Table of Contents Table of Contents
Previous Page  59 / 114 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 59 / 114 Next Page
Page Background

59

A n a i s d o I HM T

Expectativas profissionais dos estudantes de enfermagem

de nível médio e superior

– evidência de dois países da África Subsariana

Professional expectations of middle level and superior level nursing students

– evidence from two sub-SaharanAfrican countries

Inês Fronteira

UEI Saúde Pública Internacional e Bioestatística, Global Health andTropical

Medicine, Instituto de Higiene e MedicinaTropical, Universidade Nova de Lisboa,

Portugal -

ifronteira@ihmt.unl.pt

Aida Seca

Ministério da Saúde da Guiné-Bissau, Guiné Bissau

Anastácio Menezes

Direção do Plano,Administração e Finanças, Ministério da Saúde, SãoTomé e

Príncipe

LuísVelez Lapão

UEI Saúde Pública Internacional e Bioestatística, Global Health andTropical

Medicine, Instituto de Higiene e MedicinaTropical, Universidade Nova de Lisboa,

Portugal

Paulo Ferrinho

UEI Saúde Pública Internacional e Bioestatística, Global Health andTropical

Medicine, Instituto de Higiene e MedicinaTropical, Universidade Nova de Lisboa,

Portugal

Resumo

Introdução

Na última década, em alguns dos Países Africanos de Língua Oficial Portu-

guesa, foi criado o grau de licenciado em enfermagem (4 anos de formação

de nível superior) que passou a co-existir com a formação de nível médio (3

anos). Não existe evidência sobre as expectativas profissionais dos alunos de

nível superior e se estas diferem das dos de nível médio. Contudo, quando

as expectativas profissionais não são atingidas, os profissionais podem ficar

insatisfeitos e desmotivados o que, em última análise, condiciona a qualidade

dos cuidados prestados.

Objetivos

Identificar e comparar as expectativas profissionais futuras dos alunos de

enfermagem de nível médio e de nível superior.

Material e métodos

Estudo observacional, transversal, multicêntrico, realizado em duas escolas

de Enfermagem da Guiné Bissau e uma de SãoTomé e Príncipe, no ano leti-

vo de 2010/2011.A população do estudo incluiu todos os alunos do último

ano das escolas selecionadas. Foi aplicado um questionário de perguntas de

resposta fechada utilizado anteriormente em estudos semelhantes. De modo

a identificar grupos de alunos que partilhavam caraterísticas sociodemográ-

ficas e expectativas profissionais comuns, foi usada a análise de correspon-

dência múltipla da Escola de Leiden do software SPSS v.20.

Resultados

Os alunos de enfermagem de nível médio não diferiam dos de nível univer-

sitário em termos de caraterísticas sociodemográficas, independentemente

do país de origem. Os estudantes de enfermagem de nível universitário es-

peravam trabalhar no setor privado e no público (duplo emprego), na admi-

nistração central do sistema de saúde e ter um salário de mais de 200 euros

Abstract

Background

In the last decade, in some of the Portuguese Speaking African Coun-

tries, a nursing degree with four years of training (graduate/university-

-level) has been created along with the pre-existing middle level /di-

ploma training (3 years). There is no evidence on what university level

students course expect of their professional life and if their expectations

differ from middle-level nursing students. Nevertheless, when profes-

sional expectations are not met, professionals might get dissatisfied and

unmotivated which, ultimately, will influence the quality of care they

provide.

Aims

To identify and compare the expectations of middle level and university

level nursing students towards professional life.

Material and methods

Multicentric cross sectional study, conducted in two nursing schools

in Guinea Bissau and one nursing school in Sao Tome and Principe in

2010/2011 school year. The population of the study comprised all last

year students from selected schools. We used a close ended question-

naire previously used in similar studies to collect data. We used SPSS

v.20 Leiden’s School optimal scaling multiple correspondence analysis

to identify groups of students that shared common socio-demographic

characteristics and expectations towards professional life

Results

Middle level nursing students did not differ significantly from university

level nursing students in terms of socio-demographic characteristics,

despite the country of origin. University level nursing students expec-

ted to work in both the private and the public setor (dual practice), in

Artigo Original