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e idoneidade da instituição de acolhimento; (c) formação

dos estagiários, que incluiu os subcomponentes: (i) rea-

ção, (ii) aprendizagem e fortalecimento de capacidades,

e (iii) mudança de comportamento; (d) parcerias; e (e)

impacto. Para cada componente foram definidos os resul-

tados e impacto esperados (figura 1).

O modelo lógico da intervenção considerou, ainda, os

contextos onde se inseriu a intervenção (organizacional;

específico do país de origem do formando; e estratégico

da entidade financiadora no apoio ao desenvolvimento).

As questões de avaliação foram definidas de modo a iden-

tificar: (a) a necessidade de formação ou problema referi-

do como motivação para a candidatura ao concurso; (b) as

alterações a introduzir no processo por forma a incentivar

a candidatura por agentes de mudança; (c) a adequação

das instituições de acolhimento; (d) a reação dos estagiá-

rios em relação à experiência do estágio; (e) a referência

de atualização técnica e melhoria do desempenho nos es-

tagiários; (f) a referência de melhoria de procedimentos

e de práticas no serviço de origem de cada estagiário; e

(g) o estabelecimento e/ou reforço das parcerias entre os

serviços de origem e de acolhimento.

O modelo lógico da intervenção, que integrou, também,

os pressupostos da abordagem com foco na utilização, foi

aplicado através de um projeto de investigação qualitativa,

exploratório, e que incluiu dois estudos: um estudo com

recurso à análise documental e um estudo de caso. Com

o estudo de caso pretendeu-se contribuir para a evidência

necessária ao conhecimento da contribuição do programa

de Estágios de Curta Duração em Portugal para Profis-

sionais de Saúde dos PALOP e Timor Leste para as insti-

tuições de origem dos estagiários

após o seu regresso. Os objetivos

de investigação específicos do

estudo de caso foram conhecer

o percurso dos estagiários desde

o momento da candidatura até

ao regresso ao país de origem e

conhecer o desempenho dos es-

tagiários na respetiva instituição

de origem após o regresso do es-

tágio.

MÉTODOS

Desenho do estudo e seleção

dos casos

Foi realizado um estudo de caso

múltiplo, que incluiu dois casos

(

multiple case study

), selecionados

como casos confirmatórios [23].

Cada caso correspondeu a um

dos Países de Língua Oficial Por-

tuguesa: o caso correspondente ao país A, constituído

por três enfermeiros, do sexo masculino; e o caso cor-

respondente ao país B, constituído por quatro médicos,

do sexo feminino

1

. A definição dos casos teve por base

o critério de inclusão

ter entregado toda a documentação

solicitada

e os critérios de agrupamento

país de origem

e

profissão

. Foram selecionados os países de origem dos

estagiários que haviam entregado toda a documentação

solicitada e em que foi possível agrupar os respetivos es-

tagiários por profissão. A formação ocorreu em 2011 em

ambos os casos. Em cada caso, a instituição de acolhi-

mento foi comum para os respetivos estagiários, assim

como a instituição de origem. A instituição de acolhi-

mento foi diferente entre os casos.

Critérios e indicadores de medida

Com base nos componentes do modelo lógico (figura 1)

e nas questões de avaliação, foi construída uma matriz

de medida aplicável a todos os estagiários incluídos no

projeto avaliativo (quadro 1).

Fontes e técnicas de recolha de dados

A recolha de dados foi realizada através das técnicas de

análise documental e de entrevistas semiestruturadas. Na

análise documental os dados foram recolhidos das fichas

de análise individuais construídas a partir das narrativas

disponíveis nos documentos fornecidos pela FCG, que os

havia recebido diretamente dos estagiários no momento

da candidatura - carta de motivação e plano de estágio -,

e após a conclusão do estágio - relatório de estágio. As

entrevistas semiestruturadas foram efetuadas aos orien-

Figura 1

– Modelo lógico do Programa de Estágios de Curta Duração em Portugal para Profissionais de

Saúde dos PALOP eTimor Leste

Artigo Original