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S38

Artigo Original

atualmente a norma na avaliação de desenvolvimento in-

ternacional, mas Patton (20015) apresenta exemplos, que

considera mesmo exemplares, de tais abordagens de ava-

liação de todo o mundo [6].

A descolonização da avaliação como apresentada no núme-

ro especial em análise [1] significa reafirmar a importância,

o valor e os direitos das culturas pré-coloniais e pré-impe-

rialistas, ou o que é deixado deles ou pode ser recriado. O

que tem geralmente faltado nas discussões de avaliação de

enquadramento cultural e intercultural é uma perspetiva

transcultural, genuinamente global, que faz da Terra e de

toda a família humana a unidade de análise.

Competências da avaliação global

Para que a avaliação desempenhe um papel apropriado nas

iniciativas e nas diversas plataformas globais e possa contri-

buir para resolver os problemas à escala global, são precisos

avaliadores conhecedores de e competentes na análise dos

sistemas globais [6].

Um dos desafios desta perspetiva é que não será suficien-

te reforçar a capacidade de avaliação nacional se o foco for

abordar os assuntos globais. Mas há perguntas por respon-

der nomeadamente, como formar avaliadores sensíveis a

esta perspetiva transcultural, avaliadores de sistemas glo-

bais.Assim, Patton [6] propõe quatro dimensões da compe-

tência da avaliação global:

1) Perspetiva global: a lente de

mármore azul –

significa pen-

sar globalmente, holisticamente e sistematicamente, ou

seja, pensar no planeta e seus habitantes como o

avaliado

;

2) Conhecimento de sistemas mundiais – a literatura exis-

tente sobre o sistema mundial e os assuntos globais consti-

tuem conhecimento especializado que são a base para um

avaliador global (e.g.World Systems Analysis -Wallerstein,

2004 cit in Patton 2015) [6] e incluem temas como a saúde

global, as interligações do sistema económico, assuntos de

segurança internacional, os sistemas alimentares globais, a

pobreza global ou a globalização das desigualdades. Preci-

samos de mudanças nos sistemas globais para avaliar essas

análises e estratégias de intervenção;

3) Competências em análise de sistemas globais - uma

abordagem avaliativa para a mudança de sistemas globais

precisará incorporar e aplicar diferentes abordagens para a

avaliação; criação e aplicação de rubricas inovadoras; crité-

rios para julgamentos de mérito, valor e significado; e pen-

samento avaliativo por toda parte;

4) Ligações a redes de sistemas globais.

Considerações finais

Seguindo o desafio de Carden e Alkin [15] este artigo de

síntese do conhecimento sobre os temas da avaliação em

contexto de desenvolvimento, escrito em português, tem

o potencial de chegar aos colegas da Comunidade de Países

de Língua Portuguesa, contribuindo para uma divulgação

da temática e potencial uso do conhecimento para incenti-

vo à divulgação das experiências avaliativas nos seus países.

Esse passo é essencial para reforçar o campo da avaliação no

desenvolvimento internacional e cooperação para a saúde,

como uma área global, com necessidade de incluir os parâ-

metros contexto e cultura nas suas práticas, mas também

nos seus avanços metodológicos, teóricos e conceptuais.

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