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identificado um novo polimorfismo no
pfk13
(ausente em 2003-2005). Este SNP
(V494I) é adjacente à mutação Y493H no
pfK13
, associada à resistência.
REIS, Verónica Batista Gonçalves dos (2015) A saúde sexual e
reprodutiva na formação médica: O caso de Moçambique e da
Bahia-Brasil, Dissertação de Doutoramento no ramo de Saúde
Internacional,
especialidade
de
Políticas
de
Saúde
e
Desenvolvimento. IHMT. Lisboa.
Este estudo teve como finalidade analisar a estrutura e conteúdos da formação
médica na temática da Saúde Sexual e Reprodutiva (SSR) com vista a
averiguar se o médico formado consegue adquirir suficiente capacidade para
contribuir, de forma efectiva, na prestação de serviços primários de SSR. Para
atingir os objectivos propostos foi realizado um estudo de casos nas faculdades
de medicina da Universidade Eduardo Mondlane, em Moçambique; e da
Universidade Federal da Bahia, no Brasil. Foram aplicados 78 questionários e
conduzidas 54 entrevistas com informantes chave.
Os dados quantitativos
foram codificados e organizados usando planilhas do Excel. Todas as
entrevistas foram gravadas e transcritas na íntegra. Os dados qualitativos
foram submetidos à análise de conteúdo,
especificamente à análise temática
.
A
aquisição de competências para atenção primária à SSR na formação médica
foi aqui analisada na percepção dos atores sociais das escolas médicas
seleccionadas a partir de seis eixos estruturais identificados e considerando
três dimensões seleccionadas para compreensão das mudanças ocorridas no
campo da SSR: a Teórico-conceptual, Técnico-científica e Ético-sócio-cultural.
A análise dos dados recolhidos produziu informações relacionadas às
necessidades formativas na área da SSR. Na percepção da
maioria dos
informantes
os currículos das escolas analisadas estão estruturados
principalmente para garantir a aquisição de conhecimento biomédico e
habilidades clínicas, e a maioria dos estudantes d
essas escolas não
conseguem adquirir, ao longo do curso de medicina, as competências
essenciais para fornecer efectivamente serviços básicos de SSR.
O processo
de reforma curricular em curso nessas faculdades pretende corrigir essas
limitações, mas a sua plena implementação é ainda um desafio.
Este estudo permite concluir que uma escola médica capaz de cumprir com a
sua missão de formar profissionais competentes para atender às necessidades
básicas de saúde da população tem sido um bem desejado nessas instituições.
Entretanto, alcançar esse benefício depende de uma gama de factores e do
interesse e envolvimento de múltiplos sujeitos em processos que envolvem
várias dimensões. Um factor essencial para o cumprimento desta missão é a
possibilidade de a faculdade organizar um currículo numa perspectiva
integradora, que incorpore o enfoque ampliado da saúde, substituindo a ênfase
nos aspectos biomédicos pela adopção de uma perspectiva de actuação
intersectorial, visando à protecção, promoção e recuperação da saúde. Por
outro lado, a multiplicidade de aspectos envolvidos na SSR pressupõe a
necessidade de abordagens multidisciplinares, com a contribuição de várias
áreas do conhecimento, para garantir uma formação médica efectiva nesta
área.
E
ste estudo propõe recomendações para fortalecer o ensino-aprendizagem em
SSR que incluem: garantir a qualidade e relevância dos processos