Table of Contents Table of Contents
Previous Page  94 / 114 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 94 / 114 Next Page
Page Background

94

Como colocar as doenças tropicais na agenda mediática

How to make tropical diseases newsworthy

Introdução

Excetuando determinadas patologias mais mediáticas, como

a malária, a tuberculose e a dengue, as doenças tropicais – ou

aquelas que afetam predominantemente (mas não de forma

exclusiva) populações em áreas tropicais ou rurais – rara-

mente são alvo de cobertura noticiosa, sendo usualmente es-

quecidas pelos media na generalidade. Este facto é tanto mais

causador de apreensão se se considerar o real impacto destas

doenças: atingem mais de mil milhões de pessoas no mundo

e são endémicas em cerca de 150 países, causando elevada

mortalidade e morbilidade e constituindo uma barreira à

redução da pobreza e ao desenvolvimento socioeconómico

dos países afetados. Por que não são, então, estes números

dramáticos

condição suficiente para que as doenças tropicais

adquiram maior visibilidade na arena mediática? Esta é uma

problemática que exige o desenvolvimento de estratégias

inovadoras, a nível da comunicação, para colocar as doenças

tropicais na agenda dos media. O presente estudo foi desen-

volvido com o objetivo de dar resposta à seguinte questão:

como captar o interesse dos media para as doenças tropicais

?

São escassos os estudos que analisam a cobertura noticiosa

em torno das doenças tropicais, sendo que os existentes ten-

dem a focar-se numa análise comparativa, e relativamente

aleatória, entre doenças ou grupos de doenças [1,2]. Ao se

considerar especificamente a investigação do impacto de in-

tervenções de comunicação concretas destinadas a promover

uma maior visibilidade mediática das doenças tropicais, en-

tão verifica-se que a produção científica, a esse nível, é nula.

Contudo, é fundamental desenvolver estudos que permitam

aferir sobre a qualidade desse tipo de intervenções e propor

estratégias inovadoras e eficazes para captar a atenção dos

jornalistas para as doenças tropicais.

Sabe-se que os países ocidentais com legado colonial são

Isa Alves

MSc

, Gabinete de Comunicação e Marketing,Associação para o Desenvolvimento da MedicinaTropical

ADMT, Instituto de Higiene e MedicinaTropical,

Universidade Nova de Lisboa, Lisboa, Portugal,

isa.alves@ihmt.unl.pt

Resumo

Apesar de serem responsáveis por elevada mortalidade e morbilidade

em todo o mundo, as doenças tropicais não têm a visibilidade medi-

ática que merecem, sendo muitas vezes negligenciadas na cobertura

noticiosa. Baseando-se na comunicação veiculada no âmbito de um

congresso técnico-científico na área das doenças tropicais, este artigo

salienta a necessidade de se desenvolverem estratégias inovadoras para

captar o interesse dos media para estas doenças, sendo que os even-

tos técnico-científicos, designadamente através da disponibilização

aos jornalistas de informação científica validada e do acesso a fontes

credíveis e especializadas, poderão constituir importantes oportuni-

dades de comunicação para influenciar as agendas dos media e, até, a

agenda política. O presente artigo defende ainda que as instituições

académicas, científicas e as organizações sem fins lucrativos de apoio

ao desenvolvimento devem afirmar-se, cada vez mais, como os porta-

-vozes preferenciais de tópicos relacionados com as doenças tropicais

- em alternativa às empresas farmacêuticas - devendo constituir-se en-

quanto fontes de informação credíveis e preparadas para lidar com os

jornalistas.

Palavras Chave:

Comunicação social, comunicação em saúde, doenças negligen-

ciadas.

Abstract

Despite being responsible for high mortality and morbidity

rates globally, tropical diseases are often overlooked by jour-

nalists, and neglected regarding media coverage. Based on the

communications undertaken during a scientific congress about

tropical diseases, this article underlines the need to develop in-

novative strategies to capture media interest on these diseases.

Important communication opportunities may develop from the

organization of scientific events that can play a role in influenc-

ing media agendas and also political agendas, mainly through

making verified scientific information available to journalists

and providing them with ready access to specialized trustwor-

thy sources.This study argues that academic and scientific orga-

nizations, and also non-profit aid development agencies, should

speak louder and grow to be journalists’ preferable news

sources on tropical diseases topics, providing an alternative to

pharmaceutical companies’ voices. As such, these organizations

should become properly equipped to take on the role of cred-

ible sources of information for journalists.

KeyWords:

Mass Media, health communication, neglected diseases.

A Comunicação

e os Media