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horas por dia (Brasil: de 14h às 17h / Portugal e CaboVerde:
de 16h às 19h). Este modelo atenderia o conteúdo e ficaria
dentro da "janela" de menor fuso horário entre os países en-
volvidos.
Durante a implementação do Curso Internacional de Pre-
servação e Gestão do Património Cultural das Ciências e da
Saúde, surgiram duas situações que não estavam previstas no
projeto original: a inscrição de candidatos de outros estados
do Brasil e a mudança na gestão da Universidade de Cabo
Verde (que gerou adiamento no acordo sobre o curso). A
partir desse cenário, a coordenação decidiu aceitar a par-
ticipação de "alunos remotos", ou seja, alunos conectados
em tempo real e com plena possibilidade de diálogo com os
demais alunos e professores, mas em locais diferentes das
salas de aula das instituições envolvidas. Dentre esses alunos,
esteve um de CaboVerde.
As aulas realizadas, com o uso da webconferência, se mos-
traram eficazes por facilitar a construção e manutenção do
diálogo. O uso dessa tecnologia possibilitou que a interação,
em tempo real, ocorresse pela projeção simultânea das salas
de aula reais em cada país envolvido no projeto.Assim, o do-
cente visualizava todos os alunos presentes nas salas de aula,
bem como os alunos, em sala, visualizavam e interagiam com
os docentes e demais alunos, como ocorre na educação pre-
sencial.
Pelo fato do projeto em tela ser uma inovação, no qual não
foram identificadas referências anteriores similares, os indi-
cadores escolhidos para a avalição dos resultados do projeto
deveriam representar, prioritariamente, seu mérito e sua re-
levância. Entende-se por mérito a eficácia da estrutura para
o desenvolvimento das aulas e a capacidade de executar o
planejamento do curso, comprovados pelos resultados posi-
tivos na resolução de problemas e mensurados pelo nível de
satisfação dos participantes (quer docentes, quer discentes)
e o tempo de conectividade, respectivamente. A relevância
refere-se à efetividade dos resultados do ensino ministrado,
representado pela contribuição deste na construção de novos
conhecimentos que, consequentemente, comprovam o im-
pacto efetivo na prestação de serviço para a sociedade.
Os resultados alcançados pelo Curso Internacional de Pre-
servação e Gestão do Património Cultural das Ciências
e da Saúde, que envolveu 15 docentes (Brasil e Portugal),
demonstram que aulas presenciais mediadas por tecnolo-
gias são factíveis e representam uma inovação na forma de
construir o conhecimento, tanto por permitir a presença em
tempo real de investigadores e docentes que estão distantes
fisicamente, quanto pela interação sociocultural e educacio-
nal dos alunos envolvidos no curso.
A avaliação feita ao final com os egressos indicou que hou-
ve plena satisfação dos alunos em realizar o curso, tendo já
sido solicitado novos cursos de extensão neste formato. Em
relação à conectividade, o somatório das intercorrências foi
de apenas 1,45% do total da carga horária de aula ministrada
(3.240 minutos). Esses dois indicadores refletem o mérito
do projeto e a eficácia do sistema e do curso.
Na via da relevância do projeto para a sociedade, ao final do
curso foi demandado aos alunos umTrabalho de Conclusão
(TCC), cujo objetivo era avaliar sua capacidade em expressar
seus conhecimentos em algum projeto técnico ou de inves-
tigação que fosse útil de alguma forma, na sua concreta ac-
tividade de trabalho. A sugestão inicial era que o discente, a
partir do diagnóstico de um determinado acervo, escolhido
por ele, fosse capaz de apresentar uma proposta de inter-
venção para solucionar um ou mais problemas identificados,
utilizando os conceitos, os procedimentos, as informações e
outras abordagens no curso e experimentados no dia a dia de
sua atuação profissional.
As etapas de elaboração do TCC incluíram a discussão do
projeto a partir do interesse de cada aluno, individualmente;
a pertinência do objeto e/ou da temática proposta com o
curso em questão; a orientação, a partir da participação do
corpo docente; e a elaboração propriamente dita. Os pro-
jetos, de fato, refletiram a necessidade de cada discente em
relação aos seus compromissos profissionais ou interesses
de pesquisa e atuação na área de Património das ciências e
da saúde, enquadrando-se nas temáticas abrangentes previa-
mente sugeridas pelos docentes.
Os trabalhos se debruçaram sobre acervos em suas dimen-
sões arquivísticas (documentos, fotografias e filmes), museo-
lógicas (mobiliário) e arquitetônicas, cuja área de pertinên-
cia fosse a das Ciências e da Saúde. Os projetos envolveram
instituições como o
Arquivo Histórico Nacional de CaboVerde
; o
Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães
, localizado em Recife (PE);
a
Fundação Biblioteca Nacional
, a
Fundação Casa de Rui Barbosa
,
o
Arquivo do Núcleo do Ministério da Saúde do Rio de Janeiro
, o
Centro de Memória da Educação Brasileira do Instituto Superior de
Educação
, o
Museu de Astronomia
e o
Albergue da Boa Vontade
,
todos com sede na cidade do Rio de Janeiro.
Como exemplo de impacto gerado pelo curso na socieda-
de, destacamos a proposta de diagnóstico e de conservação
do
Arquivo Histórico Nacional de Cabo Verde
, cujo objetivo do
projeto é o de salvaguardar um importante acervo de iden-
tidade da memória do povo daquele país africano, sobretudo
a partir da independência de Portugal, após 1975. O reco-
nhecimento do estado de degradação dos documentos ali
depositados incentivou o aluno a propor seu diagnóstico e
medidas de recuperação. Este projeto encontra-se agora em
fase de implementação pelo aluno.
De forma semelhante, foram apresentados trabalhos sobre
acervos pertencentes a duas instituições brasileiras, cuja pri-
meira etapa seria a realização de um inventário, afim de se
conhecer as origens e as procedências do acervo. O diagnós-
tico sobre o
Centro de Memória de Educação Brasileira do Institu-
to Superior de Educação do Rio de Janeiro
, pode contribuir para
organizar as diferentes tipologias de documentos existentes
no
Instituto de Educação do Estado do Rio de Janeiro
(ISERJ),
tais como: fotografias, filmes, mobiliários escolares, equi-
pamentos e artefatos utilizados para as práticas educativas
Formação