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A n a i s d o I HM T
Avaliação de programas de formaçãomédica e de enfermagem
pós-graduada:
estudo de caso em dois países africanos de língua oficial portuguesa, 2013
Evaluation of post-graduate medical and nursing training programs:a case study in two portuguese speaking
african countries,2013
Estudo integrado no Projeto de Avaliação do
Concurso para Estágios de Curta Duração em
Portugal para Profissionais de Saúde dos PAL-
OP eTimor Leste, promovido pela Fundação
Calouste Gulbenkian
Study integrated in the Evaluation Project of the
Contract for ShortTerm Courses for Health Profes-
sionals from Portuguese Speaking African Coun-
tries and EastTimor, in Portugal,organized by the
Fundação Calouste Gulbenkian
Ana Cristina Garcia
Unidade de Saúde Pública Internacional e Bioestatística
Centro Colaborador da OMS para Políticas e Planeamento da Força deTrabalho
em Saúde
Instituto de Higiene e MedicinaTropical
Universidade Nova de Lisboa, Lisboa, Portugal
anacristinagarcia@ihmt.unl.ptCláudia Leone
Unidade de Saúde Pública Internacional e Bioestatística
Centro Colaborador da OMS para Políticas e Planeamento da Força deTrabalho em
Saúde
Instituto de Higiene e MedicinaTropical
Universidade Nova de Lisboa, Lisboa, Portugal
Sónia Dias
Unidade de Saúde Pública Internacional e Bioestatística
Centro Colaborador da OMS para Políticas e Planeamento da Força deTrabalho em
Saúde
Instituto de Higiene e MedicinaTropical
Universidade Nova de Lisboa, Lisboa, Portugal
Zulmira Hartz
Unidade de Saúde Pública Internacional e Bioestatística
Centro Colaborador da OMS para Políticas e Planeamento da Força deTrabalho em
Saúde
Instituto de Higiene e MedicinaTropical
Universidade Nova de Lisboa, Lisboa, Portugal
Resumo
Introdução
As expectativas das entidades de apoio ao desenvolvimento quanto à de-
monstração de evidência relativa ao impacto dos seus programas de forma-
ção são cada vez maiores. Em 2013, a Fundação Calouste Gulbenkian soli-
citou a avaliação do Concurso para Estágios de Curta Duração em Portugal
para Profissionais de Saúde dos PALOP e Timor Leste. Como resposta, foi
implementado um projeto de investigação avaliativa, qualitativo e explora-
tório, que incluiu um estudo de caso.
Objetivos
O estudo de caso teve por objetivos conhecer o percurso dos estagiários
desde a candidatura até ao regresso ao país de origem e conhecer o desem-
penho dos estagiários na instituição de origem após o estágio.
Métodos
A intervenção foi descrita por um modelo lógico que integra os pontos for-
tes do modelo de medição de programas de aprendizagem desenvolvido por
Kirkpatrick e da análise de contribuição de Mayne. O estudo de caso incluiu
sete estagiários agrupados em dois casos (estudo de caso múltiplo). Cada
caso correspondeu a um dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa.
Os resultados foram obtidos por triangulação dos dados recolhidos através
de análise documental e de entrevistas semiestruturadas efetuadas nas insti-
tuições de acolhimento e de origem.
Abstract
Introduction
The impact demonstration of the training programs financed by the
development support institutions is felt as more and more needed. In
2013, the Fundação Calouste Gulbenkian requested the evaluation of
the Contract for Short Term Courses for Health Professionals from
Portuguese Speaking African Countries and East Timor, in Portugal. In
response, we implemented a qualitative and exploratory evaluative re-
search project, which included a case study.
Objectives
The case study objectives were to know the trainees route from the
application to the return to their countries and meet the training assig-
nment at the home institution after the stage.
Methods
The intervention was described by a logical model that integrates the
strengths of the measurement model of learning programs developed
by Kirkpatrick and of the Mayne contribution analysis. The case study
included seven trainees grouped in two cases (multiple case study). Each
case corresponded to one of theAfrican Portuguese Speaking Countries.
The results were obtained by triangulation of data collected through
document analysis and semi-structured interviews carried out in the
home and host institutions.
Artigo Original