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A n a i s d o I HM T

4. Estudantes solteiros que não trabalhavam, tinham frequenta-

do o ensino secundário fora de Bissau e que tinham 28 anos ou

menos de idade.

Em São Tomé e Príncipe, dois dos perfis foram definidos pelo

sexo, local de frequência do ensino secundário, ser trabalhador e

idade enquanto que os outros dois foram definidos pelo local de

frequência da primária, estado civil, ter dependentes, ser traba-

lhador e idade:

1. Homens, com mais de 24 anos de idade, que completaram o

ensino secundário fora da capital e que eram trabalhadores estu-

dantes, por oposição a

2. Mulheres, commenos de 24 anos de idade, que frequentaram

o ensino secundário na capital e que não trabalhavam; e

3. Alunos casados, com dependentes, commenos de 24 anos de

idade, trabalhadores-estudantes que frequentaram a escola pri-

mária fora da capital, por oposição a

4. Alunos solteiros, sem dependentes, maiores de 24 anos de

idade, que não trabalhavam e que tinham frequentado a escola

primária na capital.

Escolha da profissão

Quarenta e seis por cento

dos alunos guineenses de

nível médio tinham um

familiar profissional de

saúde ou que trabalhava

no setor da saúde. A per-

centagem era idêntica nos

alunos de nível superior.

No entanto, nos alunos

de nível médio de STP,

cerca de 74% tinha um

membro da família que ti-

nha algum tipo de relação

com o setor da saúde. Tal

parece sugerir que, em am-

bos os países, a escolha da

profissão de enfermagem é

influenciada por ter mem-

bros da família que estão

intimamente relacionados

com os cuidados de saúde

e que não existem diferen-

ças relevantes em termos

de nível de formação. No

entanto, quando questio-

nados acerca da influência

que a família tinha tido

na sua decisão de ter uma

carreira de enfermagem,

tornou-se claro que, para

mais de metade dos alunos,

e independentemente do nível de formação, a família não

tinha tido qualquer influência na escolha da profissão.

Por outro lado, a percentagem de alunos de nível médio que

tinha tido uma hospitalização no passado era superior à verifi-

cada nos alunos de nível superior, o que também pode expli-

car a opção pela enfermagem como profissão (Quadro 4).

Desempenho escolar e satisfação

com o curso de Enfermagem

A percentagem de estudantes guineenses de nível médio que ti-

nha reprovado pelo menos um ano durante o seu percurso acadé-

mico era quase o dobro da dos estudantes de nível superior. Em

STP, nenhum dos alunos estudados tinha reprovado alguma vez e

os níveis de satisfação com a qualidade dos professores era supe-

rior à verificada nos alunos guineenses de nível médio.

A percentagem de reprovações entre os alunos de nível médio

da Guiné-Bissau pode refletir o facto de os alunos guineenses de

nível médio estarem menos satisfeitos com a qualidade do corpo

docente, com a carga lectiva e com a qualidade do programa de

Quadro 4

– História de familiares a trabalharem no setor da saúde, influência da família na tomada de decisão sobre

a profissão e história anterior de hospitalização – N (%)

Quadro 5

– Desempenho escolar dos alunos, opinião acerca do curso (teórico vs prático), carga de trabalho, quali-

dade do programa de ensino e corpo docente

Variáveis

Guiné Bissau

STP (nível médio)

Nível médio

Nível superior

Familiares no setor da saúde

46.3 (69)

42.9 (12)

73.9 (17)

Influência de

familiares na escolha

da carreira

Nenhuma

60.4 (90)

67.9 (19)

50.0 (11)

Alguma

20.8 (31)

7.1 (2)

22.7 (5)

Muita

18.8 (28)

25.0 (7)

27.3 (6)

História anterior de hospitalização

44.6 (66)

28.6 (8)

66.7 (14)

Variáveis

Guiné Bissau

STP (nível médio)

Nível médio

Nível superior

Alunos que se encontravam a repetir o ano

6.7 (10)

3.6 (1)

0

Considera o curso de

enfermagem

Excessivamente prático

11.4 (17)

14.3 (4)

-

Equilibrado

49.7 (74)

64.3 (18)

-

Excessivamente teórico

38.9 (58)

21.4 (6)

-

Considera a carga de

trabalho (em termos de

horas lectivas)

Elevada

5.4 (8)

3.6 (1)

-

Suficiente

52.0 (77)

85.7 (24)

-

Insuficiente

42.6 (63)

10.7 (3)

-

Satisfação com

Qualidade do programa de

ensino

Muito insatisfeito

3.4 (5)

0

-

Insatisfeito

12.8 (19)

3.6 (1)

-

Mais ou menos satisfeito

32.9 (49)

7.1 (2)

-

Satisfeito

36.9 (55)

71.4 (20)

-

Muito satisfeito

14.1 (21)

17.9 (5)

-

Qualidade do corpo docente

Muito insatisfeito

5.4 (8)

0

0

Insatisfeito

1.4 (2)

0

5.0 (2)

Mais ou menos satisfeito

38.5 (57)

21.4 (6)

35.0 (7)

Satisfeito

35.8 (53)

75.0 (21)

35.0 (7)

Muito satisfeito

18.9 (28)

3.6 (1)

25.0 (5)