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A n a i s d o I HM T
4. Estudantes solteiros que não trabalhavam, tinham frequenta-
do o ensino secundário fora de Bissau e que tinham 28 anos ou
menos de idade.
Em São Tomé e Príncipe, dois dos perfis foram definidos pelo
sexo, local de frequência do ensino secundário, ser trabalhador e
idade enquanto que os outros dois foram definidos pelo local de
frequência da primária, estado civil, ter dependentes, ser traba-
lhador e idade:
1. Homens, com mais de 24 anos de idade, que completaram o
ensino secundário fora da capital e que eram trabalhadores estu-
dantes, por oposição a
2. Mulheres, commenos de 24 anos de idade, que frequentaram
o ensino secundário na capital e que não trabalhavam; e
3. Alunos casados, com dependentes, commenos de 24 anos de
idade, trabalhadores-estudantes que frequentaram a escola pri-
mária fora da capital, por oposição a
4. Alunos solteiros, sem dependentes, maiores de 24 anos de
idade, que não trabalhavam e que tinham frequentado a escola
primária na capital.
Escolha da profissão
Quarenta e seis por cento
dos alunos guineenses de
nível médio tinham um
familiar profissional de
saúde ou que trabalhava
no setor da saúde. A per-
centagem era idêntica nos
alunos de nível superior.
No entanto, nos alunos
de nível médio de STP,
cerca de 74% tinha um
membro da família que ti-
nha algum tipo de relação
com o setor da saúde. Tal
parece sugerir que, em am-
bos os países, a escolha da
profissão de enfermagem é
influenciada por ter mem-
bros da família que estão
intimamente relacionados
com os cuidados de saúde
e que não existem diferen-
ças relevantes em termos
de nível de formação. No
entanto, quando questio-
nados acerca da influência
que a família tinha tido
na sua decisão de ter uma
carreira de enfermagem,
tornou-se claro que, para
mais de metade dos alunos,
e independentemente do nível de formação, a família não
tinha tido qualquer influência na escolha da profissão.
Por outro lado, a percentagem de alunos de nível médio que
tinha tido uma hospitalização no passado era superior à verifi-
cada nos alunos de nível superior, o que também pode expli-
car a opção pela enfermagem como profissão (Quadro 4).
Desempenho escolar e satisfação
com o curso de Enfermagem
A percentagem de estudantes guineenses de nível médio que ti-
nha reprovado pelo menos um ano durante o seu percurso acadé-
mico era quase o dobro da dos estudantes de nível superior. Em
STP, nenhum dos alunos estudados tinha reprovado alguma vez e
os níveis de satisfação com a qualidade dos professores era supe-
rior à verificada nos alunos guineenses de nível médio.
A percentagem de reprovações entre os alunos de nível médio
da Guiné-Bissau pode refletir o facto de os alunos guineenses de
nível médio estarem menos satisfeitos com a qualidade do corpo
docente, com a carga lectiva e com a qualidade do programa de
Quadro 4
– História de familiares a trabalharem no setor da saúde, influência da família na tomada de decisão sobre
a profissão e história anterior de hospitalização – N (%)
Quadro 5
– Desempenho escolar dos alunos, opinião acerca do curso (teórico vs prático), carga de trabalho, quali-
dade do programa de ensino e corpo docente
Variáveis
Guiné Bissau
STP (nível médio)
Nível médio
Nível superior
Familiares no setor da saúde
46.3 (69)
42.9 (12)
73.9 (17)
Influência de
familiares na escolha
da carreira
Nenhuma
60.4 (90)
67.9 (19)
50.0 (11)
Alguma
20.8 (31)
7.1 (2)
22.7 (5)
Muita
18.8 (28)
25.0 (7)
27.3 (6)
História anterior de hospitalização
44.6 (66)
28.6 (8)
66.7 (14)
Variáveis
Guiné Bissau
STP (nível médio)
Nível médio
Nível superior
Alunos que se encontravam a repetir o ano
6.7 (10)
3.6 (1)
0
Considera o curso de
enfermagem
Excessivamente prático
11.4 (17)
14.3 (4)
-
Equilibrado
49.7 (74)
64.3 (18)
-
Excessivamente teórico
38.9 (58)
21.4 (6)
-
Considera a carga de
trabalho (em termos de
horas lectivas)
Elevada
5.4 (8)
3.6 (1)
-
Suficiente
52.0 (77)
85.7 (24)
-
Insuficiente
42.6 (63)
10.7 (3)
-
Satisfação com
Qualidade do programa de
ensino
Muito insatisfeito
3.4 (5)
0
-
Insatisfeito
12.8 (19)
3.6 (1)
-
Mais ou menos satisfeito
32.9 (49)
7.1 (2)
-
Satisfeito
36.9 (55)
71.4 (20)
-
Muito satisfeito
14.1 (21)
17.9 (5)
-
Qualidade do corpo docente
Muito insatisfeito
5.4 (8)
0
0
Insatisfeito
1.4 (2)
0
5.0 (2)
Mais ou menos satisfeito
38.5 (57)
21.4 (6)
35.0 (7)
Satisfeito
35.8 (53)
75.0 (21)
35.0 (7)
Muito satisfeito
18.9 (28)
3.6 (1)
25.0 (5)