180
onde se reportam e sumariam anos de experiência
no ensino das ciências biomédicas, da medicina
tropical e da saúde pública. Nestas secções,
claramente corporiza-se o pensamento do
pedagogo brasileiro Paulo Freire quando nos
ensina que “Sem a curiosidade que me move, que
me inquieta, que me insere na busca, não aprendo
nem ensino”, uma curiosidade e uma demanda pelo
saber para ensinar que trespassa a história de 110
anos de ensino e investigação no IHMT.
BIBLIOGRAFIA
ABRANCHES, P. (2004) -
O Instituto de Higiene e Medicina
Tropical: um século de história: 1902-2002
. Edição CentroEditorial
e Livreiro da Ordem dos Médicos, Lisboa, 66 pgs.
AMARAL, A. (2005) – “Bolonha, o ensino superior e a
competitividade económica”.
Em
: SERRALHEIRO, J. (Org.),
O
Processo de Bolonha e a formação dos educadores e professores
portugueses
. Edição Profedições, Porto (272 pgs).
BERLIM COMMUNIQUÉ (2003) – “Realising the EuropeanHigher
Education Area”. Comunicado da Conferência de MinistrosEuropeus
responsáveis pelo Ensino Superior. Berlim, 19 de setembro.
BOLOGNA DECLARATION (1999) – The Bologna Declarationon
the European space for higher education: an explanation”. [
online
].
http://ec.europa.eu/education/policies/educ/bologna/bologna.pdf.
Acedido em 16 fev 2013.
SORBONNE (1998) – “Déclaration conjointe sur l’harmonisationde
l’architecture du système européen de l’enseignement supérieur,parle
quatre ministres en charge de l’enseignement supérieur enAllemagne,
en France, en Italie et auRoyaume Uni”. Sorbonne, Paris,25demaio.
STOER, S. R. (1983) – “A reforma de Veiga Simão no ensino:
projecto de desenvolvimento social ou «disfarce humanista»?”.
Anal.
Social, XIX (77-78-79), 3°, 4° e 5°
: 793-822.