Table of Contents Table of Contents
Previous Page  117 / 138 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 117 / 138 Next Page
Page Background

117

A n a i s d o I HM T

O uso da webconferência para curso presencial mediado por tecnologia:

uma experiência inovadora de ensino envolvendo Brasil, Portugal e CaboVerde

The use of web conferencing in classroom course mediated by technology:

an innovative educational experience involving Brazil,Portugal and CapeVerde

Renato Gama-Rosa Costa

Doutor emArquitetura e Urbanismo

Pesquisador da Casa de Oswaldo Cruz-COC/ Fundação Oswaldo Cruz-Fiocruz

rgrc@coc.fiocruz.br

Anderson Boanafina

Mestre emAvaliação Educacional.Assessor daVice-Direção de Ensino, Pesquisa e

Divulgação Científica da Casa de Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz-Fiocruz

aboanafina@fiocruz.br

José Luís Doria

Médico. IHMT. Museu, Biblioteca e Arquivo Históricos

Jldoria.museu@ihmt.unl.pt

Zulmira Hartz

Vice-Diretora do Instituto de Higiene e MedicinaTropical

zhartz@ihmt.unl.pt

Formação

Resumo

Nos últimos anos o desenvolvimento e aprimoramento de novos mo-

delos e métodos de ensino e de pesquisa, utilizando ferramentas de

tecnológicas de comunicação, vêm estimulando o fluxo e a melhoria

na qualidade das informações e do compartilhamento de experiên-

cias em rede. Nesse cenário, as instituições de ensino e de pesquisa

têm investido no envolvimento dos seus pesquisadores em programas

de intercâmbio internacional, viabilizando a formação de grupos de

pesquisa que agregam investigadores e alunos de países diversos. Esse

fluxo produtivo visa a excelência na construção de novos conhecimen-

tos, mecanismos e técnicas, especialmente quando envolvem temas de

grande interesse da sociedade. No presente artigo, os coordenadores

do curso internacional em Preservação e Gestão do Património Cul-

tural das Ciências e da Saúde, relatam a bem-sucedida experiência de

utilização da web conferência para um curso em tempo real envolven-

do três países em três continentes distintos.

Palavras Chave:

Património cultural, saúde, webconferência, educação, preservação.

Abstract

In recent years the development and improvement of new models and

methods of teaching and research using technological communication

tools stimulates the flow and improves the quality of information and

the sharing of networking experience. In this scenario, educational

and research institutions have invested in involving their researchers

in international exchange programs, enabling the formation of resear-

ch groups that bring together researchers and students from different

countries. This productive flow aims to excellence in building new

knowledge, mechanisms and techniques, especially when they involve

issues of great interest to society. In this article, the coordinators of

the international course on Conservation and Management of Science

and Health Cultural Heritage report the successful use of web confe-

rencing experience, which made possible an online course involving

three countries in three different continents.

KeyWords:

Cultural heritage, health, web conferencing, educational, preserving.

An Inst Hig MedTrop,Volume 14: 117- 124