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Análise
Com base nos componentes do modelo lógico da interven-
ção e dos critérios e indicadores de medida foi construída
uma matriz de categorias de análise (quadro 2). Os dados
foram analisados a fim de identificar, descrever e interpretar
tendências e padrões à luz das questões de avaliação e dos ob-
jetivos do estudo [28,29].Tratando-se de um estudo de caso
múltiplo, foi estudada a existência de replicação, pela iden-
tificação de semelhanças e divergências, entre os dois casos,
nos padrões observados e no respetivo grau de coincidên-
cia com o modelo lógico da intervenção [23]. Foi efetuada
a triangulação dos dados recolhidos através da análise docu-
mental e das entrevistas, na procura de linhas de evidência
convergentes entre as três partes envolvidas [23].
Aspetos éticos
O estudo de caso foi aprovado pela Comissão de Ética do Ins-
tituto de Higiene e MedicinaTropical - Universidade Nova de
Lisboa. Foi obtido o consentimento informado por escrito dos
entrevistados e assegurada a confidencialidade da identidade
Quadro 2
– Categorias de análise do Estudo Avaliativo do Programa de Estágios de Curta Duração em Portugal para Profissionais de
Saúde dos PALOP eTimor Leste, e fontes dos dados analisados em cada categoria e subcategoria
Legenda: IA – instituição de acolhimento; IO – instituição de origem; (*) se observado, analisar os aspetos específicos; (**) se não ob-
servado, analisar os motivos que o justificam; (***) se presente, analisar os exemplos referidos; (****) se observado, analisar o intervalo
de tempo decorrido
Categorias
Subcategorias 1
Subcategorias 2
Análise
documental
Entrevista
IA
IO
Seleção dos
estagiários
Motivação no
momento da
candidatura
Expressão das necessidades formativas que motivaram o estágio
(*)
X
X
X
Objetivos de aprendizagem formulados no momento da
candidatura e de forma clara
X
X
X
Alocação e
idoneidade da
instituição de
acolhimento
Alocação
Instituição de acolhimento (IA) referida no momento da
candidatura
X
Plano de estágio efetuado em conjunto com o orientador
X
X
Estágio realizado conforme o plano de estágio (**)
X
X
Coerência entre motivação e atividades desempenhadas
X
X
Motivos de adesão da IA
X
Idoneidade
IA com idoneidade reconhecida na área do estágio, pelas ordens
profissionais
X
IA com experiência formativa na área do estágio
X
Formação
Reação
Cumprimento dos objetivos de aprendizagem
X
X
X
Avaliação positiva do estágio
X
X
X
Recomendação da replicação da experiência
X
X
X
Dificuldades sentidas pelo estagiário (*)
X
X
X
Aprendizagem e
fortalecimento de
capacidades
Frequência de ações de formação no estágio (*)
X
X
Aprendizagem/ aperfeiçoamento das capacidades de execução
técnica (***)
X
Aprendizagem/ aperfeiçoamento das técnicas de gestão (***)
X
Mudança de
comportamento
Na forma como integra conhecimentos científicos e técnicos com
a prática
X
Na execução técnica
X
Na utilização de novas técnicas ou tecnologias
X
Na utilização correta da terminologia técnica
X
Na capacidade de trabalho no sentido da maior produtividade
X
No interesse pela sua valorização profissional
X
Na responsabilidade profissional
X
Na motivação profissional
X
Formação interpares
X
Exemplos de inovação ou melhorias na IO ou no seu
funcionamento atribuídas especificamente ao estagiário após o
seu regresso
X
Parcerias
Motivação da adesão da instituição de origem
X
Reação dos parceiros
Benefícios do estágio para os parceiros (*)
X
X
Dificuldades sentidas pelos parceiros,
provocadas/relacionadas com o estágio (*)
X
X
Reforço das relações
institucionais
Estabelecimento de novas parcerias (*)
X
X
Reforço das parcerias anteriores (*)
X
X
Trajeto
profissional
dos estagiários
após o estágio
Regresso ao país de origem
X
Permanência no País de origem a trabalhar à data da entrevista (****)
X
Regresso à instituição de origem
X
Permanência na instituição de origem à data da entrevista (****)
X
Regresso ao serviço de origem
X
Permanência no serviço de origem (****)
X
Coerência entre o serviço de regresso e o estágio
X
Coerência entre os serviços onde trabalhou após o regresso do estágio e o estágio
X
Artigo Original