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S78

Artigo Original

A abordagem de organização dos ei-

xos prioritários parece ter aconte-

cido com base em áreas temáticas.

Os dois primeiros eixos incluem

mais objetivos e respetivas áreas /

projetos inerentes: 1) recursos hu-

manos em saúde (sete objetivos) e

2) informação e comunicação em

saúde (4 objetivos). Os restantes

eixos estratégicos variam entre

um objetivo - eixo 3) investigação

em saúde; dois objetivos - eixos

4) desenvolvimento do complexo

produtivo da saúde, 5) vigilância

epidemiológica e monitorização da

situação de saúde e 6) emergências

e desastres naturais; e três objeti-

vos - eixo 7) promoção e proteção

da saúde.

Atendendo ao critério de “clare-

za dos relatórios de avaliação”,

podemos verificar que não foram

apresentadas quaisquer informa-

ções acerca do preenchimento da

tabela de grau de execução dos ei-

xos prioritários, limitando a nossa

compreensão do alcance da avalia-

ção realizada.

Articulação entre eixos estratégicos PECS-CPLP 2009-

2012 e dinâmicas de trabalho PECS-CPLP 2014-2016

O PECS II / CPLP (2014-2016) apresenta uma mudança

em relação ao PECS I / CPLP (2009-2012), na medida em

que foi introduzida uma listagem de dinâmicas de trabalho

e já não eixos estratégicos. Atendendo ao segundo critério

“impacto da avaliação”, verificamos que em alguns itens as

dinâmicas de trabalho representam uma continuidade re-

lativamente ao que estava explicitado no PECS I / CPLP

(2009-2012), mas também na avaliação resultante da pri-

meira reunião de avaliação do PECS I / CPLP (2009-2012)

(Relatório de Avaliação, 2013).

A abordagem agora priorizada parece ter evoluído para

uma opção de articulação das áreas temáticas, que veri-

ficamos acontecer no PECS I / CPLP (2009-2012), para

uma estruturação em redes e grupos de trabalho, como é

possível constatar na tabela 1.

Os dois itens finais das dinâmicas de trabalho do PECS II

/ CPLP (2014-2016), que estão classificados “sem ligação”

com o PECS I / CPLP (2009-2012): a) estabelecimento de

um grupo de trabalho para estudar a articulação das redes

temáticas com as redes estruturantes da CPLP; b) criação

de um grupo de trabalho sobre mecanismos financiadores

do PECS-CPLP; representam respostas a necessidades fun-

cionais para atingir os objetivos das atividades propostas.

O primeiro parece antever uma necessidade de gestão da

“rede das redes”. Uma hipótese explicativa é que terá sido

adicionada por aprendizagem dos diversos atores envolvi-

dos. E o segundo, em resposta à justificação para o facto

de ter havido um diminuto grau de execução de objetivos

definidos no PECS I / CPLP (2009-2012), devido à falta

de financiamento que permitisse implementação das ações

previstas.

De acordo com Elliot (2011: 948) “a meta-avaliação deve

verificar em que medida os resultados da avaliação estão

sendo utilizados”. E esse procedimento constitui um indi-

cador do alcance do critério de utilidade. Complementan-

do a análise daTabela 1 com o esquema apresentado abaixo,

podemos verificar precisamente essa linha de continuidade

(ou não) e incorporação dos resultados da avaliação.

Conclusões

Esta meta-avaliação tem inerente um carácter formativo,

apresentando a incompletude própria dos estudos de “li-

nha de base” (Hartz e Contandriopoulos, 2008), pelo que

antevemos a necessidade de ajustes na avaliação somativa

posterior. Um dos aspetos a considerar será o reforço das

PECS I

Eixos estratégicos

Classificação do Tipo de

articulação* com PECS II

PECS II

Dinâmicas de trabalho

Formação e desenvolvimento de

recursos humanos

Continuidade direta

Estabelecimento da Rede de

Faculdades de Medicina da CPLP

Ligação eventual

Estabelecimento da Rede de

Enfermagemdas Associações e

Ordens

Ligação eventual

Criação de um grupo de trabalho

em telemedicina ou teleconsulta

Informação e comunicação em

saúde

Sem continuidade direta

Investigação em saúde

Continuidade direta parcial

Estabelecimento da Rede de

Investigação e Desenvolvimento

em Saúde da Tuberculose

Desenvolvimento do complexo

produtivo da saúde

Ligação eventual

Estabelecimento da Rede de

Instituições de Regulação e

Inspeção da Saúde da CPLP

Vigilância epidemiológica e

monitorização da situação de

saúde

Continuidade direta

Criação de um grupo de trabalho

sobre mecanismos de comunicação

entre entidades responsáveis pela

vigilância epidemiológica e pela

resposta rápida a epidemias e

desastres

Emergências e desastres naturais

Promoção e Proteção da Saúde

Ligação eventual

Estabelecimento da Rede de

Plantas Medicinais da CPLP

Sem ligação

Estabelecimento de um grupo de

trabalho para estudar a articulação

das redes temáticas com as redes

estruturantes da CPLP

Sem ligação

Criação de um grupo de trabalho

sobre mecanismos financiadores

do PECS-CPLP

*Continuidade direta

– pelo menos 1 dos objetivos transitou diretamente para uma rede/grupo tra-

balho;

Continuidade direta parcial

- pelo menos 1 dos objetivos transitou diretamente, mas de forma

parcial, para uma rede/grupo trabalho;

Sem continuidade direta

– o eixo/objetivos subjacentes não

transitaram para o PECS II;

Ligação eventual

– existe uma ligação em pelo menos um dos itens do

eixo estratégico/objetivos e a rede/grupo de trabalho;

sem ligação

– Grupos de trabalho sem qualquer

ligação com os anteriores eixos /objetivos.

Tabela 1 –

Avaliação de articulação entre Eixos estratégicos do PECS I / CPLP (2009-2012)

e dinâmicas de trabalho PECS II /CPLP (2014-2016)