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151

Tabela 3

Políticas relativas aos RHS no Brasil

.

Início/fim

Descrição

Programa “Larga Escala”

80’s

Programa de formação contínua. Tem, por objetivo, qualificar os

quadros médios e básicos que trabalham no setor público e que não

tiveram acesso a uma formação formal.

CADHRU

1987/…

Destinado a reforçar a capacidade de gestão de recursos humanos

no Sistema Único de Saúde. Temtrês fases: de 1987/1989

(especialmente orientado para a capacitação de professores); de

1992 a 2001 (tornou-se um curso de especialização e, atualmente,

contribui para o desenvolvimento e modernização do processo

institucional de utilização dos recursos humanos através da

capacitação).

TELESSAÚDE

1999/…

Projeto-piloto de colaboração entre universidades federais,

instituições privadas e o Sistema Único de Saúde, envolvendo 2700

equipas de saúde da família, visando reforçar a capacidade das

equipas para responder às principais demandas no Sistema Único

de Saúde.

PROFAE

2002 / 2007

Destinado a ampliar a formação de técnicos e auxiliares de

enfermagem

PRO-SAÚDE

2005/…

Destinado a colmatar a lacuna existente entre a formação e as

necessidades dos cuidados de saúde primários

PROGESUS

(Programa de

qualificação e estruturação da

gestão do trabalho e da

educação no SUS)

2006/…

Destinado a desenvolver diretrizesorganizacionaise a fornecer

ferramentas de gestão, apoio e mecanismos para modernização e

profissionalização da gestão do trabalho e educação nas secretarias

de saúde municipais e estaduais.

PROFAPS

2007 / 2011

Baseado numa rede de 319 escolas técnicas, com o objetivo de

formar 735 435 técnicos de saúde até 2011.

UNA-SUS (SUS Universidade

Aberta)

2008/…

Rede colaborativa de instituiçõesacadémicas, serviços de saúde e

gestão do Sistema Único de Saúde, destinada a responder às

necessidades de educação e formação do Sistema Único de Saúde.

Destaca-se a utilização de ensino à distância, com acesso livre e

partilhado aos materiais de aprendizagem.

PET SAUDE

2009/…

Visa a integração da educação, serviços e comunidades

através da qualificação emserviço e reforço de profissionais

dos cuidados de saúde primários.

(Fonte: Buchan et al. 2011)