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Artigo Original
ração do Milénio trouxe um forte enfoque para o con-
tinente africano, destacando a importância de atender
às suas necessidades especiais. Um dos grandes entraves
para o desenvolvimento socioeconómico da região tem
sido as pandemias de doenças comoVIH/SIDA, malária
e doenças diarreicas.
A resposta a endemias como oVIH/SIDA tem sido or-
ganizada por um conjunto de intervenções sociais para
a promoção da saúde e que são consideradas como “uma
realidade social complexa que funciona como sistema”
[22]. Isto devido ao facto de que, além da questão de
saúde-doença, estão também implicados determinantes
que tem impacto socioeconómico na família, comuni-
dade e no país, exigindo uma multiplicidade de atores
e ações coordenadas [23,24] e a necessidade de desen-
volver as capacidades locais para o seu enfrentamento.
Os estudos avaliativos sobre o desenvolvimento de ca-
pacidades na área da saúde, são bastante diversos, dado
o panorama da complexidade que o tema envolve. Fo-
ram encontrados estudos relacionados com estratégias
de fortalecimento dos sistemas, [25,26,27,28], forta-
lecimento da capacidade organizacional [29,30,31],
estratégias comunitárias [32,33,34], recursos humanos
[35,36,37] e pesquisa [38,39,40]. Estes estudos têm
como objetivo trazer informações úteis que apoiem
gestores na formulação de políticas e no estabelecimen-
to de prioridades para a saúde. Os esforços para o de-
senvolvimento de capacidades no campo da saúde, são
verificados não só nos países em desenvolvimento mas
também em países desenvolvidos [41,42,43].
Olhando particularmente para Moçambique, é possível
verificar que os processos de fortalecimento de capa-
cidades estão bastante voltados para o reforço dos sis-
temas de saúde [44,45,46]. A questão dos recursos hu-
manos para a saúde é bastante crítica, [47,48,49] mos-
trando os desafios do sistema de saúde nesta área e na
sua sustentabilidade a longo prazo [50,51,52]. Alguns
autores referem que nem sempre a ajuda internacional
proporciona ambiente propício para a sustentabilidade
[53]. Entre tantos estudos, verificou-se a existência de
poucos estudos focados no fortalecimento da resposta
ao VIH/SIDA na perspetiva da coordenação multissec-
torial. Desta maneira, desenvolver estudos avaliativos
neste campo é primordial para informar o governo,
doadores e população [13,14,16].
Este artigo tem como objetivo explorar a avaliação do
Projeto de Fortalecimento das Capacidades do Núcleo
Provincial de Combate ao SIDA (NPCS) para resposta
aoVIH na Província de Gaza – Moçambique, na perspe-
tiva do processo de translação do conhecimento e suas
implicações práticas.
Materiais e métodos
A avaliação foi dividida em três fases.
Fase I - constituiu-se de uma análise lógica, que des-
creve as cinco etapas que determinaram o potencial
avaliativo da intervenção, sendo elas: 1) a identificação
dos documentos relevantes; 2) o envolvimento de ato-
res chave; 3) a identificação dos potenciais interessados
na avaliação e o seu papel no processo avaliativo; 4) o
consenso sobre o modelo lógico da intervenção e 5) o
desenvolvimento e consenso sobre o modelo teórico da
intervenção.
Fase II - foi caracterizada pela aplicação de uma ferra-
menta para 51 pessoas no nível provincial e 50 no nível
distrital, onde participaram técnicos do NPCS, pontos
focais das CDCS, parceiros de implementação do sec-
tor público, privado e da sociedade civil que trabalham
na resposta ao VIH/SIDA nos distritos do estudo. Esta
ferramenta foi discutida e validada por 11 especialistas
e procurou avaliar as capacidades dos níveis de gestão
provincial e distrital, com foco em três dimensões do
fortalecimento de capacidades: 1) Sistemas e infra-
-estrutura; 2) Estrutura organizacional e 3) Recursos
humanos.
Fase III - fez-se uma análise de implementação, por meio
de 8 grupos focais com 72 participantes da comunida-
de, 19 entrevistas de profundidade com doadores, ges-
tores e profissionais relacionados com a área do VIH/
SIDA e análise documental de maneira a compreender
como foram implementadas as estratégias de coordena-
ção, descentralização e comunicação do NPCS. Nesta
fase verificou-se o alinhamento das estratégias propos-
tas com as necessidades dos parceiros e comunidade e
descreveu os fatores externos e internos que influencia-
ram na implementação do projeto.
Resultados e discussão
Na perspetiva da translação do conhecimento, a discus-
são deste estudo avaliativo centra-se na estrutura de cin-
co questões proposta por Grinshaw e Lavis [4,13].
Estas perguntas são relevantes, uma vez que dão um
direcionamento de como o processo de translação do
conhecimento deve ocorrer. Desta maneira, quando se
pergunta, o que deve ser transferido? O foco está nas
conclusões das perguntas avaliativas que o estudo pro-
curou responder, ou seja, se a
implementação do Pro-
jeto de Fortalecimento de Capacidades do NPCS para
a Resposta do VIH na Província de Gaza ocorreu con-
forme esperado; se esteve alinhada com as necessidades
dos parceiros e da comunidade; que aspetos do fortale-
cimento de capacidades podem ser evidenciados e, por