Table of Contents Table of Contents
Previous Page  29 / 114 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 29 / 114 Next Page
Page Background

29

A n a i s d o I HM T

A

Missão do Sono

entre a História e a AntropologiaVisual

Missão do Sono:

between History andVisual Anthropology

Luis Manuel Neves Costa

Universidade de Coimbra

Faculdade de Ciências eTecnologia * Departamento de Ciências daVida/ Antropologia

CRIA (Centro em Rede de Investigação emAntropologia)

luismncosta@gmail.com

Resumo

Este artigo faz uso da

Missão Permanente de Estudo e Combate da Doença do Sono

na Guiné Portuguesa (1945-1974), tutelada pelo Instituto de MedicinaTro-

pical e enquadrada no projecto de “ocupação científica”, focando-se na pro-

dução e circulação de imagens em publicações coloniais, como estudo de

caso. Nessas publicações, recorre-se frequentemente ao uso da fotografia

enquanto documento de ilustração, demonstração e testemunho do relatado

no texto e para além dele.

A fotografia emerge como um instrumento essencial da MedicinaTropical,

deixando transparecer utilizações para lá dos usos médicos e científicos, po-

dendo configurar-se também no seio do uso social, cultural ou político. Esta

análise centra-se em fotografias publicadas no

Boletim Cultural da Guiné Por-

tuguesa

que contribuíram para divulgar espaços e nativos, configurando-os

em torno da patologização tropical, o que evidenciava a necessária presença,

acção e missão da autoridade colonial. Considerando a fotografia histórica

como um “dado antropológico”, propõe-se a análise de fotografias‘médicas’

produzidas em missão, procurando perceber qual o estatuto da fotografia na

medicina tropical, de que modo estas imagens mobilizam para a memória

das missões, quais as representações sobre a doença, o corpo do

Outro

e a in-

teracção e relação colonizador-colonizado. Esta perspectiva, leva-nos a con-

siderar a fotografia, como objecto de estudo antropológico sobre a memória

e a medicina nos trópicos, essenciais à difusão de uma ideia de Império.

Após a contextualização da ocupação científica e imagética da Guiné Portu-

guesa, abordamos a missão do sono e o seu enquadramento, permitindo-nos

dirigir o olhar para a análise do objecto principal da nossa análise – a fotogra-

fia produzida emmissão. Na tentativa de sistematizar a análise deste “arquivo

visual” e ultrapassar questões metodológicas, optou-se pela sua organização

em categorias interpretativas ou narrativas. Este artigo é um exercício de

arqueologia de arquivo, resgatando documentos fotográficos resultantes

da actividade científica e de assistência do Instituto de Medicina Tropical,

conferindo-lhes contextualização histórica e interpretação antropológica. É

um exercício para ver para lá do visível, para ler para lá do não-dito.

Palavras Chave:

Medicina Tropical; Doença do Sono; Missão do Sono; Fotografia; Antro-

pologiaVisual.

Abstract

This article makes use of the Missão Permanente de Estudo e Combate da Do-

ença do Sono (Permanent Mission of Study and Combat of Sleeping Sickness)

in Portuguese Guinea (1945-1974), under the leadership of the Institute of

Tropical Medicine and framed in the project of “scientific occupation”, focu-

sing on the production and circulation of images in colonial publications, as a

study case.In those publications,the use of photography is an often recourse as

a document of illustration, demonstration and testimony of what is reported

in the text and further.

Photography emerges as an essential instrument of Tropical Medicine, allo-

wing to look through the uses beyond the medical and scientific proposes,

and also allowing to set it up amongst the social, cultural or political uses.This

analysis focuses on photographs published in the

Boletim Cultural da Guiné Por-

tuguesa

which contributed to reveal spaces and natives, setting them up around

the tropical pathologizing, showing the necessary presence, action and mission

of colonial authority. Considering the historical photography as an “anthro-

pological datum”, the analysis of medical photographs produced in mission is

proposed, trying to understand what is the status of photography in tropical

medicine, how these images mobilize to the memory of the missions,what are

the representations of disease, the body of the “Other

and the interaction and

relationship colonizer-colonized.This perspective leads us to consider photo-

graphy as an object of anthropological study about the memory and the medi-

cine in the tropics, essential to the spread of an idea of Empire.

After imagery and scientific occupation contextualization of Portuguese Gui-

nea,we will approach the sleeping mission and its environment, allowing us to

turn our focus to the analysis of the main object of our analysis –photography

produced in mission. In an attempt to systematize the analysis of this “visual ar-

chive” and to overcome methodological issues,we opted for their organization

into interpretive or narratives categories.This article is an exercise of archive

archaeology, rescuing photographic documents as a result of the scientific acti-

vity and assistance from the Institute ofTropical Medicine, giving them histo-

rical contextualization and anthropological interpretation. It is an exercise to

see beyond the visible, to read beyond the unsaid.

KeyWords:

Tropical Medicine; Sleeping Sickness; Sleeping Mission; Photography;Vi-

sual Anthropology.

“Knowledge of photography is just as important as that of the alphabet.The illiterate of the future will be a person ignorant of

the use of the camera as well as the pen alike.”

Laszlo Moholy-Nagy (1895-1946)

Artigo Original