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A n a i s d o I HM T
mento de seus projetos. O
controle até o momento
era feito por inúmeros
sistemas e ações desconec-
tadas entre as várias orga-
nizações federais (Brasil
,
2011).
Na sua estrutura o e-Car
comporta o monitora-
mento estratégico e o mo-
nitoramento operacional
numa mesma solução tec-
nológica. Concentra a sua
execução na produção de
pareceres pelos técnicos
designados em cada área
técnica do MS, com análi-
ses de indicadores de pro-
dutos, resultados e metas
alcançadas.
Na interpretação e produ-
ção de informações, os res-
ponsáveis alinham as suas
análises de determinada
situação à metodologia do
Planejamento Estratégico
Situacional (PES). A des-
crição do problema deve
apresentar os planos para
atacar suas causas e a análi-
se da viabilidade política ou
o modo de construir sua
viabilidade (Brasil, 2014a).
Assim, o e-Car expressa a
relação entre os objetivos
estratégicos e metas do MS
e permite o acompanha-
mento das ações por meio
de pareceres técnicos,
onde se concentra o pro-
cesso de monitoramento.
Com essa funcionalidade,
esperava-se que todas as
estruturas de interesse pudessem coexistir na ferramenta,
permitindo acompanhar ações de nível estratégico e/ou
de gerenciamento.
Para a nutrição das informações de interesse do MS e para
o SUS implementou-se uma estrutura especializada em
produção de informações qualificadas para os gestores da
saúde (a chamada Bi –
business intelligence
ou inteligência
de negócio, ação de fluxo contínuo). O sistema e-Car foi
adaptado às necessidades do MS como um instrumento
de captação e distribuição, controle, monitoramento de
informação, possível de nutrir tomadores de decisão e ges-
tores do governo e harmonizável com as soluções já exis-
tentes no MS (Reis
et al
., 2012).
A evolução da implementação do sistema e-Car como dis-
positivo de monitoramento do desenvolvimento e alcance
dos objetivos estratégicos do MS está descrita no quadro
de eventos abaixo (Quadro 1). No quadro expressam-se,
ainda, os eventos de mediação que marcaram momentos
de mudança nas práticas de monitoramento organizadas
em torno do e-Car e os marcos do contexto político ins-
titucional que influenciaram a evolução das intervenções.
A intenção para a elaboração e implementação de um
Quadro 1:
Eventos da evolução do e-Car e de mediação, no período de 2011 a 2016.
ANO
SVS/MS
MEDIAÇÃO
e-Car DEMAS
2011
Criação do DEMAS
Modos de registro no
e-Car
Desafio: Harmonização do
instrumento de gestão do MS
Implantação do e-Car: expressa
a relação entre os OE e metas do
MS e permite o acompanhamento
das ações por meio de pareceres
técnicos advindos das atividades de
M&A
Bi –
business intelligence
2011-
2014
Presidenta Dilma Rousseff (1º mandato 2011-2014)
Ministro da Saúde Alexandre Padilha (de 01/01/11 a 02/02/14)
2012-
2015
Alimentação mensal
do sistema e discussão
semanal dos resultados em
reuniões de colegiado de
dirigentes da secretaria
16 oficinas de revisão do PE,
com a participação de mais de
300 gestores e técnicos do MS
Termo de Cooperação DEMAS, MS,
FIOCRUZ
2013 Manutenção de dois
pontos focais responsáveis
pelo sistema e-Car
Análise de capacidade de
Translação do Conhecimento
entre áreas técnicas e gestoras
do MS
2014
1ª OFICINA de harmonização
dos instrumentos de gestão
Conhecer a ferramenta e-Car
2015 Ministro da Saúde Arthur Chioro (de 08/02/14 a 02/10/15)
Presidenta Dilma Rousseff (2º mandato 2015-2019) / 2016
Ministro da Saúde Marcelo Costa e Castro (02-10-15) / 2016
Importância da capacidade
de utilização do
conhecimento
2ª OFICINA de harmonização
dos instrumentos de gestão
Alinhamento e Modalização textual
das informações transmitidas
Confiança aumentada
2016
3ª OFICINA de instrumentos
de gestão
Sugestão de mudança para novo
sistema
Defesa do sistema e-Car
pelas secretarias
Identificar os actantes, interações e consequências da implementação das práticas do e-Car no âmbito
do DEMAS, com exemplo da Secretaria deVigilância em Saúde (SVS)