117
A n a i s d o I HM T
O uso da webconferência para curso presencial mediado por tecnologia:
uma experiência inovadora de ensino envolvendo Brasil, Portugal e CaboVerde
The use of web conferencing in classroom course mediated by technology:
an innovative educational experience involving Brazil,Portugal and CapeVerde
Renato Gama-Rosa Costa
Doutor emArquitetura e Urbanismo
Pesquisador da Casa de Oswaldo Cruz-COC/ Fundação Oswaldo Cruz-Fiocruz
rgrc@coc.fiocruz.brAnderson Boanafina
Mestre emAvaliação Educacional.Assessor daVice-Direção de Ensino, Pesquisa e
Divulgação Científica da Casa de Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz-Fiocruz
aboanafina@fiocruz.brJosé Luís Doria
Médico. IHMT. Museu, Biblioteca e Arquivo Históricos
Jldoria.museu@ihmt.unl.ptZulmira Hartz
Vice-Diretora do Instituto de Higiene e MedicinaTropical
zhartz@ihmt.unl.ptFormação
Resumo
Nos últimos anos o desenvolvimento e aprimoramento de novos mo-
delos e métodos de ensino e de pesquisa, utilizando ferramentas de
tecnológicas de comunicação, vêm estimulando o fluxo e a melhoria
na qualidade das informações e do compartilhamento de experiên-
cias em rede. Nesse cenário, as instituições de ensino e de pesquisa
têm investido no envolvimento dos seus pesquisadores em programas
de intercâmbio internacional, viabilizando a formação de grupos de
pesquisa que agregam investigadores e alunos de países diversos. Esse
fluxo produtivo visa a excelência na construção de novos conhecimen-
tos, mecanismos e técnicas, especialmente quando envolvem temas de
grande interesse da sociedade. No presente artigo, os coordenadores
do curso internacional em Preservação e Gestão do Património Cul-
tural das Ciências e da Saúde, relatam a bem-sucedida experiência de
utilização da web conferência para um curso em tempo real envolven-
do três países em três continentes distintos.
Palavras Chave:
Património cultural, saúde, webconferência, educação, preservação.
Abstract
In recent years the development and improvement of new models and
methods of teaching and research using technological communication
tools stimulates the flow and improves the quality of information and
the sharing of networking experience. In this scenario, educational
and research institutions have invested in involving their researchers
in international exchange programs, enabling the formation of resear-
ch groups that bring together researchers and students from different
countries. This productive flow aims to excellence in building new
knowledge, mechanisms and techniques, especially when they involve
issues of great interest to society. In this article, the coordinators of
the international course on Conservation and Management of Science
and Health Cultural Heritage report the successful use of web confe-
rencing experience, which made possible an online course involving
three countries in three different continents.
KeyWords:
Cultural heritage, health, web conferencing, educational, preserving.
An Inst Hig MedTrop,Volume 14: 117- 124