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Artigo Original
De acordo com os Termos de Referência da FCG [8],
o presente estudo avaliativo deveria ter por foco os
resultados centrados nos bolseiros, designadamente:
o seu percurso profissional, as mudanças ocorridas e
as suas perceções quanto às mudanças resultantes do
estágio. Para dar resposta às questões de avaliação e
às opções da FCG, o atual projeto avaliativo centrou-
-se essencialmente nos
produtos
e nos
resultados
, de
acordo com o modelo lógico da intervenção
(figu-
ra 1). Na avaliação dos
resultados
, foram estudados
alguns dos componentes investigados na avaliação
conduzida em 2013 [9], adaptados do modelo clás-
sico de Kirkpatrick: 1)
Formação
e os seus três sub-
componentes:
Reação
,
Aprendizagem e fortalecimento de
capacidades e Mudança de comportamento
; e 2)
Parcerias
.
Através deste projeto avaliativo, pretende a FCG
consolidar a informação existente sobre os resul-
tados alcançados nas seis edições do Concurso e a
forma como estes possam ter contribuído para a
atualização técnica e melhoria do desempenho dos
profissionais de saúde apoiados, a melhoria de proce-
dimentos e de práticas clínicas, e o estabelecimento
e reforço de parcerias entre a instituição de origem
do formando (instituição onde o formando se encon-
trava a exercer profissionalmente quando concorreu
com sucesso ao Concurso) e de acolhimento
(insti-
tuição prestadora de cuidados de saúde em Portugal
que recebeu pelo menos um estagiário ao abrigo do
Concurso)
.
Alinhados com os termos de referência da FCG [8],
os objetivos específicos do projeto avaliativo
foram:
a) Caracterizar do ponto de vista sociodemográfico
os bolseiros; b) Caracterizar as instituições de ori-
gem, as instituições de acolhimento e as áreas de
especialização clínica dos bolseiros; c) Identificar o
trajeto profissional dos bolseiros após o estágio; d)
Caracterizar o modo como os profissionais abrangi-
dos pela iniciativa se tornaram agentes de formação
e/ou mudança; e e) Caracterizar parcerias criadas no
âmbito da realização dos estágios.
Materias e métodos
Desenho do estudo
O desenho do estudo e as técnicas de recolha de da-
dos foram definidos de acordo com os termos de re-
ferência da Fundação Calouste Gulbenkian [8].
O projeto avaliativo integrou dois componentes: a
caracterização sociodemográfica e profissional dos
bolseiros à data do estágio, e a avaliação dos estágios
realizados no âmbito do Concurso. A caracterização
sociodemográfica e profissional foi efetuada através
de um estudo observacional descritivo e quantitati-
vo, que utilizou dados secundários. A avaliação dos
estágios foi efetuada através de um estudo observa-
cional descritivo e predominantemente quantitati-
vo, realizado a partir dos dados recolhidos através
de dois questionários, um dirigido aos bolseiros e
o outro aos orientadores de estágio das instituições
de acolhimento, embora com utilização maioritária
dos dados obtidos a partir dos bolseiros, atendendo à
baixa adesão dos orientadores.
População de estudo
No estudo de caracterização dos bolseiros foi ana-
lisada a totalidade da população de estudo (99 bol-
seiros). No estudo de avaliação dos estágios, consi-
derando que nem todos os bolseiros e orientadores
aderiram ao preenchimento do questionário, foi ape-
nas analisado o subgrupo de bolseiros com respostas
válidas (n=42).
Fontes, técnicas de recolha de dados
e operacionalização do projeto
Foram usados dados proveniente de três fontes: a) Fi-
cheiro informatizado de dados de caracterização dos
bolseiros à data da candidatura, disponibilizado pela
FCG, que abrangia os 99 bolseiros; b) Base de dados
construída com base nas respostas ao questionário
aplicado aos bolseiros; c) Base de dados construída
com base nas respostas ao questionário aplicado aos
orientadores de estágio.
Os questionários foram de autopreenchimento e
anonimizados no que respeita à identidade do bol-
seiro e do orientador de estágio. Após o respetivo
pré-teste, os questionários foram distribuídos por
via informática pela FCG. Para a recolha de dados,
os questionários foram acedidos também por via in-
formática, conservando-se a anonimização da iden-
tidade dos participantes. Os questionários incluíam
perguntas fechadas e abertas, com a finalidade de
permitir uma melhor caracterização das dimensões
do estudo avaliativo [22,23].
O período inicialmente previsto para a recolha de
dados foi alargado com a finalidade de aumentar a
adesão ao preenchimento dos questionários, tendo-
-se efetuado diversos contactos e pedidos de colabo-
ração ao longo do tempo.
Análise
A totalidade da população de estudo e o subgrupo de
bolseiros que respondeu de forma válida ao questio-
nário foram comparados pela análise da distribuição