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A n a i s d o I HM T

tadores de estágio das instituições de acolhimento e aos

responsáveis/diretores dos serviços de origem dos estagiá-

rios, que aceitaram participar no estudo. As entrevistas fo-

ram conduzidas por um guião, construído para o efeito com

base nos indicadores de medida selecionados (quadro 1), e

realizadas por via telefónica. Foram construídos e pré-testa-

dos dois guiões, um dirigido às instituições de acolhimento

(IA) e outro às instituições de origem (IO), com perguntas

fechadas e abertas.

Para cada estagiário foram realizadas duas entrevistas indi-

viduais – uma na instituição de acolhimento e a outra na

instituição de origem -, com exceção de um dos estagiários

do caso A, para o qual foram realizadas duas entrevistas na

instituição de acolhimento por ter tido dois orientadores de

formação. Em cada caso, A e B, todas as entrevistas realiza-

das na respetiva instituição de origem foram concedidas pelo

mesmo responsável: o diretor do serviço no casoA, e o dire-

tor clínico no caso B. Os dados recolhidos em cada entrevis-

ta foram anotados num suporte especificamente construído

para o efeito com base nos guiões de entrevista.

Quadro 1

– Matriz de medida do EstudoAvaliativo do Programa de Estágios de Curta Duração em Portugal para Profissionais de Saúde

dos PALOP eTimor Leste

1

Os países foram anonimizados para garantia da confidencialidade.

Componentes/questões de avaliação

Critérios/Indicadores

I. Seleção dos estagiários

1) Motivação dos candidatos no momento da

candidatura:

Qual a necessidade de formação ou

problema referido como motivação para a

candidatura ao concurso?

Que alterações podem ser introduzidas

neste processo para incentivar a

candidatura de agentes de mudança?

a) Motivação referida pelos candidatos na candidatura;

b)Clareza nos objetivos referidos.

II. Alocação e idoneidade da instituição

de acolhimento

As instituições de acolhimento foram as

mais adequadas?

a)

Instituição referida no momento da candidatura pelo estagiário;

b)Estágio realizado conforme o plano de estágio;

c) Coerência entre a motivação e as atividades desempenhadas pelo estagiário;

d)Motivos de adesão da instituição de acolhimento ao concurso;

e)

Instituições de acolhimento com capacidade formativa reconhecida pelas ordens

profissionais;

f)

Instituição de acolhimento com experiência formativa na área temática do estágio.

III. Formação

1)

Reação:

Qual foi a reação dos estagiários à

experiência do estágio?

2)

Aprendizagem e fortalecimento de

capacidades:

Foi referida a atualização técnica e

melhoria do desempenho dos estagiários?

3)

Mudança de comportamento:

Foi referida a melhoria de procedimentos e

de práticas na instituição de origem do

estagiário?

1)Reação:

a) Cumprimento dos objetivos de aprendizagem dos estagiários;

b)Estagiários que avaliam de forma positiva a sua experiência de estágio;

c) Estagiários que recomendam a replicação da experiência em futuros estágios;

d)Estagiários que experimentaram dificuldades e a sua causa.

2)Aprendizagem e fortalecimento de capacidades:

a) Exemplos concretos relativos à frequência de ações de formação durante o estágio;

b)Exemplos concretos de aprendizagem ou aperfeiçoamento das capacidades de execução

técnica;

c) Exemplos concretos de aprendizagem ou aperfeiçoamento das capacidades de aplicação das

técnicas de gestão.

3)Mudança de comportamento (atribuível ao estágio):

a) Exemplos concretos e verificáveis da integração dos conhecimentos científicos e técnicos

com a prática;

b)Exemplos concretos e verificáveis de melhoria da execução técnica;

c) Exemplos concretos e verificáveis da utilização de novas técnicas ou tecnologias;

d)Instituições que reportam que os estagiários utilizam corretamente a terminologia técnica;

e)

Instituições que reportam aumento na capacidade de trabalho, no sentido de maior

produtividade;

f)

Exemplos concretos de fortalecimento de redes profissionais/formação interpares;

g)

Instituições que reportam melhoria na motivação dos respetivos profissionais;

h)

Instituições que reportam aumento da responsabilidade profissional;

i)

Instituições que reportam aumento do interesse pela valorização profissional.

IV. Parcerias

Identificação da tipologia das parcerias e dos

contactos realizados entre as duas instituições:

Foram estabelecidas e/ou reforçadas as

parcerias entre a instituição de origem do

estagiário e a instituição de acolhimento

em Portugal?

a) Motivação da adesão da instituição de origem;

b)Benefícios do estágio entre os parceiros;

c) Dificuldades relacionadas com o estágio entre os parceiros;

d)Estabelecimento de novas parcerias;

e) Reforço das parcerias anteriores.

V. Impacto

1) Impacto nos estagiários:

a) Trajeto profissional dos estagiários após o estágio;

b)

Instituições que reportam melhoria das competências e capacidades do estagiário após o

estágio;

c)

Exemplos concretos de melhoria das competências e capacidades do estagiário.

2) Impacto no local de trabalho:

a)

Instituições que reportam melhorias no local de trabalho atribuíveis ao estágio;

b)

Exemplos concretos de melhorias no local de trabalho.