instalações do Serviço de consulta Externa de Medicina Interna, incompatibilidade
do horário de funcionamento da consulta com a disponibilidade do utente, tempo de
espera para ser atendido antes da consulta, tempo de espera entre a saída da
consulta e a saída do HSJ, gastos totais de uma ida à consulta e tempo dispendido
na viagem do domicílio para o HSJ) constituem razões para a não comparência do
Grupo I (utilizadores dos últimos três meses do serviço de consulta externa de
Medicina Interna do Hospital do Desterro) e do Grupo II (utilizadores da consulta
externa de Medicina Interna do Hospital de S. José, no período acima descrito) à(s)
consulta(s) de Medicina Interna marcada(s) em 2008 no HSJ.
População e Métodos:
trata-se de um estudo epidemiológico, transversal e
analítico, optando-se pelo método de amostragem aleatória proporcionalmente
estratificada dos dois grupos em estudo, de acordo com o género e idade da
população previamente analisados, e de dimensão igual a 256 elementos para cada
um dos grupos.
A colheita de dados foi realizada através da aplicação de um questionário, por via
telefónica, aos dois grupos de sujeitos precedida por o envio de uma carta registada
com aviso de recepção explicando os contornos do estudo. Realizada a análise dos
dados comparando os dois grupos através do teste de homogeneidade e
independência do qui-quadrado, ANOVA
one-way
, e regressão ordinal.
Principais resultados:
Existem diferenças estatisticamente significativas no acesso
potencial entre o grupo I (HD) e o grupo II (HSJ) nomeadamente no que diz respeito
à idade, às expectativas antes da última consulta, ao estado civil, ao número de
crianças residentes na mesma casa do respondente, à escolaridade, à percepção
sobre acessibilidade física ao HSJ, à distância e tempo de viagem
do domicílio ao HSJ e à situação profissional.
Existem diferenças estatisticamente significativas no acesso realizado entre o grupo
I (HD) e o grupo II (HSJ) nomeadamente no que toca ao número de consultas
marcadas, em 2008 no HSJ a que o utente não compareceu, à percepção sobre a
qualidade do atendimento pelo administrativo, ao tempo de espera antes da
consulta, ao nível de qualidade percepcionada acerca das informações recebidas
pelo médico sobre o seu próprio estado de saúde, ao envolvimento na decisão
terapêutica, ao cumprimento das expectativas, à qualidade global percepcionada, à
satisfação global, à lealdade e à probabilidade de recomendação do serviço de MI
do HSJ a familiares, amigos ou colegas.
Após o encerramento do HD, é reportado pelos seu antigos utentes, um aumento do
tempo de espera imediatamente antes da consulta, uma perda de qualidade global
no serviço prestado, a perda de facilidade na obtenção da consulta de MI e um
sentimento de prejuízo após a transferência da consulta de MI para o HSJ.
A percepção de uma perda na qualidade global do serviço após o encerramento do
HD veio a diminuir a probabilidade de percepcionar tempos de espera
imediatamente antes da consulta mais breves, a diminuir a probabilidade de
seleccionar os níveis mais altos de qualidade do atendimento pelo médico no que
respeita à disponibilização de informações acerca do estado de saúde,
contrariamente ao que seria de esperar a aumentar a probabilidade de indicar altos