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S47

A n a i s d o I HM T

A gestão do conhecimento no contexto de uma

emergência em Saúde Pública: o caso da síndrome

congénita do Zika vírus, em Pernambuco, Brasil

The knowledge management in the context of a public health emergency: the case of Zika virus congenital

syndrome in Pernambuco,Brazil

Luciana Caroline Albuquerque Bezerra

Graduada em Odontologia; Mestre em Saúde Pública; Doutoranda em Saúde Internac-

ional do Instituto de Higiene e MedicinaTropical da Universidade Nova de Lisboa;

Pesquisadora do Grupo de Estudos de Gestão eAvaliação em Saúde (GEAS) e Docente

do Programa de Pós-Graduação emAvaliação em Saúde do Instituto de Medicina In-

tegral Prof. Fernando Figueira – IMIP; Secretária Executiva deVigilância em Saúde

da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco, Recife (PE), Brasil

lua_cad@yahoo.com.br

Eronildo Felisberto

Graduado em Medicina; Doutor em Saúde Pública; Pesquisador do Grupo de

Estudos de Gestão e Avaliação em Saúde (GEAS) e Docente do Programa de Pós-

Graduação emAvaliação em Saúde do Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando

Figueira – IMIP, Recife (PE), Brasil

eronildo.felisberto@gmail.com

Juliana Martins Barbosa da Costa

Graduada em Odontologia; Doutora em Saúde Pública; Pesquisadora do Grupo de

Estudos de Gestão eAvaliação em Saúde (GEAS) e Docente do Programa de Pós-

Graduação emAvaliação em Saúde do Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando

Figueira – IMIP; Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) - Caruaru (PE), Brasil

julimartins.costa@gmail.com

Resumo

A Gestão do Conhecimento (GC) agrega estratégias de desenvolvimento,

aprimoramento, disseminação e uso do conhecimento influenciando ações

e decisões no contexto organizacional.Tem a ver com a criação, identifi-

cação, captura, compartilhamento e uso do conhecimento, aproximando-

-se do que se espera na resposta a uma Emergência em Saúde Pública

(ESP). O objetivo desse estudo foi analisar a GC da epidemia de Síndrome

Congénita do Zika Vírus (SCZ), em Pernambuco, estado do nordeste do

Brasil. Com base num modelo analítico que explora capacidades diádicas

fundamentais à cadeia de valor da GC: Mapeamento e aquisição do conhe-

cimento; produção e destruição do conhecimento; integração e compar-

tilhamento do conhecimento; multiplicação e proteção do conhecimento;

desempenho do conhecimento e inovação, adaptado aos componentes de

uma ESP, foi realizado um estudo qualitativo com entrevistas abertas e

análise documental. Os resultados apontam para a produção de eventos e

inscrições nos critérios definidos para as cinco capacidades diádicas da GC

estudadas, na ocasião da epidemia de SCZ, encontrando lacunas apenas

no desempenho do conhecimento/inovação, sobretudo no que se refere

à medição dos resultados e consequências alcançadas pela reprodução do

conhecimento.

Palavras Chave:

Gestão do conhecimento; Políticas de Saúde; Gestão da Saúde;Vigilância

Epidemiológica; Síndrome Congénita doVírus Zika.

Abstract

The Knowledge Management (GC) aggregates strategies of development,

improvement, dissemination and use of knowledge influencing actions

and decisions in the organizational context. It has to do with the creation,

identification, capture, sharing and use of knowledge, approaching what is

expected in response to a Public Health Emergency (ESP).The objective

of this study was to analyze the GC of the ZikaVirus Congenital Syndrome

(SCZ) epidemic, in Pernambuco, state of northeastern Brazil. Based on

an analytical model that explores dyadic capabilities fundamental to the

value chain of the KM: Mapping and acquisition of knowledge; produc-

tion and destruction of knowledge; integration and knowledge sharing;

multiplication and protection of knowledge; knowledge performance and

innovation, adapted to the components of an ESP, a qualitative study was

conducted with open interviews and documentary analysis. The results

point to the production of events and registrations in the criteria defined

for the five dyadic capacities of the KM studied at the time of the SCZ epi-

demic, finding only knowledge / innovation performance gaps, especially

with regard to the measurement of results and consequences achieved by

the reproduction of knowledge.

KeyWords:

Knowledge management; Health Policies; Health Management; Epide-

miolical Surveillance; ZikaVirus Congenital Syndrome.

An Inst Hig MedTrop 2017; 16 (Supl. 2): S47 - S56

Artigo Original

Marcella de Brito Abath

Graduada em Fonoaudiologia; Doutora em Saúde Pública; Secretaria Estadual de

Saúde de Pernambuco (SES/PE) – Secretaria Executiva deVigilância em Saúde,

Recife (PE), Brasil

Zulmira Hartz

Professora catedrática convidada de Avaliação em Saúde; Global Health andTropical

Medicine, GHTM, Instituto de Higiene e MedicinaTropical, IHMT, Universidade

Nova de Lisboa, UNL, Lisboa, Portugal

zhartz@ihmt.unl.pt