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A n a i s d o I HM T

[5]. Constrangimentos de ordem metodológica, conceptual ou

de fidelidade, bem como a quantidade apreciável de recursos

que, em geral, exige, impedem ou desmotivam a avaliação dos

benefícios pessoais, profissionais e organizacionais decorrentes

da formação [5]. Diversos métodos têm procurado minimizar

estes constrangimentos. A análise de contribuição de Mayne é

considerada adequada nos casos onde os dados disponíveis não

são suficientes para elaborar uma afirmação definitiva sobre uma

relação causal entre a formação e o impacto mas podem refletir

uma “associação plausível” que descreva “o progresso em rela-

ção aos resultados” [5]. Segundo Mayne (2001), o desenvolvi-

mento de uma “cadeia de resultados” e o estudo de potenciais

interferências externas nos resultados observados, possibilita a

produção de uma “história de desempenho” plausível [18], que

proporcionará a estimação do grau de atribuição dos resultados

a uma intervenção específica [18,19].

Por outro lado, e na perspetiva da sua utilidade,Vassar e colabo-

radores (2010) defendem a construção de modelos de avaliação

da formação médica com foco na utilização [9], abordagem que

tem como premissa principal que a avaliação enquanto estudo

seja ajuizada pela sua utilidade e pelo uso que sejam atribuídos

aos seus resultados [20]. A abordagem com foco na utilização

possibilita a participação dos utilizadores nas decisões a tomar

nas várias etapas do processo avaliativo, desde a escolha das es-

tratégias de investigação mais adequadas, à metodologia de in-

vestigação, ao desenho do estudo e ao objeto da avaliação [9].

No âmbito da abordagem metodológica da investigação avalia-

tiva, a metodologia qualitativa parece particularmente indicada

quando é necessário considerar o conhecimento dos contextos e

das interações entre os participantes num programa específico,

designadamente no seu início ou nos momentos de transição

[10,21,22]. Ao proporcionar uma visão do conjunto, permite

observar tendências, padrões, contradições e ambiguidades,

que possibilitam uma melhor compreensão das experiências em

estudo [21]. Nos estudos qualitativos, o estudo de caso figura

entre os desenhos mais utilizados.Tendo por alvo uma unidade

especificamente selecionada, o estudo de caso permite a análise

em profundidade e dentro do contexto real, considerando as

diversas relações que a situam e articulam no todo de que faz

parte [21,23], tendo, nos estudos avaliativos dos programas de

formação profissional, a particularidade de permitir a elabora-

ção da “história de desempenho” do programa e dos formandos

[21,22].

Concurso para Estágios de Curta Duração

em Portugal para Profissionais de Saúde dos PALOP

eTimor Leste

Sensível à dimensão e complexidade da insuficiência de re-

cursos humanos da saúde nos Países Africanos de Língua

Oficial Portuguesa (PALOP) eTimor Leste, a Fundação Ca-

louste Gulbenkian (FCG) promoveu, em 2011, a primeira

edição de um Concurso anual para Estágios de 3 meses em

Portugal, dirigido a médicos, enfermeiros e outros técnicos

de saúde provenientes dos referidos países, com os objetivos

de proporcionar aos formandos a atualização de conheci-

mentos adequada à resposta a novos desafios nos contextos

epidemiológico e institucional dos seus países, e de corrigir

os principais fatores de desmotivação dos profissionais de

saúde [24]. Até 2013 decorreram duas edições do Concurso

para Estágios de Curta Duração em Portugal para Profissio-

nais de Saúde dos PALOP eTimor Leste, tendo sido atribuí-

da uma bolsa para apoio financeiro a 38 estagiários, 19 em

cada edição [25]. Do total, 24 formandos eram médicos e

11 eram enfermeiros [26].A iniciativa, integrada no Progra-

ma Gulbenkian de Ajuda ao Desenvolvimento [25], previa a

realização de estágios em instituições de saúde de Portugal,

promovidos no âmbito de parcerias existentes ou a estabe-

lecer, entre serviços públicos de saúde dos países alvo e as

instituições portuguesas [25].

Projeto de Avaliação do Concurso para Estágios de

Curta Duração em Portugal para Profissionais de

Saúde dos PALOP eTimor Leste

Em 2013, a FCG solicitou a avaliação do Concurso para

Estágios de Curta Duração em Portugal com o objetivo de

identificar de que forma os resultados alcançados nas edições

de 2011 e 2012 contribuíram para: (a) a atualização técnica

e melhoria do desempenho dos formandos; (b) a melhoria

de procedimentos e de práticas no respetivo serviço de ori-

gem; e (c) o estabelecimento e reforço de parcerias entre o

serviço de origem do formando e o serviço de acolhimento

em Portugal [25]. Adicionalmente, foi pretendida a análise

da adequação da informação requerida na instrução das can-

didaturas aos objetivos do Concurso; a identificação de alte-

rações a introduzir no processo de seleção dos estagiários de

forma a incentivar a candidatura por agentes de mudança; o

conhecimento do trajeto profissional dos formandos após o

estágio; e a identificação de casos de sucesso ou de insuces-

so [25]. Com vista a dar resposta à avaliação solicitada, foi

desenhado e executado um projeto de investigação avalia-

tiva do programa de estágios. A fim de descrever de forma

sistemática a intervenção, foi construído um modelo lógico

[27] (figura 1), com base na matriz conceptual utilizada na

avaliação de impacto dos Estágios das Nações Unidas desde

2010, que integra os pontos fortes do modelo de medição

de Kirkpatrick e da análise de contribuição de Mayne [5].

Ainda inspirada no modelo conceptual das Nações Unidas,

o modelo lógico foi orientado por uma

teoria de mudança

ba-

seada numa cadeia lógica de acontecimentos e benefícios, que

se iniciava nos recursos disponíveis, progredia pelas atividades

desempenhadas e culminava nos resultados e impacto espera-

dos da intervenção [5]. Os componentes do modelo lógico da

intervenção, adaptados do modelo clássico de Kirkpatrick, fo-

ram os seguintes: (a) seleção dos participantes; (b) alocação