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Análise

Com base nos componentes do modelo lógico da interven-

ção e dos critérios e indicadores de medida foi construída

uma matriz de categorias de análise (quadro 2). Os dados

foram analisados a fim de identificar, descrever e interpretar

tendências e padrões à luz das questões de avaliação e dos ob-

jetivos do estudo [28,29].Tratando-se de um estudo de caso

múltiplo, foi estudada a existência de replicação, pela iden-

tificação de semelhanças e divergências, entre os dois casos,

nos padrões observados e no respetivo grau de coincidên-

cia com o modelo lógico da intervenção [23]. Foi efetuada

a triangulação dos dados recolhidos através da análise docu-

mental e das entrevistas, na procura de linhas de evidência

convergentes entre as três partes envolvidas [23].

Aspetos éticos

O estudo de caso foi aprovado pela Comissão de Ética do Ins-

tituto de Higiene e MedicinaTropical - Universidade Nova de

Lisboa. Foi obtido o consentimento informado por escrito dos

entrevistados e assegurada a confidencialidade da identidade

Quadro 2

– Categorias de análise do Estudo Avaliativo do Programa de Estágios de Curta Duração em Portugal para Profissionais de

Saúde dos PALOP eTimor Leste, e fontes dos dados analisados em cada categoria e subcategoria

Legenda: IA – instituição de acolhimento; IO – instituição de origem; (*) se observado, analisar os aspetos específicos; (**) se não ob-

servado, analisar os motivos que o justificam; (***) se presente, analisar os exemplos referidos; (****) se observado, analisar o intervalo

de tempo decorrido

Categorias

Subcategorias 1

Subcategorias 2

Análise

documental

Entrevista

IA

IO

Seleção dos

estagiários

Motivação no

momento da

candidatura

Expressão das necessidades formativas que motivaram o estágio

(*)

X

X

X

Objetivos de aprendizagem formulados no momento da

candidatura e de forma clara

X

X

X

Alocação e

idoneidade da

instituição de

acolhimento

Alocação

Instituição de acolhimento (IA) referida no momento da

candidatura

X

Plano de estágio efetuado em conjunto com o orientador

X

X

Estágio realizado conforme o plano de estágio (**)

X

X

Coerência entre motivação e atividades desempenhadas

X

X

Motivos de adesão da IA

X

Idoneidade

IA com idoneidade reconhecida na área do estágio, pelas ordens

profissionais

X

IA com experiência formativa na área do estágio

X

Formação

Reação

Cumprimento dos objetivos de aprendizagem

X

X

X

Avaliação positiva do estágio

X

X

X

Recomendação da replicação da experiência

X

X

X

Dificuldades sentidas pelo estagiário (*)

X

X

X

Aprendizagem e

fortalecimento de

capacidades

Frequência de ações de formação no estágio (*)

X

X

Aprendizagem/ aperfeiçoamento das capacidades de execução

técnica (***)

X

Aprendizagem/ aperfeiçoamento das técnicas de gestão (***)

X

Mudança de

comportamento

Na forma como integra conhecimentos científicos e técnicos com

a prática

X

Na execução técnica

X

Na utilização de novas técnicas ou tecnologias

X

Na utilização correta da terminologia técnica

X

Na capacidade de trabalho no sentido da maior produtividade

X

No interesse pela sua valorização profissional

X

Na responsabilidade profissional

X

Na motivação profissional

X

Formação interpares

X

Exemplos de inovação ou melhorias na IO ou no seu

funcionamento atribuídas especificamente ao estagiário após o

seu regresso

X

Parcerias

Motivação da adesão da instituição de origem

X

Reação dos parceiros

Benefícios do estágio para os parceiros (*)

X

X

Dificuldades sentidas pelos parceiros,

provocadas/relacionadas com o estágio (*)

X

X

Reforço das relações

institucionais

Estabelecimento de novas parcerias (*)

X

X

Reforço das parcerias anteriores (*)

X

X

Trajeto

profissional

dos estagiários

após o estágio

Regresso ao país de origem

X

Permanência no País de origem a trabalhar à data da entrevista (****)

X

Regresso à instituição de origem

X

Permanência na instituição de origem à data da entrevista (****)

X

Regresso ao serviço de origem

X

Permanência no serviço de origem (****)

X

Coerência entre o serviço de regresso e o estágio

X

Coerência entre os serviços onde trabalhou após o regresso do estágio e o estágio

X

Artigo Original