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A n a i s d o I HM T

Prioridades, quadros de referência para o desempenho

(

performance frameworks

) e metas nos SSS beveridgianos

Na tradição de planeamento beveredgiano, a definição de

metas tem sido reconhecida como uma mais-valia para

priorizar e enfocar as atividades. É reconhecido que as

metas devem satisfazer algumas condições, nomeadamen-

te:

As metas nacionais têm de ser credíveis, ou seja, com

base em evidências de qualidade e convincentes;

Deve ser incentivado o desenvolvimento de metas

sub-nacionais para complementar as nacionais;

As metas, nacionais ou locais, devem contemplar pro-

cessos e resultados [76, 77, 78, 79].

De entre os processos de planeamento com base em me-

tas, o da Suécia no fim do século passado é merecedor

de alguma atenção pela sua relevância para Portugal. [80]

A Irlanda adotou uma abordagem baseada num quadro de

referência para a acção, orientado para outro de resulta-

dos (

outomes

). [61]

O quadro de referência para resultados de

Irlanda Saudá-

vel

define os indicadores de cada objetivo, para orientar

o trabalho dos responsáveis pela implementação. Escla-

rece as prioridades para a melhoria da saúde e bem-estar

ao longo do ciclo de vida, e ajuda a concentrar esforços

para priorizar ação. Um conjunto de políticas, estraté-

gias e programas governamentais incluem indicadores e

metas relacionadas com os quatro objetivos mais globais

(aumentar a proporção de pessoas saudáveis em cada fase

do ciclo de vida; redução das desigualdades; proteção do

público a ameaças à saúde e bem estar; criação de um

ambiente com oportunidades para todos os setores da

sociedade), nomeadamente a estratégia cardiovascular,

alimentação saudável, viajar de uma forma inteligente,

estratégia farmacêutica, plano para a inclusão social, uma

sociedade livre do tabaco, igualdade do género. Estes in-

dicadores e metas alimentam o quadro de referência de

resultados [61].

Na Escócia, não existe um PNS [41]. O MS do governo

escocês define (para além de políticas, padrões de refe-

rência e recomendações) um quadro nacional de referên-

cia para o desempenho (

National Performance Framework

),

orientado para resultados (

outcomes

), que serve de refe-

rência às autoridades regionais e locais para desenvolve-

rem os seus processos de planeamento. Este quadro de

referência substitui a proliferação de prioridades que

existia anteriormente. Define cinco objetivos abrangen-

tes (Figura 4).

Estes são suportados por 16 resultados (

outcomes

) nacio-

nais que descrevem com mais detalhes o que o governo

escocês quer alcançar ao longo de um período de 10 anos.

Progresso sobre estes resultados é medido através de 50

indicadores e metas nacionais. Um número significativo

destes resultados e indicadores estão relacionados com

a saúde. Uma parte importante do

Performance Framework

são os

Single Outcome Agreements

(SOA) entre o Gover-

no escocês e cada comunidade parceira do planeamento

(

Community Planning Partnership

- CPP). Criada no âmbito

da nova legislação sobre Governo Local as CPPs têm por

finalidade facilitar a colaboração dos organismos públicos

com a comunidade, para planear e conseguir melhores

serviços públicos. Os SOA são o meio com que as CPP

formalizam as prioridades estratégicas para a sua área lo-

cal, convertem-nas em resultados que querem alcançar,

definindo as responsabilidades de cada parceiro, indivi-

dualmente e em conjunto, de forma a contribuir para os

resultados nacionais, com base em objetivos abrangentes

(Caixa 7), com metas nacionais que no setor da saúde são

denominadas

HEAT

6

.

Caixa 9.

Participação de organizações de doentes na Holanda [48]

Há um grande número e variedade de organizações de pacientes na-

Holanda, com dois grupos distintos: os genéricos, organizações que

defendem os interesses dos utilizadores gerais de serviços de saúde;

e organizações categóricas que reúnem os pacientes de uma condição

ou doença específica.

Muitas organizações de doentes, de ambas as categorias, estão sob

o guarda-chuva da Federação dos Pacientes e Organizações de Con-

sumidores dos Países Baixos, que combina 26 redes genéricas ou

categóricas de âmbito nacional. O foco principal da Federação é o

de reforçar a posição dos pacientes e consumidores na área da saú-

de. Para se tornar membro da Federação, as organizações têm que

corresponder a alguns critérios, acima de tudo terem financiamento

diversificado sem uma dependência significativa de qualquer uma das

fontes. Tem atualmente quatro programas de ação: custos, escolhas,

qualidade dos cuidados e clientes. A sua principal atividade é disse-

minar informações, seja através de um número de telefone ou de

publicações diversas. A organização é financiada principalmente por

uma fundação para os doentes, pessoas com deficiência e idosos, mas

também recebe subsídios do Ministério da Saúde, Segurança Social e

Desporto. A organização tem representantes em órgãos consultivos

nacionais, tais como Conselho do Seguro de CS e o Conselho de Saú-

de Pública e Assistência à Saúde.

6 - HEAT - health, efficiency, access and treatment targets

Figura 4

National Performance Framework do Governo

Escocês [54]