S85
A n a i s d o I HM T
Da avaliação de projetos de fortalecimento
de capacidades às políticas e práticas em Saúde:
um estudo de caso emMoçambique
From the evaluation of capacity strengthening projects to health policies and practices: a case study
in Mozambique
Mie Okamura
Global Health andTropical Medicine, GHTM, Instituto de Higiene e Medicina
Tropical, IHMT, Universidade Nova de Lisboa, UNL, Portugal
Sónia Dias
Global Health andTropical Medicine, GHTM, Instituto de Higiene e Medicina
Tropical, IHMT, Universidade Nova de Lisboa, UNL, Portugal
Zulmira Hartz
Global Health andTropical Medicine, GHTM, Instituto de Higiene e Medicina
Tropical, IHMT, Universidade Nova de Lisboa, UNL, Portugal
Resumo
Estudos avaliativos são úteis para compreender a implementação e efetividade
das estratégias no campo da saúde. Contudo a capacidade de traduzir os resul-
tados desses estudos em mudanças das práticas clínicas e na elaboração de po-
líticas tem sido pequena, comparando com o investimento feito ao longo dos
anos. Evidenciando-se assim uma fraca ligação entre o processo de produção
de conhecimento, a sua transmissão e utilização na tomada de decisões.
Este artigo foca a avaliação, como metodologia para facilitar a translação
do conhecimento e as suas implicações práticas. Este processo envolveu a
interação entre pesquisadores e usuários do conhecimento e a discussão de
como transformar o conhecimento em ação, englobando o processo de cria-
ção e utilização pelos diversos intervenientes.
Na perspetiva da translação do conhecimento, a discussão deste artigo cen-
tra-se na estrutura de cinco questões proposta por Grinshaw e Lavis em
termos do que deve ser transferido, para quem, por quem, como e qual o
efeito deste processo. É evidenciado como é um processo coletivo com alto
grau de interdependência onde os potenciais usuários podem ou não ter
autonomia suficiente para a sua utilização. Além disso, o grau de utilização
do conhecimento dependerá de fatores contextuais e do próprio processo
como este ocorre.
Palavras Chave:
Translação do conhecimento, uso do conhecimento, elaboração de polí-
ticas, avaliação.
Abstract
Evaluative studies are useful to understand the implementation and
effectiveness of strategies in health. However, the ability to translate
the results of these studies into changes in clinical practice and poli-
cymaking has been small compared to the investments made over the
years. Thus, there is a weak link between the process of knowledge
production, its transmission and use in decision-making.
This article focuses on evaluation as a methodology to facilitate the
knowledge translation and its practical implications. This process in-
volved the interaction between researchers and knowledge users and
the discussion of how to turn knowledge into action, encompassing
the process of creation and utilization by the various stakeholders.
In the perspective of the knowledge translation, the discussion of
this article focuses on the structure of five questions proposed by
Grinshaw and Lavis in terms of what should be transferred, to whom,
by whom, how and what the effect of this process. It is evidenced as
a collective process with a high degree of interdependence where the
potential users may or may not have sufficient autonomy to use them.
Moreover, the degree of knowledge utilization will depend on contex-
tual factors and the process itself as it occurs.
KeyWords:
Knowledge translation, knowledge use, policymaking, evaluation.
An Inst Hig MedTrop 2017; 16 (Supl. 2): S85 - S91
Artigo Original