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S78

Artigo Original

De acordo com os Termos de Referência da FCG [8],

o presente estudo avaliativo deveria ter por foco os

resultados centrados nos bolseiros, designadamente:

o seu percurso profissional, as mudanças ocorridas e

as suas perceções quanto às mudanças resultantes do

estágio. Para dar resposta às questões de avaliação e

às opções da FCG, o atual projeto avaliativo centrou-

-se essencialmente nos

produtos

e nos

resultados

, de

acordo com o modelo lógico da intervenção

(figu-

ra 1). Na avaliação dos

resultados

, foram estudados

alguns dos componentes investigados na avaliação

conduzida em 2013 [9], adaptados do modelo clás-

sico de Kirkpatrick: 1)

Formação

e os seus três sub-

componentes:

Reação

,

Aprendizagem e fortalecimento de

capacidades e Mudança de comportamento

; e 2)

Parcerias

.

Através deste projeto avaliativo, pretende a FCG

consolidar a informação existente sobre os resul-

tados alcançados nas seis edições do Concurso e a

forma como estes possam ter contribuído para a

atualização técnica e melhoria do desempenho dos

profissionais de saúde apoiados, a melhoria de proce-

dimentos e de práticas clínicas, e o estabelecimento

e reforço de parcerias entre a instituição de origem

do formando (instituição onde o formando se encon-

trava a exercer profissionalmente quando concorreu

com sucesso ao Concurso) e de acolhimento

(insti-

tuição prestadora de cuidados de saúde em Portugal

que recebeu pelo menos um estagiário ao abrigo do

Concurso)

.

Alinhados com os termos de referência da FCG [8],

os objetivos específicos do projeto avaliativo

foram:

a) Caracterizar do ponto de vista sociodemográfico

os bolseiros; b) Caracterizar as instituições de ori-

gem, as instituições de acolhimento e as áreas de

especialização clínica dos bolseiros; c) Identificar o

trajeto profissional dos bolseiros após o estágio; d)

Caracterizar o modo como os profissionais abrangi-

dos pela iniciativa se tornaram agentes de formação

e/ou mudança; e e) Caracterizar parcerias criadas no

âmbito da realização dos estágios.

Materias e métodos

Desenho do estudo

O desenho do estudo e as técnicas de recolha de da-

dos foram definidos de acordo com os termos de re-

ferência da Fundação Calouste Gulbenkian [8].

O projeto avaliativo integrou dois componentes: a

caracterização sociodemográfica e profissional dos

bolseiros à data do estágio, e a avaliação dos estágios

realizados no âmbito do Concurso. A caracterização

sociodemográfica e profissional foi efetuada através

de um estudo observacional descritivo e quantitati-

vo, que utilizou dados secundários. A avaliação dos

estágios foi efetuada através de um estudo observa-

cional descritivo e predominantemente quantitati-

vo, realizado a partir dos dados recolhidos através

de dois questionários, um dirigido aos bolseiros e

o outro aos orientadores de estágio das instituições

de acolhimento, embora com utilização maioritária

dos dados obtidos a partir dos bolseiros, atendendo à

baixa adesão dos orientadores.

População de estudo

No estudo de caracterização dos bolseiros foi ana-

lisada a totalidade da população de estudo (99 bol-

seiros). No estudo de avaliação dos estágios, consi-

derando que nem todos os bolseiros e orientadores

aderiram ao preenchimento do questionário, foi ape-

nas analisado o subgrupo de bolseiros com respostas

válidas (n=42).

Fontes, técnicas de recolha de dados

e operacionalização do projeto

Foram usados dados proveniente de três fontes: a) Fi-

cheiro informatizado de dados de caracterização dos

bolseiros à data da candidatura, disponibilizado pela

FCG, que abrangia os 99 bolseiros; b) Base de dados

construída com base nas respostas ao questionário

aplicado aos bolseiros; c) Base de dados construída

com base nas respostas ao questionário aplicado aos

orientadores de estágio.

Os questionários foram de autopreenchimento e

anonimizados no que respeita à identidade do bol-

seiro e do orientador de estágio. Após o respetivo

pré-teste, os questionários foram distribuídos por

via informática pela FCG. Para a recolha de dados,

os questionários foram acedidos também por via in-

formática, conservando-se a anonimização da iden-

tidade dos participantes. Os questionários incluíam

perguntas fechadas e abertas, com a finalidade de

permitir uma melhor caracterização das dimensões

do estudo avaliativo [22,23].

O período inicialmente previsto para a recolha de

dados foi alargado com a finalidade de aumentar a

adesão ao preenchimento dos questionários, tendo-

-se efetuado diversos contactos e pedidos de colabo-

ração ao longo do tempo.

Análise

A totalidade da população de estudo e o subgrupo de

bolseiros que respondeu de forma válida ao questio-

nário foram comparados pela análise da distribuição