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S31

A n a i s d o I HM T

A equidade na investigação avaliativa com foco

na cooperação em Saúde para o desenvolvimento

Equity in evaluative research focusing on health cooperation and development

Isabel Craveiro

Unidade de Saúde Pública Internacional e Bioestatística, Universidade Nova de Lisboa,

Instituto de Higiene e MedicinaTropical.

Global Health andTropical Medicine, UNL-IHMT, Lisboa, Portugal

Zulmira Hartz

Unidade de Saúde Pública Internacional e Bioestatística, Universidade Nova de Lisboa,

Instituto de Higiene e MedicinaTropical.

Global Health andTropical Medicine, UNL-IHMT, Lisboa, Portugal

Resumo

O objetivo do presente artigo é fazer uma síntese do conhecimento sobre

a forma como o tema da equidade é abordado nas publicações sobre in-

vestigação avaliativa na cooperação para o desenvolvimento, de um ponto

de vista intercultural.

O número especial do

Canadian Journal of Program Evaluation

,Vol 30, No 3

(2015): “Decolonizing International Development Evaluation” [1] é com-

posto por um conjunto de sete artigos originais, dos quais consideramos

cinco para a presente síntese sobre as principais questões levantadas acerca

do tema da equidade na investigação avaliativa. O número especial procu-

ra realçar a relevância das dimensões cultura e contexto para a avaliação

realizada na área do desenvolvimento internacional.

Uma das constatações prende-se com a existência de vários desafios para a

descolonização da avaliação em contextos de desenvolvimento internacio-

nal, nomeadamente no que se refere aos parâmetros cultura e contexto.

Palavras Chave:

Equidade, avaliação transcultural, cooperação para o desenvolvimento.

Abstract

The aim of this paper is to summarize the knowledge about the di-

fferent approaches to equity in publications on evaluative research in

development cooperation from an intercultural lens.

The special issue of the Canadian Journal of Program Evaluation, Vol

30, No 3 (2015): "Decolonizing International Development Evalua-

tion" [1] consists of a set of seven original articles, and we consider

five for the present synthesis on the main issues raised on the theme

of equity in evaluative research. This special issue intends to highlight

the relevance of the culture and context dimensions for the evaluation

executed in the area of international development.

One of the findings is the existence of several challenges for the de-

colonization of evaluation in international development contexts, in

particular regarding culture and context.

KeyWords:

Equity, intercultural evaluation, development cooperation.

An Inst Hig MedTrop 2017; 16 (Supl. 2): S31 - S38

Artigo Original