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Oswaldo Cruz e o Instituto de Higiene e Medicina Tropical
-, sejam as instituições objeto de estudos dos TCC, a nosso
ver, cumpriu o objetivo de qualificar profissionais por meio
de uma visão integrada da cultura material, historicamen-
te constituída, abordando diferentes variáveis que afetam os
métodos, as técnicas e as práticas de preservação e de gestão
do património das ciências e da saúde.
Uma nova turma envolvendo as três instituições, COC, UNL
e UCV está programada para iniciar em março de 2016. Ou-
tra iniciativa é a participação de pesquisadores da UNL em
disciplinas via webconferência, do Mestrado Profissional em
Preservação e Gestão do Património Cultural das Ciências e
da Saúde (em processo de aprovação na CAPES). Além des-
sas iniciativas, as aulas via webconferência estão sendo incor-
poradas nos cursos de extensão e nos eventos académicos do
Programa de Pós-graduação em História das Ciências e da
Saúde (COC).
Para finalizar, destacamos que a realização do curso só foi
possível porque a equipa de coordenação teve total apoio
das direções da COC e do IHMT a quem agradecemos, bem
como aos professores e técnicos envolvidos, que acreditaram
no projeto e se dispuseram a inovar, contribuindo com suas
competência profissional e prestígio académico-científico
para a formação de profissionais, a partir de uma educação
intercontinental, utilizando um novo conceito de ensino a
distância – a presencialidade.
Bibliografia
• Ausubel, D. P.A aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. São Pau-
lo: Moraes, 1982
• De Luca, R. (2003). Educação a distância: ferramenta sob medida para o ensino
corporativo. In SILVA, Marco (org). Educação online. Edições Loyola
• Froner, Y. org. Cadernos de Ciência & Conservação - Teoria e Contexto. v1,
n.1., 2014, Belo Horizonte. Consultado em 03 julho de 2015. In: http://www.
eba.ufmg.br/sppgrad/cadernos/ciencia-e-conservacao-jan-2014.pdfFormação
• Moore, Michael. Distance EducationTheory.The American Journal of Distance
Education, v.3, n. 3, 1991.
• Sanglard, Gisele; Costa, Renato da Gama-Rosa. Memória, História e Patrimônio
Cultural da Saúde: uma história possível. In: Ângela Porto; Gisele Sanglard; Maria
Rachel Fróes da Fonseca; Renato da Gama-Rosa Costa. (Org.). História da Saúde
no Rio de Janeiro: instituições e patrimônio arquitetônico (1808-1958). 1ed.Rio
de Janeiro: Editora Fiocruz, 2008, v. 1, p. 14-28.