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S49

A n a i s d o I HM T

2. Materiais e métodos

Foi realizado um estudo qualitativo, analisando-se a Gestão

do Conhecimento na Secretaria de Saúde de Pernambuco

(SES/PE), estado situado no nordeste do Brasil, e tomando

como objeto de análise uma Emergência em Saúde Públi-

ca, a Epidemia de SCZ, nos anos de 2015 e 2016.A SES/

PE possui seis Secretarias Executivas de: Atenção à Saúde,

Vigilância em Saúde, Coordenação Geral, Administrativo-

-Financeira, Gestão do Trabalho e Regulação em Saúde.

Para fins administrativos, esta mesma estrutura gerencial

é replicada em 12 Gerências Regionais de Saúde (Geres)

que dividem as atribuições referentes ao papel do estado na

Saúde dos municípios.

Foram utilizadas duas técnicas de coleta de dados: a entre-

vista estruturada com informantes-chave (fonte de dados

primária) e a análise documental (fonte de dados secun-

dária). As duas técnicas foram escolhidas, pois de forma

complementar permitem que conhecimentos, perceções

e motivações sejam esclarecidas e confrontadas de forma

individual e institucional.

As entrevistas foram realizadas considerando 4 unidades de

análise: 1. O nível central da Secretaria Estadual de Saúde

(SES/PE);

2.As

Gerências Regionais da Secretaria Estadual

de Saúde (Geres); 3. As unidades de referência para diag-

nóstico da microcefalia; 4. Instituições externas à SES/PE.

Em cada unidade de análise, foram selecionados os infor-

mantes-chave que participaram ativamente do processo de

construção e gestão do conhecimento (Quadro 1).

A coleta de dados aconteceu entre julho e agosto de 2017.

Dois entrevistadores realizaram as entrevistas e transcri-

ções, após processo de calibração. A análise documental

levou em conta os documentos produzidos pela Secretaria

de Saúde de Pernambuco, pelo Ministério da Saúde e pela

Organização Mundial de Saúde: protocolos, notas técnicas,

informes, boletins e relatórios, no período de outubro de

2015 a agosto de 2017.

Os roteiros das entrevistas e da análise documental

foram

construídos a partir de uma matriz de análise elaborada

com base nas capacidades diádicas fundamentais à cadeia

de valor da gestão do conhecimento propostas por Landry

et al

. (2006): Mapeamento e aquisição do conhecimen-

to; produção e destruição do conhecimento; integração e

compartilhamento do conhecimento; multiplicação e pro-

teção do conhecimento; desempenho do conhecimento e

inovação. Para delineamento do modelo de análise (Figura

1), também foram considerados os componentes e ações

de uma emergência em Saúde Pública [11,12,21]:

- Detecção/Análise do risco:

mobilização das unida-

des de saúde de referência para notificação diária; insti-

tuição de Comité de Emergência; elaboração de plano de

resposta; realização de reuniões sistemáticas do Comité de

Emergência.

- Resposta Coordenada:

ações de resposta à emergên-

cia; investigação da emergência; articulação com as áreas

técnicas para a elaboração de material (notas técnicas, in-

formes e alertas) e divulgação; registro das atualizações

relacionadas à emergência (epidemiológica, laboratorial,

controle de doenças, promoção, apoio logístico ou de in-

sumos e orientação técnica); articulação intra/intersetorial

e interinstitucional para res-

posta; elaboração de relatórios

semanais; realização de novos

estudos epidemiológicos / in-

vestigação.

- Avaliação

: acompanha-

mento da emergência; elabo-

ração de gráficos para divulga-

ção e interpretação dos indica-

dores; realização de reuniões

semanais para a avaliação da

emergência monitorada para

tomada de decisão em comité

técnico; avaliação da adequa-

ção e da eficácia das medidas

de contenção; mudança da

política de Saúde Pública, se

indicado.

Para cada capacidade diádi-

ca foram definidos critérios a

serem identificados nas entre-

vistas e documentos analisa-

dos. Para cada critério foram

mapeados eventos e inscrições

Quadro 1:

Unidades de análise e respectivos informantes-chave da pesquisa

UNIDADE DE ANÁLISE

INFORMANTE CHAVE

Nível Central da SES

Secretaria Executiva de Vigilância em Saúde

Diretores, gerentes envolvidos e o responsável pelo

Centro de Informações Estratégicas da Vigilância

em Saúde – CIEVS estadual

Secretaria Executiva de Atenção à Saúde

Secretária executiva

Secretaria Executiva de Regulação

Secretária executiva

Secretaria Executiva de Coordenação Geral

Secretária executiva

Superintendência de Comunicação

Superintendente

Nível Regional da SES (Gerências Regionais de Saúde - Geres)*

I Geres

Gerente da Geres e Técnico responsável pela SCZ

IV Geres

VIII Geres

XI Geres

Unidades de Referência no atendimento

IMIP

Médico responsável pelo serviço de diagnóstico e

acompanhamento dos bebês com microcefalia

HUOC

Instituições externas à SES/PE

MS

Profissional que esteve à frente de todo o processo

OPAS

IAM

*Das 12 Geres, 4 serão abordadas, pelo fato de terem sido definidas como referências macrorregionais para os

municípios, tanto no que se refere ao acesso ao diagnóstico e acompanhamento, quanto à sistematização das

informações.

A coleta de dados aconteceu entre julho e agosto de 2017. Dois entrevistadores

Quadro 1:

Unidades de análise e respectivos informantes-chave da pesquisa

*Das 12 Geres, 4 serão abordadas, pelo fact t r sido efinidas como referências macrorregionais para

os unicípios, tanto no que se refere ao acesso ao diagnóstico e acompanhamento, quanto à sistematização

das informações.

Fonte: a autora.