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A gestão do conhecimento no contexto de uma
emergência em Saúde Pública: o caso da síndrome
congénita do Zika vírus, em Pernambuco, Brasil
The knowledge management in the context of a public health emergency: the case of Zika virus congenital
syndrome in Pernambuco,Brazil
Luciana Caroline Albuquerque Bezerra
Graduada em Odontologia; Mestre em Saúde Pública; Doutoranda em Saúde Internac-
ional do Instituto de Higiene e MedicinaTropical da Universidade Nova de Lisboa;
Pesquisadora do Grupo de Estudos de Gestão eAvaliação em Saúde (GEAS) e Docente
do Programa de Pós-Graduação emAvaliação em Saúde do Instituto de Medicina In-
tegral Prof. Fernando Figueira – IMIP; Secretária Executiva deVigilância em Saúde
da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco, Recife (PE), Brasil
lua_cad@yahoo.com.brEronildo Felisberto
Graduado em Medicina; Doutor em Saúde Pública; Pesquisador do Grupo de
Estudos de Gestão e Avaliação em Saúde (GEAS) e Docente do Programa de Pós-
Graduação emAvaliação em Saúde do Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando
Figueira – IMIP, Recife (PE), Brasil
eronildo.felisberto@gmail.comJuliana Martins Barbosa da Costa
Graduada em Odontologia; Doutora em Saúde Pública; Pesquisadora do Grupo de
Estudos de Gestão eAvaliação em Saúde (GEAS) e Docente do Programa de Pós-
Graduação emAvaliação em Saúde do Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando
Figueira – IMIP; Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) - Caruaru (PE), Brasil
julimartins.costa@gmail.comResumo
A Gestão do Conhecimento (GC) agrega estratégias de desenvolvimento,
aprimoramento, disseminação e uso do conhecimento influenciando ações
e decisões no contexto organizacional.Tem a ver com a criação, identifi-
cação, captura, compartilhamento e uso do conhecimento, aproximando-
-se do que se espera na resposta a uma Emergência em Saúde Pública
(ESP). O objetivo desse estudo foi analisar a GC da epidemia de Síndrome
Congénita do Zika Vírus (SCZ), em Pernambuco, estado do nordeste do
Brasil. Com base num modelo analítico que explora capacidades diádicas
fundamentais à cadeia de valor da GC: Mapeamento e aquisição do conhe-
cimento; produção e destruição do conhecimento; integração e compar-
tilhamento do conhecimento; multiplicação e proteção do conhecimento;
desempenho do conhecimento e inovação, adaptado aos componentes de
uma ESP, foi realizado um estudo qualitativo com entrevistas abertas e
análise documental. Os resultados apontam para a produção de eventos e
inscrições nos critérios definidos para as cinco capacidades diádicas da GC
estudadas, na ocasião da epidemia de SCZ, encontrando lacunas apenas
no desempenho do conhecimento/inovação, sobretudo no que se refere
à medição dos resultados e consequências alcançadas pela reprodução do
conhecimento.
Palavras Chave:
Gestão do conhecimento; Políticas de Saúde; Gestão da Saúde;Vigilância
Epidemiológica; Síndrome Congénita doVírus Zika.
Abstract
The Knowledge Management (GC) aggregates strategies of development,
improvement, dissemination and use of knowledge influencing actions
and decisions in the organizational context. It has to do with the creation,
identification, capture, sharing and use of knowledge, approaching what is
expected in response to a Public Health Emergency (ESP).The objective
of this study was to analyze the GC of the ZikaVirus Congenital Syndrome
(SCZ) epidemic, in Pernambuco, state of northeastern Brazil. Based on
an analytical model that explores dyadic capabilities fundamental to the
value chain of the KM: Mapping and acquisition of knowledge; produc-
tion and destruction of knowledge; integration and knowledge sharing;
multiplication and protection of knowledge; knowledge performance and
innovation, adapted to the components of an ESP, a qualitative study was
conducted with open interviews and documentary analysis. The results
point to the production of events and registrations in the criteria defined
for the five dyadic capacities of the KM studied at the time of the SCZ epi-
demic, finding only knowledge / innovation performance gaps, especially
with regard to the measurement of results and consequences achieved by
the reproduction of knowledge.
KeyWords:
Knowledge management; Health Policies; Health Management; Epide-
miolical Surveillance; ZikaVirus Congenital Syndrome.
An Inst Hig MedTrop 2017; 16 (Supl. 2): S47 - S56
Artigo Original
Marcella de Brito Abath
Graduada em Fonoaudiologia; Doutora em Saúde Pública; Secretaria Estadual de
Saúde de Pernambuco (SES/PE) – Secretaria Executiva deVigilância em Saúde,
Recife (PE), Brasil
Zulmira Hartz
Professora catedrática convidada de Avaliação em Saúde; Global Health andTropical
Medicine, GHTM, Instituto de Higiene e MedicinaTropical, IHMT, Universidade
Nova de Lisboa, UNL, Lisboa, Portugal
zhartz@ihmt.unl.pt