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S24

Artigo Original

conhecimento científico sobre questões de relevância no âmbito

de políticas de saúde específicas; d) contribuir com a demo-

cratização da informação e da veiculação de pontos de vista

plurais no âmbito das políticas de saúde;e) favorecer a inclusão

social através da criação de espaços de expressão de movimentos

sociais em saúde; g) servir de instrumento pedagógico e estí-

mulo à capacidade crítico-reflexiva de alunos na análise de

políticas de saúde”

[24].

O público alvo que o OAPS procura alcançar é cons-

tituído por acad

é

micos, pesquisadores, gestores, tra-

balhadores e organizações da sociedade civil, especial-

mente os movimentos sociais através de suas lideranças

ou representantes.

Não está submetido a um

vínculo

governamental, embora tenha sido financiado por ór-

gão federal de fomento à pesquisa e esteja sediado numa

universidade pública federal. A ancoragem académica

confere autonomia e pluralidade, permitindo o exercí-

cio de uma perspetiva ética e política plural e inclusiva,

embora não neutra, afinada com a missão da universida-

de pública e de excelência.

Sua estrutura de governança inclui uma coordenação

geral e um conselho gestor, aos quais se vinculam uma

coordenação executiva e um grupo operativo que im-

plementam as decisões tomadas. Há, ainda, um conse-

lho consultivo composto por representantes dos grupos

de pesquisa e instituições integrantes do Observatório,

de modo que as decisões estratégicas podem ser discu-

tidas e aprovadas em instâncias com ampla participação

de seu corpo de pesquisadores.

O formato de governança do OAPS, assim como todo

o seu desenho, foi concebido autonomamente pelo gru-

po que liderou sua implementação, tendo como guia os

princípios norteadores e os pressupostos teórico-meto-

dológicos que fundamentaram a elaboração do projeto

de pesquisa, não sofrendo, até ao presente, qualquer

tipo de constrangimento por parte de instituições fi-

nanciadoras ou de ensino e pesquisa às quais se vincu-

lava o projeto. Nesse particular, vale a pena destacar a

autonomia do grupo que liderou a execução do projeto,

no tocante à gestão e à condução intelectual do projeto,

isto é, das formas de articulação, engajamento e partici-

pação dos pesquisadores, de produção de conhecimen-

to e de difusão de informação em seus diversos tipos e

formas.

Arquitetura, produtos e serviços

A arquitetura do OAPS (Figura 1), cuja modelagem foi

concebida em sucessivas camadas, com estratos e perfis

distintos de análise da realidade social da saúde, baseia-

-se numa engenharia que privilegia a democratização

do conhecimento científico e a produção de informação

relevante para a ação política.

A investigação científica está na base do OAPS, susten-

tada pela produção intelectual e política do campo da

Saúde Coletiva, em especial, da área de Política, Pla-

nejamento, Gestão e Avaliação em Saúde. Os produtos

específicos dessa camada, em formatos tradicionais de

divulgação da pesquisa académica, podem ser obtidos

através do site do Observatório

(http://www.analise- politicaemsaude.org/)

, ou do Centro de Documenta-

ção Virtual

(http://analisepoliticaemsaude.org/cdv/

home/) que incorpora um arsenal mais vasto, utilizado

em grande parte das investigações realizadas. Essa ca-

mada de fundação, base da estrutura do OAPS, está dis-

ponível aos usuários que podem beneficiar do acesso a

todo tipo de material, não apenas os produtos e as refe-

rências utilizadas como fontes de pesquisa dos 12 eixos

temáticos (estado da arte) mas, também, de documen-

tos e sítios oficiais, textos sobre teorias e metodologias

usadas nas pesquisas da área, e documentos produzidos

por organismos da sociedade civil organizada: entida-

des, partidos políticos e movimentos sociais.

Uma segunda camada da arquitetura do OAPS está vol-

tada para a monitorização das políticas, sendo apresen-

tados, através de textos breves, relatórios anuais sobre

as políticas de saúde que são acompanhadas pelo Obser-

vatório. Para a elaboração dos relatórios, são coletadas

informações produzidas por sítios governamentais, en-

tidades profissionais, movimentos sociais, além de sis-

temas de informação em saúde, artigos e outros docu-

mentos considerados pertinentes, respetivamente, para

cada eixo. O propósito é produzir uma análise circuns-

tanciada de cada política ao longo do tempo - análise da

política -, especialmente quanto à sua implantação, fi-

nanciamento e resultados, levando em conta a dinâmica

das relações entre os atores - análise política -, ou seja,

a análise do processo político na formulação e imple-

mentação das políticas públicas. Os textos produzidos

são especialmente úteis para subsidiar a análise da con-

juntura brasileira [25] e alimentar outros estudos, além

de disponibilizar ao usuário uma síntese de informações

que ele teria dificuldades em compilar e sistematizar.

Os principais acontecimentos, bem como o contexto

em que foram produzidos, são apresentados numa li-

nha do tempo, contribuindo com a análise histórica das

políticas. O usuário pode observar os eventos críticos

nas diferentes conjunturas e o posicionamento dos ato-

res envolvidos. Não apenas como uma análise linear do

que aconteceu, com os factos que tradicionalmente são

encontrados em qualquer documento, mas favorecendo

o entendimento sobre a dinâmica do processo político

que produziu tais factos.

A segunda camada do OAPS representa o primeiro

esforço de tradução do conhecimento produzido em

textos mais amigáveis para o usuário que não está vin-

culado a um ambiente académico. Pode ser considerada

uma espécie de metainformação, pois compila e analisa

um conjunto de dados a partir de uma matriz própria,