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ensino, Estes alunos também consideravammais frequentemente
o programa do curso excessivamente teórico (Quadro 5).
Os estudantes guineenses de nível médio referiram principal-
mente dificuldades financeiras (n=121; 81.2%) e problemas
em aceder aos materiais pedagógicos (n=23; 15.4%) enquan-
to que os alunos de nível superior mencionaram o acesso aos
materiais pedagógicos como o seu principal problema (n=17;
60.7%) seguido das dificuldades financeiras (n=11; 39.3%).
Os alunos de nível médio de STP referiram como principais
dificuldades o acesso a materiais pedagógicos (n=10), difi-
culdades financeiras (n=7), transporte (n=6), a alimentação
(n=2) e dificuldades de aprendizagem (n=2).
Expectativas face à vida profissional futura
A maioria dos alunos de enfermagem, independentemente do
país de origem ou do nível de formação, esperavam vir a traba-
lhar na capital, num hospital do setor público. Muitos dos estu-
dantes guineenses quer de nível médio quer de nível superior
consideravam que a sua formação lhes permitia serem bons en-
fermeiros e trabalhar em equipa (Quadro 6).
As expectativas relativamente à vida profissional divergiam en-
tre alunos guineenses de nível médio e de nível superior no que
diz respeito ao setor e nível de exercício profissional pretendido
e rendimento esperado.Os alunos de nível superior não espera-
vam trabalhar exclusivamente no setor privado. Apenas o con-
sideravam fazer se trabalhassem simultaneamente no setor pú-
blico, o que indicava que tinham a expectativa de ter um duplo
emprego. Existia, também, uma percentagem importante de
alunos de nível superior que esperava trabalhar ao nível central
do Ministério da Saúde, na gestão e administração (Quadro 6)
A escolha da especialidade variava entre alunos de nível médio
e de nível superior na Guiné Bissau. A especialidade preferida
pelos alunos de nível superior era a de enfermagem de bloco
operatório ou outra, enquanto que os estudantes de nível médio
preferiam a saúde materna ou a saúde infantil. Nos alunos de ní-
vel médio de STP a especialidade mais frequentemente referida
era a de saúde infantil. Quase 30% dos alunos de nível superior
esperavam vir a auferir mais do que os de nível médio (Quadro
6). Os alunos de enfermagem de nível universitário considera-
vam a sua formação mais importante para encontrar um bom
emprego ou para emigrar que os de nível médio. Curiosamente,
os alunos de nível médio e superior consideravam que a for-
mação que recebiam era igualmente importante para ganhar
dinheiro (Quadro 6).
A análise de correspondências múltiplas permitiu-nos identifi-
car 4 perfis entre os estudantes de enfermagem guineenses rela-
tivamente às suas expectativas profissionais:
1. Alunos do sexo masculino, que frequentavam o nível supe-
Variáveis
Guiné Bissau
STP (nível médio)
Nível médio
Nível superior
Local de exercício profissional
pretendido no país de origem
Capital
62.4 (93)
67.9 (19)
56.5 (13)
Fora da capital
37.6 (56)
32.1 (9)
43.4 (10)
Até que ponto a formação
permite
Ser bom enfermeiro
94.0 (140)
96.4 (27)
-
Trabalhar em equipa
96.6 (144)
96.4 (27)
-
Setor de exercício profissional
pretendido
Público
50.7 (75)
50.0 (14)
65.2 (15)
Privado
2.0 (3)
0
13.0 (3)
Privado e público (duplo emprego)
47.3 (70)
50.0 (14)
21.7 (5)
Nível de exercício profissional
no sistema de saúde pretendido
Cuidados de saúde Primários
19.5 (29)
14.3 (4)
23.8 (5)
Hospital
71.8 (107)
75.0 (21)
76.2 (16)
Central – gestão e administração
8.7 (13)
10.7 (3)
-
Especialização pretendida
Saúde infantil
41.7 (53)
25.9 (7)
7
Saúde materna
30.7 (39)
7.4 (2)
5
Bloco operatório
6.3 (8)
33.3 (9)
4
Outra
21.3 (27)
33.3 (9)
6
Rendimento mensal esperado
200 euros ou menos
100.0 (24)
71.7 (71)
47.8 (11)
Mais de 200 euros
0
28.3 (28)
52.2 (12)
Boa profissão para encontrar
trabalho**
Mediana (AQ)
4 (1)
5 (3)
-
Média (dp)
3.4 (1.3)
4.4 (1.9)
-
Boa profissão para ganhar
dinheiro**
Mediana (AQ)
2 (2)
2 (1)
-
Média (sd)
2.2 (1.1)
2.3 (1.0)
-
Boa profissão para emigrar**
Mediana (AQ)
2 (1)
3 (2)
-
Média (dp)
2.3 (1.0)
2.8 (1.2)
-
* Apenas contagens, não mutuamente exclusivo, outro incluí “não sabe”; ** de 1 nada importante a 6 muito importante
Quadro 6
– Expectativas face à vida profissional futura por país e nível de formação – N (%) exceto onde indicado
Artigo Original