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A n a i s d o I HM T
[5]. Constrangimentos de ordem metodológica, conceptual ou
de fidelidade, bem como a quantidade apreciável de recursos
que, em geral, exige, impedem ou desmotivam a avaliação dos
benefícios pessoais, profissionais e organizacionais decorrentes
da formação [5]. Diversos métodos têm procurado minimizar
estes constrangimentos. A análise de contribuição de Mayne é
considerada adequada nos casos onde os dados disponíveis não
são suficientes para elaborar uma afirmação definitiva sobre uma
relação causal entre a formação e o impacto mas podem refletir
uma “associação plausível” que descreva “o progresso em rela-
ção aos resultados” [5]. Segundo Mayne (2001), o desenvolvi-
mento de uma “cadeia de resultados” e o estudo de potenciais
interferências externas nos resultados observados, possibilita a
produção de uma “história de desempenho” plausível [18], que
proporcionará a estimação do grau de atribuição dos resultados
a uma intervenção específica [18,19].
Por outro lado, e na perspetiva da sua utilidade,Vassar e colabo-
radores (2010) defendem a construção de modelos de avaliação
da formação médica com foco na utilização [9], abordagem que
tem como premissa principal que a avaliação enquanto estudo
seja ajuizada pela sua utilidade e pelo uso que sejam atribuídos
aos seus resultados [20]. A abordagem com foco na utilização
possibilita a participação dos utilizadores nas decisões a tomar
nas várias etapas do processo avaliativo, desde a escolha das es-
tratégias de investigação mais adequadas, à metodologia de in-
vestigação, ao desenho do estudo e ao objeto da avaliação [9].
No âmbito da abordagem metodológica da investigação avalia-
tiva, a metodologia qualitativa parece particularmente indicada
quando é necessário considerar o conhecimento dos contextos e
das interações entre os participantes num programa específico,
designadamente no seu início ou nos momentos de transição
[10,21,22]. Ao proporcionar uma visão do conjunto, permite
observar tendências, padrões, contradições e ambiguidades,
que possibilitam uma melhor compreensão das experiências em
estudo [21]. Nos estudos qualitativos, o estudo de caso figura
entre os desenhos mais utilizados.Tendo por alvo uma unidade
especificamente selecionada, o estudo de caso permite a análise
em profundidade e dentro do contexto real, considerando as
diversas relações que a situam e articulam no todo de que faz
parte [21,23], tendo, nos estudos avaliativos dos programas de
formação profissional, a particularidade de permitir a elabora-
ção da “história de desempenho” do programa e dos formandos
[21,22].
Concurso para Estágios de Curta Duração
em Portugal para Profissionais de Saúde dos PALOP
eTimor Leste
Sensível à dimensão e complexidade da insuficiência de re-
cursos humanos da saúde nos Países Africanos de Língua
Oficial Portuguesa (PALOP) eTimor Leste, a Fundação Ca-
louste Gulbenkian (FCG) promoveu, em 2011, a primeira
edição de um Concurso anual para Estágios de 3 meses em
Portugal, dirigido a médicos, enfermeiros e outros técnicos
de saúde provenientes dos referidos países, com os objetivos
de proporcionar aos formandos a atualização de conheci-
mentos adequada à resposta a novos desafios nos contextos
epidemiológico e institucional dos seus países, e de corrigir
os principais fatores de desmotivação dos profissionais de
saúde [24]. Até 2013 decorreram duas edições do Concurso
para Estágios de Curta Duração em Portugal para Profissio-
nais de Saúde dos PALOP eTimor Leste, tendo sido atribuí-
da uma bolsa para apoio financeiro a 38 estagiários, 19 em
cada edição [25]. Do total, 24 formandos eram médicos e
11 eram enfermeiros [26].A iniciativa, integrada no Progra-
ma Gulbenkian de Ajuda ao Desenvolvimento [25], previa a
realização de estágios em instituições de saúde de Portugal,
promovidos no âmbito de parcerias existentes ou a estabe-
lecer, entre serviços públicos de saúde dos países alvo e as
instituições portuguesas [25].
Projeto de Avaliação do Concurso para Estágios de
Curta Duração em Portugal para Profissionais de
Saúde dos PALOP eTimor Leste
Em 2013, a FCG solicitou a avaliação do Concurso para
Estágios de Curta Duração em Portugal com o objetivo de
identificar de que forma os resultados alcançados nas edições
de 2011 e 2012 contribuíram para: (a) a atualização técnica
e melhoria do desempenho dos formandos; (b) a melhoria
de procedimentos e de práticas no respetivo serviço de ori-
gem; e (c) o estabelecimento e reforço de parcerias entre o
serviço de origem do formando e o serviço de acolhimento
em Portugal [25]. Adicionalmente, foi pretendida a análise
da adequação da informação requerida na instrução das can-
didaturas aos objetivos do Concurso; a identificação de alte-
rações a introduzir no processo de seleção dos estagiários de
forma a incentivar a candidatura por agentes de mudança; o
conhecimento do trajeto profissional dos formandos após o
estágio; e a identificação de casos de sucesso ou de insuces-
so [25]. Com vista a dar resposta à avaliação solicitada, foi
desenhado e executado um projeto de investigação avalia-
tiva do programa de estágios. A fim de descrever de forma
sistemática a intervenção, foi construído um modelo lógico
[27] (figura 1), com base na matriz conceptual utilizada na
avaliação de impacto dos Estágios das Nações Unidas desde
2010, que integra os pontos fortes do modelo de medição
de Kirkpatrick e da análise de contribuição de Mayne [5].
Ainda inspirada no modelo conceptual das Nações Unidas,
o modelo lógico foi orientado por uma
teoria de mudança
ba-
seada numa cadeia lógica de acontecimentos e benefícios, que
se iniciava nos recursos disponíveis, progredia pelas atividades
desempenhadas e culminava nos resultados e impacto espera-
dos da intervenção [5]. Os componentes do modelo lógico da
intervenção, adaptados do modelo clássico de Kirkpatrick, fo-
ram os seguintes: (a) seleção dos participantes; (b) alocação