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ensino, Estes alunos também consideravammais frequentemente

o programa do curso excessivamente teórico (Quadro 5).

Os estudantes guineenses de nível médio referiram principal-

mente dificuldades financeiras (n=121; 81.2%) e problemas

em aceder aos materiais pedagógicos (n=23; 15.4%) enquan-

to que os alunos de nível superior mencionaram o acesso aos

materiais pedagógicos como o seu principal problema (n=17;

60.7%) seguido das dificuldades financeiras (n=11; 39.3%).

Os alunos de nível médio de STP referiram como principais

dificuldades o acesso a materiais pedagógicos (n=10), difi-

culdades financeiras (n=7), transporte (n=6), a alimentação

(n=2) e dificuldades de aprendizagem (n=2).

Expectativas face à vida profissional futura

A maioria dos alunos de enfermagem, independentemente do

país de origem ou do nível de formação, esperavam vir a traba-

lhar na capital, num hospital do setor público. Muitos dos estu-

dantes guineenses quer de nível médio quer de nível superior

consideravam que a sua formação lhes permitia serem bons en-

fermeiros e trabalhar em equipa (Quadro 6).

As expectativas relativamente à vida profissional divergiam en-

tre alunos guineenses de nível médio e de nível superior no que

diz respeito ao setor e nível de exercício profissional pretendido

e rendimento esperado.Os alunos de nível superior não espera-

vam trabalhar exclusivamente no setor privado. Apenas o con-

sideravam fazer se trabalhassem simultaneamente no setor pú-

blico, o que indicava que tinham a expectativa de ter um duplo

emprego. Existia, também, uma percentagem importante de

alunos de nível superior que esperava trabalhar ao nível central

do Ministério da Saúde, na gestão e administração (Quadro 6)

A escolha da especialidade variava entre alunos de nível médio

e de nível superior na Guiné Bissau. A especialidade preferida

pelos alunos de nível superior era a de enfermagem de bloco

operatório ou outra, enquanto que os estudantes de nível médio

preferiam a saúde materna ou a saúde infantil. Nos alunos de ní-

vel médio de STP a especialidade mais frequentemente referida

era a de saúde infantil. Quase 30% dos alunos de nível superior

esperavam vir a auferir mais do que os de nível médio (Quadro

6). Os alunos de enfermagem de nível universitário considera-

vam a sua formação mais importante para encontrar um bom

emprego ou para emigrar que os de nível médio. Curiosamente,

os alunos de nível médio e superior consideravam que a for-

mação que recebiam era igualmente importante para ganhar

dinheiro (Quadro 6).

A análise de correspondências múltiplas permitiu-nos identifi-

car 4 perfis entre os estudantes de enfermagem guineenses rela-

tivamente às suas expectativas profissionais:

1. Alunos do sexo masculino, que frequentavam o nível supe-

Variáveis

Guiné Bissau

STP (nível médio)

Nível médio

Nível superior

Local de exercício profissional

pretendido no país de origem

Capital

62.4 (93)

67.9 (19)

56.5 (13)

Fora da capital

37.6 (56)

32.1 (9)

43.4 (10)

Até que ponto a formação

permite

Ser bom enfermeiro

94.0 (140)

96.4 (27)

-

Trabalhar em equipa

96.6 (144)

96.4 (27)

-

Setor de exercício profissional

pretendido

Público

50.7 (75)

50.0 (14)

65.2 (15)

Privado

2.0 (3)

0

13.0 (3)

Privado e público (duplo emprego)

47.3 (70)

50.0 (14)

21.7 (5)

Nível de exercício profissional

no sistema de saúde pretendido

Cuidados de saúde Primários

19.5 (29)

14.3 (4)

23.8 (5)

Hospital

71.8 (107)

75.0 (21)

76.2 (16)

Central – gestão e administração

8.7 (13)

10.7 (3)

-

Especialização pretendida

Saúde infantil

41.7 (53)

25.9 (7)

7

Saúde materna

30.7 (39)

7.4 (2)

5

Bloco operatório

6.3 (8)

33.3 (9)

4

Outra

21.3 (27)

33.3 (9)

6

Rendimento mensal esperado

200 euros ou menos

100.0 (24)

71.7 (71)

47.8 (11)

Mais de 200 euros

0

28.3 (28)

52.2 (12)

Boa profissão para encontrar

trabalho**

Mediana (AQ)

4 (1)

5 (3)

-

Média (dp)

3.4 (1.3)

4.4 (1.9)

-

Boa profissão para ganhar

dinheiro**

Mediana (AQ)

2 (2)

2 (1)

-

Média (sd)

2.2 (1.1)

2.3 (1.0)

-

Boa profissão para emigrar**

Mediana (AQ)

2 (1)

3 (2)

-

Média (dp)

2.3 (1.0)

2.8 (1.2)

-

* Apenas contagens, não mutuamente exclusivo, outro incluí “não sabe”; ** de 1 nada importante a 6 muito importante

Quadro 6

– Expectativas face à vida profissional futura por país e nível de formação – N (%) exceto onde indicado

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