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S54

Artigo Original

e desempenho do conhecimento/inovação. Na replicação/

proteção, o evento

Utilização e replicação dos docu-

mentos produzidos

produz inscrições que tratam da

divulgação e circulação do conhecimento contido nos pro-

tocolos e diretrizes pela OPAS/OMS, MS, instituições de

pesquisa, Geres, municípios e pela rede de saúde estadual,

sendo utilizado de acordo com o perfil e necessidade de

cada um.OMERG contribuiu com a replicação e, de certa

forma, proteção do conhecimento produzido (Quadro 5).

Na capacidade de desempenho do conhecimento/inova-

ção, a

aplicação do conhecimento

interno trabalhado

e do conhecimento científico gerado alcançou resultados

imediatos. Alguns artigos científicos foram relevantes para

tomada de decisão imediata: descrição dos casos; sensibili-

dade e especificidade do perímetro cefálico para notificação

dos casos; o caso- controle que reforça a associação do vírus

zika com a microcefalia; comparação das tomografias dos

bebês com e sem microcefalia; presença do vírus zika no

líquido amniótico (Quadro 5).

Dentre os principais resultados do conhecimento produ-

zido podem ser citados: ampliação e adequação do perfil

de alguns serviços de saúde para atender às demandas que

aparecem de forma gradual ao longo do tempo (Ex: com-

pra de novos anticonvulsivantes, contratualização com ou-

tros serviços para consultas com gastropediatras e cirurgias

gástricas); inclusão da reabilitação nas unidades de especia-

lidades, maior precisão na medição do perímetro cefálico

na puericultura, incorporação de técnicas de estimulação

precoce, regionalização dos serviços deixando mais pró-

ximo das famílias. Um resultado estruturante foi a criação

de uma Coordenação deVigilância da SCZ e das síndromes

neurológicas causadas pelas arboviroses e houve um

in-

vestimento

de R$ 3 milhões pelo governo estadual para

realização de pesquisas na área. O próximo passo é ampliar

para a vigilância das síndromes congénitas, independente da

etiologia infecciosa, para conseguirmos avaliar o impacto

delas na vida da população (Quadro 5).

4. Discussão e conclusões

As transformações necessárias à produção do conhecimen-

to, desde o desenvolvimento de instrumentos de notifica-

ção e acompanhamento dos casos de microcefalia/SCZ, a

partir da realidade captada, passando pelo processamento

dos dados que gerou os informes, protocolos e diretrizes;

até a interpretação e transformação da informação em ação

pelos gestores e serviços de saúde foram observadas em

todo o período da epidemia [6,7,25].

Ainda que a Gestão do Conhecimento não tenha sido pla-

nejada desde o início da epidemia de SCZ em Pernambuco,

eventos e inscrições foram identificados nas cinco capacida-

des diádicas da sua cadeia de valor [6], conforme o modelo

proposto neste estudo. Sob tal perspetiva, duas questões

podem ter favorecido: o fato de que a própria gestão da

Emergência em Saúde Pública (ESP), em muitos momen-

tos, se confunde com a gestão do conhecimento; e a tese de

que o contexto é determinante no seu uso pelos gestores e

tomadores de decisão, limitando o valor prescritivo e com-

prometendo a sua sustentabilidade [6,26,27,28].

Quadro 5

: Matriz de análise da Gestão do Conhecimento no componente Monitorização e Avaliação e nas capacidades diádicas Replicação/ Proteç

Conhecimento/ Inovação, Pernambuco, 2017.

Fonte:

a autora

Estratégia da ESP: Componente Monitorização e Avaliação

Capacidades

diádicas

(Atividades)

Critérios

Eventos

Inscrições

4. Replicação/

Proteção

1. Replicação de normas e

protocolos, considerando os

contextos, ações e decisões

locais

2. Proteção do conhecimento

por meio de patentes, direitos

autorais, marcas registradas e

acordos de confidencialidade

Utilização e

replicação dos

documentos

produzidos

- Protocolos e diretrizes utilizados pelas Geres, municípios e pela rede de saúde

estadual, de acordo com o perfil da rede de referência mobilizada em cada

instância.

- Utilização dos documentos produzidos pelo MS, Opas e as instituições de

pesquisa como referência para as publicações e desenho dos estudos

- Instituição do MERG contribuiu no fomento ao compartilhamento e, de certa

forma, proteção do conhecimento científico produzido.

5. Desempenho

do

Conhecimento/

Inovação

1. Medição dos resultados e

consequências alcançadas pela

reprodução do conhecimento

2. Aferição dos investimentos

na produção,

compartilhamento e aplicação

de conhecimento

3. Contribuição para o

desenvolvimento de novos

produtos e serviços ou seu

aperfeiçoamento

Resultados

alcançados com a

aplicação do

conhecimento

produzido

- Publicação de artigos relevantes para tomada de decisão imediata na gestão, no

atendimento às crianças e gestantes; na realização de novos estudos

- Resultados imediatos observados decorrentes do conhecimento produzido pelas

pesquisas e pela vivência nas unidades de referência:

- Criação e manutenção de uma coordenação de vigilância da SCZ e das síndromes

neurológicas causadas pelas arboviroses em PE.

- Empresas estão reinventando produtos e formas de controle do mosquito (

utilização de mosquitos transgênicos, bactérias, criação de aplicativos)

Investimento na

produção do

conhecimento

Investimento estadual de R$ 3 milhões na publicação de editais de pesquisas sobre o

vírus zika e SCZ, que estão sendo desenvolvidas.

Quadro 5:

Matriz de análise da Gestão do Conhecimento no componente Monitorização e Avaliação e nas capacidades diádicas Replicação/ Proteção

e Desempenho do Conhecimento/ Inovação, Pernambuco, 2017.

OPAS: Organização Pan-Americana da Saúde; OMS: Organização Mundial da Saúde; SES/PE: Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco; Geres: Gerência Regional

de Saúde; PC: Perímetro Cefálico

Fonte: a autora