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Oswaldo Cruz e o Instituto de Higiene e Medicina Tropical

-, sejam as instituições objeto de estudos dos TCC, a nosso

ver, cumpriu o objetivo de qualificar profissionais por meio

de uma visão integrada da cultura material, historicamen-

te constituída, abordando diferentes variáveis que afetam os

métodos, as técnicas e as práticas de preservação e de gestão

do património das ciências e da saúde.

Uma nova turma envolvendo as três instituições, COC, UNL

e UCV está programada para iniciar em março de 2016. Ou-

tra iniciativa é a participação de pesquisadores da UNL em

disciplinas via webconferência, do Mestrado Profissional em

Preservação e Gestão do Património Cultural das Ciências e

da Saúde (em processo de aprovação na CAPES). Além des-

sas iniciativas, as aulas via webconferência estão sendo incor-

poradas nos cursos de extensão e nos eventos académicos do

Programa de Pós-graduação em História das Ciências e da

Saúde (COC).

Para finalizar, destacamos que a realização do curso só foi

possível porque a equipa de coordenação teve total apoio

das direções da COC e do IHMT a quem agradecemos, bem

como aos professores e técnicos envolvidos, que acreditaram

no projeto e se dispuseram a inovar, contribuindo com suas

competência profissional e prestígio académico-científico

para a formação de profissionais, a partir de uma educação

intercontinental, utilizando um novo conceito de ensino a

distância – a presencialidade.

Bibliografia

• Ausubel, D. P.A aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. São Pau-

lo: Moraes, 1982

• De Luca, R. (2003). Educação a distância: ferramenta sob medida para o ensino

corporativo. In SILVA, Marco (org). Educação online. Edições Loyola

• Froner, Y. org. Cadernos de Ciência & Conservação - Teoria e Contexto. v1,

n.1., 2014, Belo Horizonte. Consultado em 03 julho de 2015. In: http://www.

eba.ufmg.br/sppgrad/cadernos/ciencia-e-conservacao-jan-2014.pdf

Formação

• Moore, Michael. Distance EducationTheory.The American Journal of Distance

Education, v.3, n. 3, 1991.

• Sanglard, Gisele; Costa, Renato da Gama-Rosa. Memória, História e Patrimônio

Cultural da Saúde: uma história possível. In: Ângela Porto; Gisele Sanglard; Maria

Rachel Fróes da Fonseca; Renato da Gama-Rosa Costa. (Org.). História da Saúde

no Rio de Janeiro: instituições e patrimônio arquitetônico (1808-1958). 1ed.Rio

de Janeiro: Editora Fiocruz, 2008, v. 1, p. 14-28.