S54
Artigo Original
e desempenho do conhecimento/inovação. Na replicação/
proteção, o evento
Utilização e replicação dos docu-
mentos produzidos
produz inscrições que tratam da
divulgação e circulação do conhecimento contido nos pro-
tocolos e diretrizes pela OPAS/OMS, MS, instituições de
pesquisa, Geres, municípios e pela rede de saúde estadual,
sendo utilizado de acordo com o perfil e necessidade de
cada um.OMERG contribuiu com a replicação e, de certa
forma, proteção do conhecimento produzido (Quadro 5).
Na capacidade de desempenho do conhecimento/inova-
ção, a
aplicação do conhecimento
interno trabalhado
e do conhecimento científico gerado alcançou resultados
imediatos. Alguns artigos científicos foram relevantes para
tomada de decisão imediata: descrição dos casos; sensibili-
dade e especificidade do perímetro cefálico para notificação
dos casos; o caso- controle que reforça a associação do vírus
zika com a microcefalia; comparação das tomografias dos
bebês com e sem microcefalia; presença do vírus zika no
líquido amniótico (Quadro 5).
Dentre os principais resultados do conhecimento produ-
zido podem ser citados: ampliação e adequação do perfil
de alguns serviços de saúde para atender às demandas que
aparecem de forma gradual ao longo do tempo (Ex: com-
pra de novos anticonvulsivantes, contratualização com ou-
tros serviços para consultas com gastropediatras e cirurgias
gástricas); inclusão da reabilitação nas unidades de especia-
lidades, maior precisão na medição do perímetro cefálico
na puericultura, incorporação de técnicas de estimulação
precoce, regionalização dos serviços deixando mais pró-
ximo das famílias. Um resultado estruturante foi a criação
de uma Coordenação deVigilância da SCZ e das síndromes
neurológicas causadas pelas arboviroses e houve um
in-
vestimento
de R$ 3 milhões pelo governo estadual para
realização de pesquisas na área. O próximo passo é ampliar
para a vigilância das síndromes congénitas, independente da
etiologia infecciosa, para conseguirmos avaliar o impacto
delas na vida da população (Quadro 5).
4. Discussão e conclusões
As transformações necessárias à produção do conhecimen-
to, desde o desenvolvimento de instrumentos de notifica-
ção e acompanhamento dos casos de microcefalia/SCZ, a
partir da realidade captada, passando pelo processamento
dos dados que gerou os informes, protocolos e diretrizes;
até a interpretação e transformação da informação em ação
pelos gestores e serviços de saúde foram observadas em
todo o período da epidemia [6,7,25].
Ainda que a Gestão do Conhecimento não tenha sido pla-
nejada desde o início da epidemia de SCZ em Pernambuco,
eventos e inscrições foram identificados nas cinco capacida-
des diádicas da sua cadeia de valor [6], conforme o modelo
proposto neste estudo. Sob tal perspetiva, duas questões
podem ter favorecido: o fato de que a própria gestão da
Emergência em Saúde Pública (ESP), em muitos momen-
tos, se confunde com a gestão do conhecimento; e a tese de
que o contexto é determinante no seu uso pelos gestores e
tomadores de decisão, limitando o valor prescritivo e com-
prometendo a sua sustentabilidade [6,26,27,28].
Quadro 5
: Matriz de análise da Gestão do Conhecimento no componente Monitorização e Avaliação e nas capacidades diádicas Replicação/ Proteç
Conhecimento/ Inovação, Pernambuco, 2017.
Fonte:
a autora
Estratégia da ESP: Componente Monitorização e Avaliação
Capacidades
diádicas
(Atividades)
Critérios
Eventos
Inscrições
4. Replicação/
Proteção
1. Replicação de normas e
protocolos, considerando os
contextos, ações e decisões
locais
2. Proteção do conhecimento
por meio de patentes, direitos
autorais, marcas registradas e
acordos de confidencialidade
Utilização e
replicação dos
documentos
produzidos
- Protocolos e diretrizes utilizados pelas Geres, municípios e pela rede de saúde
estadual, de acordo com o perfil da rede de referência mobilizada em cada
instância.
- Utilização dos documentos produzidos pelo MS, Opas e as instituições de
pesquisa como referência para as publicações e desenho dos estudos
- Instituição do MERG contribuiu no fomento ao compartilhamento e, de certa
forma, proteção do conhecimento científico produzido.
5. Desempenho
do
Conhecimento/
Inovação
1. Medição dos resultados e
consequências alcançadas pela
reprodução do conhecimento
2. Aferição dos investimentos
na produção,
compartilhamento e aplicação
de conhecimento
3. Contribuição para o
desenvolvimento de novos
produtos e serviços ou seu
aperfeiçoamento
Resultados
alcançados com a
aplicação do
conhecimento
produzido
- Publicação de artigos relevantes para tomada de decisão imediata na gestão, no
atendimento às crianças e gestantes; na realização de novos estudos
- Resultados imediatos observados decorrentes do conhecimento produzido pelas
pesquisas e pela vivência nas unidades de referência:
- Criação e manutenção de uma coordenação de vigilância da SCZ e das síndromes
neurológicas causadas pelas arboviroses em PE.
- Empresas estão reinventando produtos e formas de controle do mosquito (
utilização de mosquitos transgênicos, bactérias, criação de aplicativos)
Investimento na
produção do
conhecimento
Investimento estadual de R$ 3 milhões na publicação de editais de pesquisas sobre o
vírus zika e SCZ, que estão sendo desenvolvidas.
Quadro 5:
Matriz de análise da Gestão do Conhecimento no componente Monitorização e Avaliação e nas capacidades diádicas Replicação/ Proteção
e Desempenho do Conhecimento/ Inovação, Pernambuco, 2017.
OPAS: Organização Pan-Americana da Saúde; OMS: Organização Mundial da Saúde; SES/PE: Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco; Geres: Gerência Regional
de Saúde; PC: Perímetro Cefálico
Fonte: a autora