S93
Suplemento dos Anais do IHMT
dades de gestão). Os fatores institucionais dizem respeito à
forma como das instituições acolhem as iniciativas de ensino
inovadoras resultantes do projeto e as integram nos seus mo-
delos tradicionais de ensino. A estrutura proposta no plano
de comunicação e cooperação da descrição deste projeto foi
sugerida de forma a maximizar a probabilidade de suces-
so na sua implementação. A existência de uma Unidade de
Gestão do Projeto que é responsável pela elaboração de um
plano detalhado das atividades, das ações e do plano de co-
municação, a nomeação de um responsável pela Avaliação e
Monotorização, a constituição de uma Comissão Executiva
que reúne quatro vezes presencialmente e com funções bem
definidas e que faz o acompanhamento geral dos objetivos
estratégicos do projeto e a existência de um Conselho da
Qualidade do Ensino proporcionam uma boa prossecução da
implementação do projeto. Por outro lado, a existência de
uma Comissão Externa deAvaliação permite uma apreciação
externa, que poderá ser fundamental para corrigir aspetos
menos bem-sucedidos. Para a adaptação dos materiais de
ensino para a modalidade de
e-learning
será elaborado um
Manual de Boas Práticas à luz do trabalho já realizado nesta
área na NOVA. Assim sendo, para a concretização do 1º ob-
jetivo específico serão desenvolvidas quatro reuniões trans-
nacionais e duas reuniões de eventos multiplicativos para
reforçar a criação da rede; definir os modelos colaborativos
da rede, desenvolver abordagens para aumentar o impacto
das atividades de intercâmbio, partilha e transferência de co-
nhecimento entre os diversos atores; escolha do modelo do
portal
web
2.0; definições de
softwares
“
data mining
”, modelos
de testes e simulações para futura plataforma 2.0; modelos
de adaptação de conteúdos pedagógicos para o formato digi-
tal; desenvolvidas e testadas práticas inovadoras relacionadas
com programas intensivos e módulos comuns em regime de
e-learning
na forma de MOOCs. O 2º objetivo será concre-
tizado através da oferta de programas intensivos comuns. A
elaboração de um projeto de cooperação estratégica entre os
alunos de saúde global e os investigadores (orientação e tuto-
ria de projetos de investigação) e criação de um local dentro
do Portal do Conhecimento
web
2.0, dedicado à associação
de estudantes são as atividades propostas para atingir o 3º
objetivo. As restantes atividades são baseadas em reuniões
presenciais e/ou virtuais.
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