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S85

A n a i s d o I HM T

Da avaliação de projetos de fortalecimento

de capacidades às políticas e práticas em Saúde:

um estudo de caso emMoçambique

From the evaluation of capacity strengthening projects to health policies and practices: a case study

in Mozambique

Mie Okamura

Global Health andTropical Medicine, GHTM, Instituto de Higiene e Medicina

Tropical, IHMT, Universidade Nova de Lisboa, UNL, Portugal

Sónia Dias

Global Health andTropical Medicine, GHTM, Instituto de Higiene e Medicina

Tropical, IHMT, Universidade Nova de Lisboa, UNL, Portugal

Zulmira Hartz

Global Health andTropical Medicine, GHTM, Instituto de Higiene e Medicina

Tropical, IHMT, Universidade Nova de Lisboa, UNL, Portugal

Resumo

Estudos avaliativos são úteis para compreender a implementação e efetividade

das estratégias no campo da saúde. Contudo a capacidade de traduzir os resul-

tados desses estudos em mudanças das práticas clínicas e na elaboração de po-

líticas tem sido pequena, comparando com o investimento feito ao longo dos

anos. Evidenciando-se assim uma fraca ligação entre o processo de produção

de conhecimento, a sua transmissão e utilização na tomada de decisões.

Este artigo foca a avaliação, como metodologia para facilitar a translação

do conhecimento e as suas implicações práticas. Este processo envolveu a

interação entre pesquisadores e usuários do conhecimento e a discussão de

como transformar o conhecimento em ação, englobando o processo de cria-

ção e utilização pelos diversos intervenientes.

Na perspetiva da translação do conhecimento, a discussão deste artigo cen-

tra-se na estrutura de cinco questões proposta por Grinshaw e Lavis em

termos do que deve ser transferido, para quem, por quem, como e qual o

efeito deste processo. É evidenciado como é um processo coletivo com alto

grau de interdependência onde os potenciais usuários podem ou não ter

autonomia suficiente para a sua utilização. Além disso, o grau de utilização

do conhecimento dependerá de fatores contextuais e do próprio processo

como este ocorre.

Palavras Chave:

Translação do conhecimento, uso do conhecimento, elaboração de polí-

ticas, avaliação.

Abstract

Evaluative studies are useful to understand the implementation and

effectiveness of strategies in health. However, the ability to translate

the results of these studies into changes in clinical practice and poli-

cymaking has been small compared to the investments made over the

years. Thus, there is a weak link between the process of knowledge

production, its transmission and use in decision-making.

This article focuses on evaluation as a methodology to facilitate the

knowledge translation and its practical implications. This process in-

volved the interaction between researchers and knowledge users and

the discussion of how to turn knowledge into action, encompassing

the process of creation and utilization by the various stakeholders.

In the perspective of the knowledge translation, the discussion of

this article focuses on the structure of five questions proposed by

Grinshaw and Lavis in terms of what should be transferred, to whom,

by whom, how and what the effect of this process. It is evidenced as

a collective process with a high degree of interdependence where the

potential users may or may not have sufficient autonomy to use them.

Moreover, the degree of knowledge utilization will depend on contex-

tual factors and the process itself as it occurs.

KeyWords:

Knowledge translation, knowledge use, policymaking, evaluation.

An Inst Hig MedTrop 2017; 16 (Supl. 2): S85 - S91

Artigo Original