Table of Contents Table of Contents
Previous Page  180 / 202 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 180 / 202 Next Page
Page Background

180

onde se reportam e sumariam anos de experiência

no ensino das ciências biomédicas, da medicina

tropical e da saúde pública. Nestas secções,

claramente corporiza-se o pensamento do

pedagogo brasileiro Paulo Freire quando nos

ensina que “Sem a curiosidade que me move, que

me inquieta, que me insere na busca, não aprendo

nem ensino”, uma curiosidade e uma demanda pelo

saber para ensinar que trespassa a história de 110

anos de ensino e investigação no IHMT.

BIBLIOGRAFIA

ABRANCHES, P. (2004) -

O Instituto de Higiene e Medicina

Tropical: um século de história: 1902-2002

. Edição CentroEditorial

e Livreiro da Ordem dos Médicos, Lisboa, 66 pgs.

AMARAL, A. (2005) – “Bolonha, o ensino superior e a

competitividade económica”.

Em

: SERRALHEIRO, J. (Org.),

O

Processo de Bolonha e a formação dos educadores e professores

portugueses

. Edição Profedições, Porto (272 pgs).

BERLIM COMMUNIQUÉ (2003) – “Realising the EuropeanHigher

Education Area”. Comunicado da Conferência de MinistrosEuropeus

responsáveis pelo Ensino Superior. Berlim, 19 de setembro.

BOLOGNA DECLARATION (1999) – The Bologna Declarationon

the European space for higher education: an explanation”. [

online

].

http://ec.europa.eu/education/policies/educ/bologna/bologna.pdf

.

Acedido em 16 fev 2013.

SORBONNE (1998) – “Déclaration conjointe sur l’harmonisationde

l’architecture du système européen de l’enseignement supérieur,parle

quatre ministres en charge de l’enseignement supérieur enAllemagne,

en France, en Italie et auRoyaume Uni”. Sorbonne, Paris,25demaio.

STOER, S. R. (1983) – “A reforma de Veiga Simão no ensino:

projecto de desenvolvimento social ou «disfarce humanista»?”.

Anal.

Social, XIX (77-78-79), 3°, 4° e 5°

: 793-822.