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A n a i s d o I HM T

Pela proposta do curso, a construção de novos conhecimentos

ocorre a partir do confronto de ideias e reflexões sobre realida-

des e contextos históricos próprios de cada país. Neste cenário,

o diálogo entre os participantes torna-se essencial para nortear

uma aprendizagem significativa (Ausubel, 1982), ou seja, inte-

rações de novas informações que amplia e reconfigura as ideias

já existentes e constrói um novo conhecimento. Ao ampliar o

diálogo, o docente desperta o interesse do aluno em querer

aprender mais, além de facilitar o entendimento que, conse-

quentemente, reduz a distância transacional.

O formato de EaD, que viabiliza debates, demonstração de

práticas, intervenções para esclarecimentos e trocas de ex-

periências/vivências, requer um ambiente interativo (AVA–

Ambiente Virtual de Aprendizagem). Este modelo permite

que alunos e docentes participem da aula em tempo real,

desde que haja acesso à internet, independentemente de suas

localizações geográficas.

Contudo, nos modelos usuais de EaD mais interativos, o

investimento necessário para o

desenvolvimento de um curso

com AVA é 3,5 vezes maior do

que o mesmo curso realizado na

modalidade presencial (De Luca,

2003), pois envolve a produção

de material didático, do ambien-

te virtual e de demais materiais

próprios para a EaD síncrona,

além do envolvimento de profis-

sionais especializados para a cria-

ção, implementação e gestão das

atividades de ensino.

Antes de prosseguir, é importan-

te destacar que não se pretende

afirmar que a questão do cus-

to deve ser o elemento crucial

para a decisão entre oferecer

um curso a distância ou ofere-

cer o mesmo curso sob a forma

presencial. Algumas vezes, por motivos vários, o aspecto

económico torna-se de menor importância. Além disso, a

avaliação sobre o desenvolvimento de um curso na forma

de EaD depende muito dos mecanismos utilizados, a neces-

sidade de capilaridade e o quantitativo de alunos atendidos.

Para o curso ora relatado, os modelos tradicionais de curso

presencial e na forma de EaD não eram factíveis, seja pela

impossibilidade de deslocar alunos e docentes entre os países

envolvidos no projeto, seja pela inviabilidade de realizar os

investimentos requeridos.

Na busca por uma solução que atendesse às demandas do

curso, a equipe da COC optou pela ferramenta tecnológica

utilizada para transmitir as reuniões e eventos da Fiocruz –

a webconferência via Rede Nacional de Ensino e Pesquisa-

-RNP

3

. No entanto, essa seria a primeira vez, na Fiocruz,

que esta tecnologia seria usada como base para um curso

completo. De tal modo, também não foram encontrados re-

latos na literatura especializada brasileira sobre outro curso

que tenha utilizado a webconferência como única via, em

tempo integral, para ministrar curso que envolvesse três

países em três continentes, especialmente com uma carga

horária semelhante à prevista para o curso proposto.

Por outro lado, a utilização da webconferência viria ao en-

contro do que foi idealizado pelos coordenadores, pois

possibilita debates e interação entre pessoas, como se to-

dos estivessem em um mesmo espaço físico. Os fatores que

poderiam interferir na eficácia da ferramenta, tais como,

estabilidade da conexão (internet) e a qualidade do som e

imagem, afetariam também os modelos tradicionais de EaD.

Assim, a partir da identificação da webconferência, como a

via mais plausível para a consumação do curso, a equipe en-

volvida no projeto iniciou o processo de identificação dos

pontos críticos que, possivelmente, poderiam interferir na

qualidade dos cursos.

Os coordenadores dos cursos da

COC e do IHMT, em parceria

com os profissionais que atuam

no gerenciamento das "salas vir-

tuais" da Fiocruz, junto à RNP e

de TI nas instituições envolvidas,

definiram parâmetros específi-

cos para a organização das aulas,

incluindo: requisitos básicos mí-

nimos para a conexão e acesso à

RNP; configurações básicas de

equipamentos (

hardwares

); mo-

delos das apresentações compatí-

veis (uso de

power-point

); horários

de conexão (para calibração dos

equipamentos e para as aulas), até

a disposição dos alunos na sala e a

metodologia das aulas.

Resultados e discussão

As aulas ocorreram entre outubro de 2014 e março de 2015,

período onde a diferença de fuso horário entre Brasil-Por-

tugal-Cabo Verde é menor (de 2 horas). O curso foi estru-

turado para ter dois encontros semanais com duração de 3

1- As experiências com esse curso foram relatadas em Amaral, Isabel. O ensino da

história da medicina tropical à distância – uma experiência inovadora de formação

universitária entre Portugal e Brasil (2014-2015). IN

Anais do Instituto de Higiene e

MedicinaTropical

.Vol. 13, 2014, 97-101.

2- O curso teve coordenação de Renato Gama-Rosa Costa eAnderson Boanafina pela

Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz e de Zulmira Hartz e José Luis Dória pelo Instituto

de Higiene e MedicinaTropical /UNL, com carga horária de 136 horas, divididas em

3 módulos - Património cultural: identificação, preservação e valorização – com 42

horas (22 horas/aula e 20 de atividade orientada); Gestão de acervos de ciências e

saúde – com 62 horas (32 horas/aula e 30 de atividade orientada) e Desenvolvimento

de trabalho de conclusão (atividade individual do aluno) – com 32 horas. Foram sele-

cionados e matriculados 20 alunos ao todo.

3- Para conhecer a RNP acesse:

http://www.rnp.br/

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integral, para ministrar curso que envolvesse três países em três continentes, especialmente

com uma carga horária semelhante à prevista para o curso proposto.

Por outro lado, a utilização da webconferência viria o encontro do que foi

idealizado pelos coordenadores, pois possibilita debates e interação entre pessoas, como se

todos estivessem em um mesmo espaço físico. Os fatores que poderiam interferir na eficácia

a ferramenta, tais como, estabilidad da conexão (internet) e qualidade do som e im gem,

afetariam também os modelos tradicionais de EaD. Assim, a partir da identificação da

webconferência, como a via mais plausível para a consumação do curso, a equipe envolvida

no projeto iniciou o processo de identificação dos pontos críticos que, possivelmente,

poderiam interferir na qualidade d s curs s.

Aulas via webconferência – Brasil/Portugal/CaboVerde