S31
A n a i s d o I HM T
A equidade na investigação avaliativa com foco
na cooperação em Saúde para o desenvolvimento
Equity in evaluative research focusing on health cooperation and development
Isabel Craveiro
Unidade de Saúde Pública Internacional e Bioestatística, Universidade Nova de Lisboa,
Instituto de Higiene e MedicinaTropical.
Global Health andTropical Medicine, UNL-IHMT, Lisboa, Portugal
Zulmira Hartz
Unidade de Saúde Pública Internacional e Bioestatística, Universidade Nova de Lisboa,
Instituto de Higiene e MedicinaTropical.
Global Health andTropical Medicine, UNL-IHMT, Lisboa, Portugal
Resumo
O objetivo do presente artigo é fazer uma síntese do conhecimento sobre
a forma como o tema da equidade é abordado nas publicações sobre in-
vestigação avaliativa na cooperação para o desenvolvimento, de um ponto
de vista intercultural.
O número especial do
Canadian Journal of Program Evaluation
,Vol 30, No 3
(2015): “Decolonizing International Development Evaluation” [1] é com-
posto por um conjunto de sete artigos originais, dos quais consideramos
cinco para a presente síntese sobre as principais questões levantadas acerca
do tema da equidade na investigação avaliativa. O número especial procu-
ra realçar a relevância das dimensões cultura e contexto para a avaliação
realizada na área do desenvolvimento internacional.
Uma das constatações prende-se com a existência de vários desafios para a
descolonização da avaliação em contextos de desenvolvimento internacio-
nal, nomeadamente no que se refere aos parâmetros cultura e contexto.
Palavras Chave:
Equidade, avaliação transcultural, cooperação para o desenvolvimento.
Abstract
The aim of this paper is to summarize the knowledge about the di-
fferent approaches to equity in publications on evaluative research in
development cooperation from an intercultural lens.
The special issue of the Canadian Journal of Program Evaluation, Vol
30, No 3 (2015): "Decolonizing International Development Evalua-
tion" [1] consists of a set of seven original articles, and we consider
five for the present synthesis on the main issues raised on the theme
of equity in evaluative research. This special issue intends to highlight
the relevance of the culture and context dimensions for the evaluation
executed in the area of international development.
One of the findings is the existence of several challenges for the de-
colonization of evaluation in international development contexts, in
particular regarding culture and context.
KeyWords:
Equity, intercultural evaluation, development cooperation.
An Inst Hig MedTrop 2017; 16 (Supl. 2): S31 - S38
Artigo Original