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identificado um novo polimorfismo no

pfk13

(ausente em 2003-2005). Este SNP

(V494I) é adjacente à mutação Y493H no

pfK13

, associada à resistência.

REIS, Verónica Batista Gonçalves dos (2015) A saúde sexual e

reprodutiva na formação médica: O caso de Moçambique e da

Bahia-Brasil, Dissertação de Doutoramento no ramo de Saúde

Internacional,

especialidade

de

Políticas

de

Saúde

e

Desenvolvimento. IHMT. Lisboa.

Este estudo teve como finalidade analisar a estrutura e conteúdos da formação

médica na temática da Saúde Sexual e Reprodutiva (SSR) com vista a

averiguar se o médico formado consegue adquirir suficiente capacidade para

contribuir, de forma efectiva, na prestação de serviços primários de SSR. Para

atingir os objectivos propostos foi realizado um estudo de casos nas faculdades

de medicina da Universidade Eduardo Mondlane, em Moçambique; e da

Universidade Federal da Bahia, no Brasil. Foram aplicados 78 questionários e

conduzidas 54 entrevistas com informantes chave.

Os dados quantitativos

foram codificados e organizados usando planilhas do Excel. Todas as

entrevistas foram gravadas e transcritas na íntegra. Os dados qualitativos

foram submetidos à análise de conteúdo,

especificamente à análise temática

.

A

aquisição de competências para atenção primária à SSR na formação médica

foi aqui analisada na percepção dos atores sociais das escolas médicas

seleccionadas a partir de seis eixos estruturais identificados e considerando

três dimensões seleccionadas para compreensão das mudanças ocorridas no

campo da SSR: a Teórico-conceptual, Técnico-científica e Ético-sócio-cultural.

A análise dos dados recolhidos produziu informações relacionadas às

necessidades formativas na área da SSR. Na percepção da

maioria dos

informantes

os currículos das escolas analisadas estão estruturados

principalmente para garantir a aquisição de conhecimento biomédico e

habilidades clínicas, e a maioria dos estudantes d

essas escolas não

conseguem adquirir, ao longo do curso de medicina, as competências

essenciais para fornecer efectivamente serviços básicos de SSR.

O processo

de reforma curricular em curso nessas faculdades pretende corrigir essas

limitações, mas a sua plena implementação é ainda um desafio.

Este estudo permite concluir que uma escola médica capaz de cumprir com a

sua missão de formar profissionais competentes para atender às necessidades

básicas de saúde da população tem sido um bem desejado nessas instituições.

Entretanto, alcançar esse benefício depende de uma gama de factores e do

interesse e envolvimento de múltiplos sujeitos em processos que envolvem

várias dimensões. Um factor essencial para o cumprimento desta missão é a

possibilidade de a faculdade organizar um currículo numa perspectiva

integradora, que incorpore o enfoque ampliado da saúde, substituindo a ênfase

nos aspectos biomédicos pela adopção de uma perspectiva de actuação

intersectorial, visando à protecção, promoção e recuperação da saúde. Por

outro lado, a multiplicidade de aspectos envolvidos na SSR pressupõe a

necessidade de abordagens multidisciplinares, com a contribuição de várias

áreas do conhecimento, para garantir uma formação médica efectiva nesta

área.

E

ste estudo propõe recomendações para fortalecer o ensino-aprendizagem em

SSR que incluem: garantir a qualidade e relevância dos processos