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e idoneidade da instituição de acolhimento; (c) formação
dos estagiários, que incluiu os subcomponentes: (i) rea-
ção, (ii) aprendizagem e fortalecimento de capacidades,
e (iii) mudança de comportamento; (d) parcerias; e (e)
impacto. Para cada componente foram definidos os resul-
tados e impacto esperados (figura 1).
O modelo lógico da intervenção considerou, ainda, os
contextos onde se inseriu a intervenção (organizacional;
específico do país de origem do formando; e estratégico
da entidade financiadora no apoio ao desenvolvimento).
As questões de avaliação foram definidas de modo a iden-
tificar: (a) a necessidade de formação ou problema referi-
do como motivação para a candidatura ao concurso; (b) as
alterações a introduzir no processo por forma a incentivar
a candidatura por agentes de mudança; (c) a adequação
das instituições de acolhimento; (d) a reação dos estagiá-
rios em relação à experiência do estágio; (e) a referência
de atualização técnica e melhoria do desempenho nos es-
tagiários; (f) a referência de melhoria de procedimentos
e de práticas no serviço de origem de cada estagiário; e
(g) o estabelecimento e/ou reforço das parcerias entre os
serviços de origem e de acolhimento.
O modelo lógico da intervenção, que integrou, também,
os pressupostos da abordagem com foco na utilização, foi
aplicado através de um projeto de investigação qualitativa,
exploratório, e que incluiu dois estudos: um estudo com
recurso à análise documental e um estudo de caso. Com
o estudo de caso pretendeu-se contribuir para a evidência
necessária ao conhecimento da contribuição do programa
de Estágios de Curta Duração em Portugal para Profis-
sionais de Saúde dos PALOP e Timor Leste para as insti-
tuições de origem dos estagiários
após o seu regresso. Os objetivos
de investigação específicos do
estudo de caso foram conhecer
o percurso dos estagiários desde
o momento da candidatura até
ao regresso ao país de origem e
conhecer o desempenho dos es-
tagiários na respetiva instituição
de origem após o regresso do es-
tágio.
MÉTODOS
Desenho do estudo e seleção
dos casos
Foi realizado um estudo de caso
múltiplo, que incluiu dois casos
(
multiple case study
), selecionados
como casos confirmatórios [23].
Cada caso correspondeu a um
dos Países de Língua Oficial Por-
tuguesa: o caso correspondente ao país A, constituído
por três enfermeiros, do sexo masculino; e o caso cor-
respondente ao país B, constituído por quatro médicos,
do sexo feminino
1
. A definição dos casos teve por base
o critério de inclusão
ter entregado toda a documentação
solicitada
e os critérios de agrupamento
país de origem
e
profissão
. Foram selecionados os países de origem dos
estagiários que haviam entregado toda a documentação
solicitada e em que foi possível agrupar os respetivos es-
tagiários por profissão. A formação ocorreu em 2011 em
ambos os casos. Em cada caso, a instituição de acolhi-
mento foi comum para os respetivos estagiários, assim
como a instituição de origem. A instituição de acolhi-
mento foi diferente entre os casos.
Critérios e indicadores de medida
Com base nos componentes do modelo lógico (figura 1)
e nas questões de avaliação, foi construída uma matriz
de medida aplicável a todos os estagiários incluídos no
projeto avaliativo (quadro 1).
Fontes e técnicas de recolha de dados
A recolha de dados foi realizada através das técnicas de
análise documental e de entrevistas semiestruturadas. Na
análise documental os dados foram recolhidos das fichas
de análise individuais construídas a partir das narrativas
disponíveis nos documentos fornecidos pela FCG, que os
havia recebido diretamente dos estagiários no momento
da candidatura - carta de motivação e plano de estágio -,
e após a conclusão do estágio - relatório de estágio. As
entrevistas semiestruturadas foram efetuadas aos orien-
Figura 1
– Modelo lógico do Programa de Estágios de Curta Duração em Portugal para Profissionais de
Saúde dos PALOP eTimor Leste
Artigo Original