59
A n a i s d o I HM T
Expectativas profissionais dos estudantes de enfermagem
de nível médio e superior
– evidência de dois países da África Subsariana
Professional expectations of middle level and superior level nursing students
– evidence from two sub-SaharanAfrican countries
Inês Fronteira
UEI Saúde Pública Internacional e Bioestatística, Global Health andTropical
Medicine, Instituto de Higiene e MedicinaTropical, Universidade Nova de Lisboa,
Portugal -
ifronteira@ihmt.unl.ptAida Seca
Ministério da Saúde da Guiné-Bissau, Guiné Bissau
Anastácio Menezes
Direção do Plano,Administração e Finanças, Ministério da Saúde, SãoTomé e
Príncipe
LuísVelez Lapão
UEI Saúde Pública Internacional e Bioestatística, Global Health andTropical
Medicine, Instituto de Higiene e MedicinaTropical, Universidade Nova de Lisboa,
Portugal
Paulo Ferrinho
UEI Saúde Pública Internacional e Bioestatística, Global Health andTropical
Medicine, Instituto de Higiene e MedicinaTropical, Universidade Nova de Lisboa,
Portugal
Resumo
Introdução
Na última década, em alguns dos Países Africanos de Língua Oficial Portu-
guesa, foi criado o grau de licenciado em enfermagem (4 anos de formação
de nível superior) que passou a co-existir com a formação de nível médio (3
anos). Não existe evidência sobre as expectativas profissionais dos alunos de
nível superior e se estas diferem das dos de nível médio. Contudo, quando
as expectativas profissionais não são atingidas, os profissionais podem ficar
insatisfeitos e desmotivados o que, em última análise, condiciona a qualidade
dos cuidados prestados.
Objetivos
Identificar e comparar as expectativas profissionais futuras dos alunos de
enfermagem de nível médio e de nível superior.
Material e métodos
Estudo observacional, transversal, multicêntrico, realizado em duas escolas
de Enfermagem da Guiné Bissau e uma de SãoTomé e Príncipe, no ano leti-
vo de 2010/2011.A população do estudo incluiu todos os alunos do último
ano das escolas selecionadas. Foi aplicado um questionário de perguntas de
resposta fechada utilizado anteriormente em estudos semelhantes. De modo
a identificar grupos de alunos que partilhavam caraterísticas sociodemográ-
ficas e expectativas profissionais comuns, foi usada a análise de correspon-
dência múltipla da Escola de Leiden do software SPSS v.20.
Resultados
Os alunos de enfermagem de nível médio não diferiam dos de nível univer-
sitário em termos de caraterísticas sociodemográficas, independentemente
do país de origem. Os estudantes de enfermagem de nível universitário es-
peravam trabalhar no setor privado e no público (duplo emprego), na admi-
nistração central do sistema de saúde e ter um salário de mais de 200 euros
Abstract
Background
In the last decade, in some of the Portuguese Speaking African Coun-
tries, a nursing degree with four years of training (graduate/university-
-level) has been created along with the pre-existing middle level /di-
ploma training (3 years). There is no evidence on what university level
students course expect of their professional life and if their expectations
differ from middle-level nursing students. Nevertheless, when profes-
sional expectations are not met, professionals might get dissatisfied and
unmotivated which, ultimately, will influence the quality of care they
provide.
Aims
To identify and compare the expectations of middle level and university
level nursing students towards professional life.
Material and methods
Multicentric cross sectional study, conducted in two nursing schools
in Guinea Bissau and one nursing school in Sao Tome and Principe in
2010/2011 school year. The population of the study comprised all last
year students from selected schools. We used a close ended question-
naire previously used in similar studies to collect data. We used SPSS
v.20 Leiden’s School optimal scaling multiple correspondence analysis
to identify groups of students that shared common socio-demographic
characteristics and expectations towards professional life
Results
Middle level nursing students did not differ significantly from university
level nursing students in terms of socio-demographic characteristics,
despite the country of origin. University level nursing students expec-
ted to work in both the private and the public setor (dual practice), in
Artigo Original