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S93

Suplemento dos Anais do IHMT

dades de gestão). Os fatores institucionais dizem respeito à

forma como das instituições acolhem as iniciativas de ensino

inovadoras resultantes do projeto e as integram nos seus mo-

delos tradicionais de ensino. A estrutura proposta no plano

de comunicação e cooperação da descrição deste projeto foi

sugerida de forma a maximizar a probabilidade de suces-

so na sua implementação. A existência de uma Unidade de

Gestão do Projeto que é responsável pela elaboração de um

plano detalhado das atividades, das ações e do plano de co-

municação, a nomeação de um responsável pela Avaliação e

Monotorização, a constituição de uma Comissão Executiva

que reúne quatro vezes presencialmente e com funções bem

definidas e que faz o acompanhamento geral dos objetivos

estratégicos do projeto e a existência de um Conselho da

Qualidade do Ensino proporcionam uma boa prossecução da

implementação do projeto. Por outro lado, a existência de

uma Comissão Externa deAvaliação permite uma apreciação

externa, que poderá ser fundamental para corrigir aspetos

menos bem-sucedidos. Para a adaptação dos materiais de

ensino para a modalidade de

e-learning

será elaborado um

Manual de Boas Práticas à luz do trabalho já realizado nesta

área na NOVA. Assim sendo, para a concretização do 1º ob-

jetivo específico serão desenvolvidas quatro reuniões trans-

nacionais e duas reuniões de eventos multiplicativos para

reforçar a criação da rede; definir os modelos colaborativos

da rede, desenvolver abordagens para aumentar o impacto

das atividades de intercâmbio, partilha e transferência de co-

nhecimento entre os diversos atores; escolha do modelo do

portal

web

2.0; definições de

softwares

data mining

”, modelos

de testes e simulações para futura plataforma 2.0; modelos

de adaptação de conteúdos pedagógicos para o formato digi-

tal; desenvolvidas e testadas práticas inovadoras relacionadas

com programas intensivos e módulos comuns em regime de

e-learning

na forma de MOOCs. O 2º objetivo será concre-

tizado através da oferta de programas intensivos comuns. A

elaboração de um projeto de cooperação estratégica entre os

alunos de saúde global e os investigadores (orientação e tuto-

ria de projetos de investigação) e criação de um local dentro

do Portal do Conhecimento

web

2.0, dedicado à associação

de estudantes são as atividades propostas para atingir o 3º

objetivo. As restantes atividades são baseadas em reuniões

presenciais e/ou virtuais.

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