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A n a i s d o I HM T
Pela proposta do curso, a construção de novos conhecimentos
ocorre a partir do confronto de ideias e reflexões sobre realida-
des e contextos históricos próprios de cada país. Neste cenário,
o diálogo entre os participantes torna-se essencial para nortear
uma aprendizagem significativa (Ausubel, 1982), ou seja, inte-
rações de novas informações que amplia e reconfigura as ideias
já existentes e constrói um novo conhecimento. Ao ampliar o
diálogo, o docente desperta o interesse do aluno em querer
aprender mais, além de facilitar o entendimento que, conse-
quentemente, reduz a distância transacional.
O formato de EaD, que viabiliza debates, demonstração de
práticas, intervenções para esclarecimentos e trocas de ex-
periências/vivências, requer um ambiente interativo (AVA–
Ambiente Virtual de Aprendizagem). Este modelo permite
que alunos e docentes participem da aula em tempo real,
desde que haja acesso à internet, independentemente de suas
localizações geográficas.
Contudo, nos modelos usuais de EaD mais interativos, o
investimento necessário para o
desenvolvimento de um curso
com AVA é 3,5 vezes maior do
que o mesmo curso realizado na
modalidade presencial (De Luca,
2003), pois envolve a produção
de material didático, do ambien-
te virtual e de demais materiais
próprios para a EaD síncrona,
além do envolvimento de profis-
sionais especializados para a cria-
ção, implementação e gestão das
atividades de ensino.
Antes de prosseguir, é importan-
te destacar que não se pretende
afirmar que a questão do cus-
to deve ser o elemento crucial
para a decisão entre oferecer
um curso a distância ou ofere-
cer o mesmo curso sob a forma
presencial. Algumas vezes, por motivos vários, o aspecto
económico torna-se de menor importância. Além disso, a
avaliação sobre o desenvolvimento de um curso na forma
de EaD depende muito dos mecanismos utilizados, a neces-
sidade de capilaridade e o quantitativo de alunos atendidos.
Para o curso ora relatado, os modelos tradicionais de curso
presencial e na forma de EaD não eram factíveis, seja pela
impossibilidade de deslocar alunos e docentes entre os países
envolvidos no projeto, seja pela inviabilidade de realizar os
investimentos requeridos.
Na busca por uma solução que atendesse às demandas do
curso, a equipe da COC optou pela ferramenta tecnológica
utilizada para transmitir as reuniões e eventos da Fiocruz –
a webconferência via Rede Nacional de Ensino e Pesquisa-
-RNP
3
. No entanto, essa seria a primeira vez, na Fiocruz,
que esta tecnologia seria usada como base para um curso
completo. De tal modo, também não foram encontrados re-
latos na literatura especializada brasileira sobre outro curso
que tenha utilizado a webconferência como única via, em
tempo integral, para ministrar curso que envolvesse três
países em três continentes, especialmente com uma carga
horária semelhante à prevista para o curso proposto.
Por outro lado, a utilização da webconferência viria ao en-
contro do que foi idealizado pelos coordenadores, pois
possibilita debates e interação entre pessoas, como se to-
dos estivessem em um mesmo espaço físico. Os fatores que
poderiam interferir na eficácia da ferramenta, tais como,
estabilidade da conexão (internet) e a qualidade do som e
imagem, afetariam também os modelos tradicionais de EaD.
Assim, a partir da identificação da webconferência, como a
via mais plausível para a consumação do curso, a equipe en-
volvida no projeto iniciou o processo de identificação dos
pontos críticos que, possivelmente, poderiam interferir na
qualidade dos cursos.
Os coordenadores dos cursos da
COC e do IHMT, em parceria
com os profissionais que atuam
no gerenciamento das "salas vir-
tuais" da Fiocruz, junto à RNP e
de TI nas instituições envolvidas,
definiram parâmetros específi-
cos para a organização das aulas,
incluindo: requisitos básicos mí-
nimos para a conexão e acesso à
RNP; configurações básicas de
equipamentos (
hardwares
); mo-
delos das apresentações compatí-
veis (uso de
power-point
); horários
de conexão (para calibração dos
equipamentos e para as aulas), até
a disposição dos alunos na sala e a
metodologia das aulas.
Resultados e discussão
As aulas ocorreram entre outubro de 2014 e março de 2015,
período onde a diferença de fuso horário entre Brasil-Por-
tugal-Cabo Verde é menor (de 2 horas). O curso foi estru-
turado para ter dois encontros semanais com duração de 3
1- As experiências com esse curso foram relatadas em Amaral, Isabel. O ensino da
história da medicina tropical à distância – uma experiência inovadora de formação
universitária entre Portugal e Brasil (2014-2015). IN
Anais do Instituto de Higiene e
MedicinaTropical
.Vol. 13, 2014, 97-101.
2- O curso teve coordenação de Renato Gama-Rosa Costa eAnderson Boanafina pela
Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz e de Zulmira Hartz e José Luis Dória pelo Instituto
de Higiene e MedicinaTropical /UNL, com carga horária de 136 horas, divididas em
3 módulos - Património cultural: identificação, preservação e valorização – com 42
horas (22 horas/aula e 20 de atividade orientada); Gestão de acervos de ciências e
saúde – com 62 horas (32 horas/aula e 30 de atividade orientada) e Desenvolvimento
de trabalho de conclusão (atividade individual do aluno) – com 32 horas. Foram sele-
cionados e matriculados 20 alunos ao todo.
3- Para conhecer a RNP acesse:
http://www.rnp.br/9
integral, para ministrar curso que envolvesse três países em três continentes, especialmente
com uma carga horária semelhante à prevista para o curso proposto.
Por outro lado, a utilização da webconferência viria o encontro do que foi
idealizado pelos coordenadores, pois possibilita debates e interação entre pessoas, como se
todos estivessem em um mesmo espaço físico. Os fatores que poderiam interferir na eficácia
a ferramenta, tais como, estabilidad da conexão (internet) e qualidade do som e im gem,
afetariam também os modelos tradicionais de EaD. Assim, a partir da identificação da
webconferência, como a via mais plausível para a consumação do curso, a equipe envolvida
no projeto iniciou o processo de identificação dos pontos críticos que, possivelmente,
poderiam interferir na qualidade d s curs s.
Aulas via webconferência – Brasil/Portugal/CaboVerde