam para evidenciar a sua

importância como rede informativa.

Para Latour “a palavra rede indica que os recursos estão

concentrados em poucos locais – nas laçadas e nos nós

interligados; que essas conexões transformam os recur-

sos em uma teia que parece se estender por toda parte”

(Latour, 2005). Portanto, é importante encontrar as cone-

xões, os esgarçamentos e controvérsias que ora aglutinam,

ora desconfiguram a rede.

Nesta lógica, o estudo procurou a interlocução com

actan-

tes

humanos e não-humanos (computadores, sistemas de

computação, técnicos, profissionais, oficinas, documentos,

mudanças de conjuntura política) da rede sociotécnica e

propôs conhecer a rede por três áreas de observação: a)

Técnicos das áreas doMinistério da Saúde (DEMAS e SVS)

e seus pareceres; b) O sistema computacional chamado e-

-Car (DEMAS) que recebe e distribui pareceres técnicos e

c) as Informações de áreas do MS tomadoras de decisões

usuárias das informações captadas no sistema e-Car.

Os eixos caracterizados na Figura 2 foram abordados a

partir das categorias previstas na Ficha de análise dos even-

tos:

actantes

; redes sociotécnicas, interesses, interpelações,

mediação, ações, inscrições e consequências ou efeitos (Fi-

gueiró

et al.

, 2016).

Buscou-se compreender como os pareceres elaborados

por técnicos responsáveis pela produção do conhecimen-

to alimentavam a ferramenta de monitoramento e-Car e

como este conhecimento circulava por outras redes que se

serviam da ferramenta computacional. Neste contexto de

rede sociotécnica, o Laboratório deAvaliação de Situações

Endémicas Regionais (LASER) da Escola Nacional de Saú-

de Pública Sergio Arouca (ENSP/FIOCRUZ) participou

como a unidade de pesquisa e apoio à gestão do DEMAS/

SE/MS (Figura 2).

Os dados foram analisados pela técnica de análise de con-

teúdo, com a realização de leituras sucessivas, buscando

identificar os temas previstos nas categorias de análise ini-

cialmente formuladas, bem como padrões emergentes,

num processo de codificação aberta. Na análise final do

material procurou-se aprofundar as articulações estabele-

cidas entre os dados e os referenciais teóricos da pesquisa,

respondendo às questões com base nos seus objetivos. O

uso de diferentes tipos de técnicas e fontes de evidência

(triangulação) possibilitou tanto a busca por convergência

nos achados quanto a exploração de diferentes faces do

objeto de avaliação, visando a confiabilidade e a validade

interna do estudo (Martins, 2004; Schwandt, 2006; Mi-

nayo, 2012).

Resultados e discussão

Evolução da implementação do e-Car

como dispositivo de monitoramento para

o SUS

Sucintamente um sistema de M&A pode ser definido, se-

gundo Jannuzzi (2013), como um conjunto de processos

articulados de levantamento, organização e disseminação

de informação e conhecimento. Essas atividades devem

alimentar o ciclo de gestão de políticas e programas pú-

blicos, visando o seu aprimoramento, a transparência da

ação governamental e, quando solicitados, evidências do

mérito e da efetividade.

Essa definição adequa-se ao proposto no processo de

monitoramento dos resultados prioritários definidos no

planejamento estratégico do MS por meio da ferramenta

e-Car. Ao iniciar o desenvolvimento do e-Car, em 2008,

identificava-se como problema nas normas de controle no

governo federal a ausência de um sistema de informações

capaz de recuperar tempestivamente dados sobre o anda-

Fig.2 -

Redes e contornos da pesquisa