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A n a i s d o I HM T

Avaliação de programas de formaçãomédica e de enfermagem

pós-graduada:

estudo de caso em dois países africanos de língua oficial portuguesa, 2013

Evaluation of post-graduate medical and nursing training programs:a case study in two portuguese speaking

african countries,2013

Estudo integrado no Projeto de Avaliação do

Concurso para Estágios de Curta Duração em

Portugal para Profissionais de Saúde dos PAL-

OP eTimor Leste, promovido pela Fundação

Calouste Gulbenkian

Study integrated in the Evaluation Project of the

Contract for ShortTerm Courses for Health Profes-

sionals from Portuguese Speaking African Coun-

tries and EastTimor, in Portugal,organized by the

Fundação Calouste Gulbenkian

Ana Cristina Garcia

Unidade de Saúde Pública Internacional e Bioestatística

Centro Colaborador da OMS para Políticas e Planeamento da Força deTrabalho

em Saúde

Instituto de Higiene e MedicinaTropical

Universidade Nova de Lisboa, Lisboa, Portugal

anacristinagarcia@ihmt.unl.pt

Cláudia Leone

Unidade de Saúde Pública Internacional e Bioestatística

Centro Colaborador da OMS para Políticas e Planeamento da Força deTrabalho em

Saúde

Instituto de Higiene e MedicinaTropical

Universidade Nova de Lisboa, Lisboa, Portugal

Sónia Dias

Unidade de Saúde Pública Internacional e Bioestatística

Centro Colaborador da OMS para Políticas e Planeamento da Força deTrabalho em

Saúde

Instituto de Higiene e MedicinaTropical

Universidade Nova de Lisboa, Lisboa, Portugal

Zulmira Hartz

Unidade de Saúde Pública Internacional e Bioestatística

Centro Colaborador da OMS para Políticas e Planeamento da Força deTrabalho em

Saúde

Instituto de Higiene e MedicinaTropical

Universidade Nova de Lisboa, Lisboa, Portugal

Resumo

Introdução

As expectativas das entidades de apoio ao desenvolvimento quanto à de-

monstração de evidência relativa ao impacto dos seus programas de forma-

ção são cada vez maiores. Em 2013, a Fundação Calouste Gulbenkian soli-

citou a avaliação do Concurso para Estágios de Curta Duração em Portugal

para Profissionais de Saúde dos PALOP e Timor Leste. Como resposta, foi

implementado um projeto de investigação avaliativa, qualitativo e explora-

tório, que incluiu um estudo de caso.

Objetivos

O estudo de caso teve por objetivos conhecer o percurso dos estagiários

desde a candidatura até ao regresso ao país de origem e conhecer o desem-

penho dos estagiários na instituição de origem após o estágio.

Métodos

A intervenção foi descrita por um modelo lógico que integra os pontos for-

tes do modelo de medição de programas de aprendizagem desenvolvido por

Kirkpatrick e da análise de contribuição de Mayne. O estudo de caso incluiu

sete estagiários agrupados em dois casos (estudo de caso múltiplo). Cada

caso correspondeu a um dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa.

Os resultados foram obtidos por triangulação dos dados recolhidos através

de análise documental e de entrevistas semiestruturadas efetuadas nas insti-

tuições de acolhimento e de origem.

Abstract

Introduction

The impact demonstration of the training programs financed by the

development support institutions is felt as more and more needed. In

2013, the Fundação Calouste Gulbenkian requested the evaluation of

the Contract for Short Term Courses for Health Professionals from

Portuguese Speaking African Countries and East Timor, in Portugal. In

response, we implemented a qualitative and exploratory evaluative re-

search project, which included a case study.

Objectives

The case study objectives were to know the trainees route from the

application to the return to their countries and meet the training assig-

nment at the home institution after the stage.

Methods

The intervention was described by a logical model that integrates the

strengths of the measurement model of learning programs developed

by Kirkpatrick and of the Mayne contribution analysis. The case study

included seven trainees grouped in two cases (multiple case study). Each

case corresponded to one of theAfrican Portuguese Speaking Countries.

The results were obtained by triangulation of data collected through

document analysis and semi-structured interviews carried out in the

home and host institutions.

Artigo Original