29
A n a i s d o I HM T
A
Missão do Sono
entre a História e a AntropologiaVisual
Missão do Sono:
between History andVisual Anthropology
Luis Manuel Neves Costa
Universidade de Coimbra
Faculdade de Ciências eTecnologia * Departamento de Ciências daVida/ Antropologia
CRIA (Centro em Rede de Investigação emAntropologia)
luismncosta@gmail.comResumo
Este artigo faz uso da
Missão Permanente de Estudo e Combate da Doença do Sono
na Guiné Portuguesa (1945-1974), tutelada pelo Instituto de MedicinaTro-
pical e enquadrada no projecto de “ocupação científica”, focando-se na pro-
dução e circulação de imagens em publicações coloniais, como estudo de
caso. Nessas publicações, recorre-se frequentemente ao uso da fotografia
enquanto documento de ilustração, demonstração e testemunho do relatado
no texto e para além dele.
A fotografia emerge como um instrumento essencial da MedicinaTropical,
deixando transparecer utilizações para lá dos usos médicos e científicos, po-
dendo configurar-se também no seio do uso social, cultural ou político. Esta
análise centra-se em fotografias publicadas no
Boletim Cultural da Guiné Por-
tuguesa
que contribuíram para divulgar espaços e nativos, configurando-os
em torno da patologização tropical, o que evidenciava a necessária presença,
acção e missão da autoridade colonial. Considerando a fotografia histórica
como um “dado antropológico”, propõe-se a análise de fotografias‘médicas’
produzidas em missão, procurando perceber qual o estatuto da fotografia na
medicina tropical, de que modo estas imagens mobilizam para a memória
das missões, quais as representações sobre a doença, o corpo do
Outro
e a in-
teracção e relação colonizador-colonizado. Esta perspectiva, leva-nos a con-
siderar a fotografia, como objecto de estudo antropológico sobre a memória
e a medicina nos trópicos, essenciais à difusão de uma ideia de Império.
Após a contextualização da ocupação científica e imagética da Guiné Portu-
guesa, abordamos a missão do sono e o seu enquadramento, permitindo-nos
dirigir o olhar para a análise do objecto principal da nossa análise – a fotogra-
fia produzida emmissão. Na tentativa de sistematizar a análise deste “arquivo
visual” e ultrapassar questões metodológicas, optou-se pela sua organização
em categorias interpretativas ou narrativas. Este artigo é um exercício de
arqueologia de arquivo, resgatando documentos fotográficos resultantes
da actividade científica e de assistência do Instituto de Medicina Tropical,
conferindo-lhes contextualização histórica e interpretação antropológica. É
um exercício para ver para lá do visível, para ler para lá do não-dito.
Palavras Chave:
Medicina Tropical; Doença do Sono; Missão do Sono; Fotografia; Antro-
pologiaVisual.
Abstract
This article makes use of the Missão Permanente de Estudo e Combate da Do-
ença do Sono (Permanent Mission of Study and Combat of Sleeping Sickness)
in Portuguese Guinea (1945-1974), under the leadership of the Institute of
Tropical Medicine and framed in the project of “scientific occupation”, focu-
sing on the production and circulation of images in colonial publications, as a
study case.In those publications,the use of photography is an often recourse as
a document of illustration, demonstration and testimony of what is reported
in the text and further.
Photography emerges as an essential instrument of Tropical Medicine, allo-
wing to look through the uses beyond the medical and scientific proposes,
and also allowing to set it up amongst the social, cultural or political uses.This
analysis focuses on photographs published in the
Boletim Cultural da Guiné Por-
tuguesa
which contributed to reveal spaces and natives, setting them up around
the tropical pathologizing, showing the necessary presence, action and mission
of colonial authority. Considering the historical photography as an “anthro-
pological datum”, the analysis of medical photographs produced in mission is
proposed, trying to understand what is the status of photography in tropical
medicine, how these images mobilize to the memory of the missions,what are
the representations of disease, the body of the “Other
”
and the interaction and
relationship colonizer-colonized.This perspective leads us to consider photo-
graphy as an object of anthropological study about the memory and the medi-
cine in the tropics, essential to the spread of an idea of Empire.
After imagery and scientific occupation contextualization of Portuguese Gui-
nea,we will approach the sleeping mission and its environment, allowing us to
turn our focus to the analysis of the main object of our analysis –photography
produced in mission. In an attempt to systematize the analysis of this “visual ar-
chive” and to overcome methodological issues,we opted for their organization
into interpretive or narratives categories.This article is an exercise of archive
archaeology, rescuing photographic documents as a result of the scientific acti-
vity and assistance from the Institute ofTropical Medicine, giving them histo-
rical contextualization and anthropological interpretation. It is an exercise to
see beyond the visible, to read beyond the unsaid.
KeyWords:
Tropical Medicine; Sleeping Sickness; Sleeping Mission; Photography;Vi-
sual Anthropology.
“Knowledge of photography is just as important as that of the alphabet.The illiterate of the future will be a person ignorant of
the use of the camera as well as the pen alike.”
Laszlo Moholy-Nagy (1895-1946)
Artigo Original