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S69

A n a i s d o I HM T

mento de seus projetos. O

controle até o momento

era feito por inúmeros

sistemas e ações desconec-

tadas entre as várias orga-

nizações federais (Brasil

,

2011).

Na sua estrutura o e-Car

comporta o monitora-

mento estratégico e o mo-

nitoramento operacional

numa mesma solução tec-

nológica. Concentra a sua

execução na produção de

pareceres pelos técnicos

designados em cada área

técnica do MS, com análi-

ses de indicadores de pro-

dutos, resultados e metas

alcançadas.

Na interpretação e produ-

ção de informações, os res-

ponsáveis alinham as suas

análises de determinada

situação à metodologia do

Planejamento Estratégico

Situacional (PES). A des-

crição do problema deve

apresentar os planos para

atacar suas causas e a análi-

se da viabilidade política ou

o modo de construir sua

viabilidade (Brasil, 2014a).

Assim, o e-Car expressa a

relação entre os objetivos

estratégicos e metas do MS

e permite o acompanha-

mento das ações por meio

de pareceres técnicos,

onde se concentra o pro-

cesso de monitoramento.

Com essa funcionalidade,

esperava-se que todas as

estruturas de interesse pudessem coexistir na ferramenta,

permitindo acompanhar ações de nível estratégico e/ou

de gerenciamento.

Para a nutrição das informações de interesse do MS e para

o SUS implementou-se uma estrutura especializada em

produção de informações qualificadas para os gestores da

saúde (a chamada Bi –

business intelligence

ou inteligência

de negócio, ação de fluxo contínuo). O sistema e-Car foi

adaptado às necessidades do MS como um instrumento

de captação e distribuição, controle, monitoramento de

informação, possível de nutrir tomadores de decisão e ges-

tores do governo e harmonizável com as soluções já exis-

tentes no MS (Reis

et al

., 2012).

A evolução da implementação do sistema e-Car como dis-

positivo de monitoramento do desenvolvimento e alcance

dos objetivos estratégicos do MS está descrita no quadro

de eventos abaixo (Quadro 1). No quadro expressam-se,

ainda, os eventos de mediação que marcaram momentos

de mudança nas práticas de monitoramento organizadas

em torno do e-Car e os marcos do contexto político ins-

titucional que influenciaram a evolução das intervenções.

A intenção para a elaboração e implementação de um

Quadro 1:

Eventos da evolução do e-Car e de mediação, no período de 2011 a 2016.

ANO

SVS/MS

MEDIAÇÃO

e-Car DEMAS

2011

Criação do DEMAS

Modos de registro no

e-Car

Desafio: Harmonização do

instrumento de gestão do MS

Implantação do e-Car: expressa

a relação entre os OE e metas do

MS e permite o acompanhamento

das ações por meio de pareceres

técnicos advindos das atividades de

M&A

Bi –

business intelligence

2011-

2014

Presidenta Dilma Rousseff (1º mandato 2011-2014)

Ministro da Saúde Alexandre Padilha (de 01/01/11 a 02/02/14)

2012-

2015

Alimentação mensal

do sistema e discussão

semanal dos resultados em

reuniões de colegiado de

dirigentes da secretaria

16 oficinas de revisão do PE,

com a participação de mais de

300 gestores e técnicos do MS

Termo de Cooperação DEMAS, MS,

FIOCRUZ

2013 Manutenção de dois

pontos focais responsáveis

pelo sistema e-Car

Análise de capacidade de

Translação do Conhecimento

entre áreas técnicas e gestoras

do MS

2014

1ª OFICINA de harmonização

dos instrumentos de gestão

Conhecer a ferramenta e-Car

2015 Ministro da Saúde Arthur Chioro (de 08/02/14 a 02/10/15)

Presidenta Dilma Rousseff (2º mandato 2015-2019) / 2016

Ministro da Saúde Marcelo Costa e Castro (02-10-15) / 2016

Importância da capacidade

de utilização do

conhecimento

2ª OFICINA de harmonização

dos instrumentos de gestão

Alinhamento e Modalização textual

das informações transmitidas

Confiança aumentada

2016

3ª OFICINA de instrumentos

de gestão

Sugestão de mudança para novo

sistema

Defesa do sistema e-Car

pelas secretarias

Identificar os actantes, interações e consequências da implementação das práticas do e-Car no âmbito

do DEMAS, com exemplo da Secretaria deVigilância em Saúde (SVS)