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A n a i s d o I HM T
tadores de estágio das instituições de acolhimento e aos
responsáveis/diretores dos serviços de origem dos estagiá-
rios, que aceitaram participar no estudo. As entrevistas fo-
ram conduzidas por um guião, construído para o efeito com
base nos indicadores de medida selecionados (quadro 1), e
realizadas por via telefónica. Foram construídos e pré-testa-
dos dois guiões, um dirigido às instituições de acolhimento
(IA) e outro às instituições de origem (IO), com perguntas
fechadas e abertas.
Para cada estagiário foram realizadas duas entrevistas indi-
viduais – uma na instituição de acolhimento e a outra na
instituição de origem -, com exceção de um dos estagiários
do caso A, para o qual foram realizadas duas entrevistas na
instituição de acolhimento por ter tido dois orientadores de
formação. Em cada caso, A e B, todas as entrevistas realiza-
das na respetiva instituição de origem foram concedidas pelo
mesmo responsável: o diretor do serviço no casoA, e o dire-
tor clínico no caso B. Os dados recolhidos em cada entrevis-
ta foram anotados num suporte especificamente construído
para o efeito com base nos guiões de entrevista.
Quadro 1
– Matriz de medida do EstudoAvaliativo do Programa de Estágios de Curta Duração em Portugal para Profissionais de Saúde
dos PALOP eTimor Leste
1
Os países foram anonimizados para garantia da confidencialidade.
Componentes/questões de avaliação
Critérios/Indicadores
I. Seleção dos estagiários
1) Motivação dos candidatos no momento da
candidatura:
Qual a necessidade de formação ou
problema referido como motivação para a
candidatura ao concurso?
Que alterações podem ser introduzidas
neste processo para incentivar a
candidatura de agentes de mudança?
a) Motivação referida pelos candidatos na candidatura;
b)Clareza nos objetivos referidos.
II. Alocação e idoneidade da instituição
de acolhimento
As instituições de acolhimento foram as
mais adequadas?
a)
Instituição referida no momento da candidatura pelo estagiário;
b)Estágio realizado conforme o plano de estágio;
c) Coerência entre a motivação e as atividades desempenhadas pelo estagiário;
d)Motivos de adesão da instituição de acolhimento ao concurso;
e)
Instituições de acolhimento com capacidade formativa reconhecida pelas ordens
profissionais;
f)
Instituição de acolhimento com experiência formativa na área temática do estágio.
III. Formação
1)
Reação:
Qual foi a reação dos estagiários à
experiência do estágio?
2)
Aprendizagem e fortalecimento de
capacidades:
Foi referida a atualização técnica e
melhoria do desempenho dos estagiários?
3)
Mudança de comportamento:
Foi referida a melhoria de procedimentos e
de práticas na instituição de origem do
estagiário?
1)Reação:
a) Cumprimento dos objetivos de aprendizagem dos estagiários;
b)Estagiários que avaliam de forma positiva a sua experiência de estágio;
c) Estagiários que recomendam a replicação da experiência em futuros estágios;
d)Estagiários que experimentaram dificuldades e a sua causa.
2)Aprendizagem e fortalecimento de capacidades:
a) Exemplos concretos relativos à frequência de ações de formação durante o estágio;
b)Exemplos concretos de aprendizagem ou aperfeiçoamento das capacidades de execução
técnica;
c) Exemplos concretos de aprendizagem ou aperfeiçoamento das capacidades de aplicação das
técnicas de gestão.
3)Mudança de comportamento (atribuível ao estágio):
a) Exemplos concretos e verificáveis da integração dos conhecimentos científicos e técnicos
com a prática;
b)Exemplos concretos e verificáveis de melhoria da execução técnica;
c) Exemplos concretos e verificáveis da utilização de novas técnicas ou tecnologias;
d)Instituições que reportam que os estagiários utilizam corretamente a terminologia técnica;
e)
Instituições que reportam aumento na capacidade de trabalho, no sentido de maior
produtividade;
f)
Exemplos concretos de fortalecimento de redes profissionais/formação interpares;
g)
Instituições que reportam melhoria na motivação dos respetivos profissionais;
h)
Instituições que reportam aumento da responsabilidade profissional;
i)
Instituições que reportam aumento do interesse pela valorização profissional.
IV. Parcerias
Identificação da tipologia das parcerias e dos
contactos realizados entre as duas instituições:
Foram estabelecidas e/ou reforçadas as
parcerias entre a instituição de origem do
estagiário e a instituição de acolhimento
em Portugal?
a) Motivação da adesão da instituição de origem;
b)Benefícios do estágio entre os parceiros;
c) Dificuldades relacionadas com o estágio entre os parceiros;
d)Estabelecimento de novas parcerias;
e) Reforço das parcerias anteriores.
V. Impacto
1) Impacto nos estagiários:
a) Trajeto profissional dos estagiários após o estágio;
b)
Instituições que reportam melhoria das competências e capacidades do estagiário após o
estágio;
c)
Exemplos concretos de melhoria das competências e capacidades do estagiário.
2) Impacto no local de trabalho:
a)
Instituições que reportam melhorias no local de trabalho atribuíveis ao estágio;
b)
Exemplos concretos de melhorias no local de trabalho.