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Como colocar as doenças tropicais na agenda mediática
How to make tropical diseases newsworthy
Introdução
Excetuando determinadas patologias mais mediáticas, como
a malária, a tuberculose e a dengue, as doenças tropicais – ou
aquelas que afetam predominantemente (mas não de forma
exclusiva) populações em áreas tropicais ou rurais – rara-
mente são alvo de cobertura noticiosa, sendo usualmente es-
quecidas pelos media na generalidade. Este facto é tanto mais
causador de apreensão se se considerar o real impacto destas
doenças: atingem mais de mil milhões de pessoas no mundo
e são endémicas em cerca de 150 países, causando elevada
mortalidade e morbilidade e constituindo uma barreira à
redução da pobreza e ao desenvolvimento socioeconómico
dos países afetados. Por que não são, então, estes números
dramáticos
condição suficiente para que as doenças tropicais
adquiram maior visibilidade na arena mediática? Esta é uma
problemática que exige o desenvolvimento de estratégias
inovadoras, a nível da comunicação, para colocar as doenças
tropicais na agenda dos media. O presente estudo foi desen-
volvido com o objetivo de dar resposta à seguinte questão:
como captar o interesse dos media para as doenças tropicais
?
São escassos os estudos que analisam a cobertura noticiosa
em torno das doenças tropicais, sendo que os existentes ten-
dem a focar-se numa análise comparativa, e relativamente
aleatória, entre doenças ou grupos de doenças [1,2]. Ao se
considerar especificamente a investigação do impacto de in-
tervenções de comunicação concretas destinadas a promover
uma maior visibilidade mediática das doenças tropicais, en-
tão verifica-se que a produção científica, a esse nível, é nula.
Contudo, é fundamental desenvolver estudos que permitam
aferir sobre a qualidade desse tipo de intervenções e propor
estratégias inovadoras e eficazes para captar a atenção dos
jornalistas para as doenças tropicais.
Sabe-se que os países ocidentais com legado colonial são
Isa Alves
MSc
, Gabinete de Comunicação e Marketing,Associação para o Desenvolvimento da MedicinaTropical
ADMT, Instituto de Higiene e MedicinaTropical,
Universidade Nova de Lisboa, Lisboa, Portugal,
isa.alves@ihmt.unl.ptResumo
Apesar de serem responsáveis por elevada mortalidade e morbilidade
em todo o mundo, as doenças tropicais não têm a visibilidade medi-
ática que merecem, sendo muitas vezes negligenciadas na cobertura
noticiosa. Baseando-se na comunicação veiculada no âmbito de um
congresso técnico-científico na área das doenças tropicais, este artigo
salienta a necessidade de se desenvolverem estratégias inovadoras para
captar o interesse dos media para estas doenças, sendo que os even-
tos técnico-científicos, designadamente através da disponibilização
aos jornalistas de informação científica validada e do acesso a fontes
credíveis e especializadas, poderão constituir importantes oportuni-
dades de comunicação para influenciar as agendas dos media e, até, a
agenda política. O presente artigo defende ainda que as instituições
académicas, científicas e as organizações sem fins lucrativos de apoio
ao desenvolvimento devem afirmar-se, cada vez mais, como os porta-
-vozes preferenciais de tópicos relacionados com as doenças tropicais
- em alternativa às empresas farmacêuticas - devendo constituir-se en-
quanto fontes de informação credíveis e preparadas para lidar com os
jornalistas.
Palavras Chave:
Comunicação social, comunicação em saúde, doenças negligen-
ciadas.
Abstract
Despite being responsible for high mortality and morbidity
rates globally, tropical diseases are often overlooked by jour-
nalists, and neglected regarding media coverage. Based on the
communications undertaken during a scientific congress about
tropical diseases, this article underlines the need to develop in-
novative strategies to capture media interest on these diseases.
Important communication opportunities may develop from the
organization of scientific events that can play a role in influenc-
ing media agendas and also political agendas, mainly through
making verified scientific information available to journalists
and providing them with ready access to specialized trustwor-
thy sources.This study argues that academic and scientific orga-
nizations, and also non-profit aid development agencies, should
speak louder and grow to be journalists’ preferable news
sources on tropical diseases topics, providing an alternative to
pharmaceutical companies’ voices. As such, these organizations
should become properly equipped to take on the role of cred-
ible sources of information for journalists.
KeyWords:
Mass Media, health communication, neglected diseases.
A Comunicação
e os Media